Buscar

Etapa 2 Trabalho Interdisciplinar (final)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Análise de Stakeholders
	Stakeholders são “indivíduos ou grupos de interesse que podem ser afetados pelas ações da empresa e que possam afetar os resultados da empresa com suas ações”(AUTOR).
	A GYMPASS tem como stakeholders: Clientes, acionistas, funcionários, concorrentes em relação aos clientes, concorrentes em relação aos fornecedores, fornecedores, governo, sociedade, mídia, complementares em relação aos clientes e complementares em relação aos fornecedores.
1) Clientes
1.1) Os clientes da GYMPASS são usuários de academia que não tem tempo ou interesse para assinar longos contratos. Turistas também são potenciais clientes, uma vez que desejam manter suas atividades físicas durante viagens. 
Esse grupo é considerado parte dos stakeholders diretos da GYMPASS, pois trocam seu capital pelo serviço prestado pela organização, ou seja, afetam-na gerando receita e através da divulgação da mesma. Por outro lado, são afetados recebendo os serviços prestados pela GYMPASS.
1.2) Este grupo tem como interesse comprar os passes para diárias de academias vendidos pela GYMPASS, exigindo produtos diversificados, preços acessíveis e uma estrutura de vendas simples e rápida.
1.3) Sim.
1.4) Os clientes podem afetar o desempenho da empresa ao passo que representa a principal fonte de receita da mesma, sendo que todos os produtos desta são destinados a aqueles. Um maior interesse dos clientes pelos produtos da GYMPASS pode ser entendido como uma possibilidade para expansão da empresa, e um menor interesse pode causar sérios danos à mesma, esta podendo até fechar.
1.5) Sendo determinantes na receita da empresa, o poder de influência é 5 (forte).
2) Acionistas:
2.1) Os acionistas da GYMPASS são detentores de parte das ações da empresa, ou seja: os fundadores e os investidores. Esse grupo é parte dos stakeholders diretos da empresa, pois são os “donos”, que investiram capitais e tem influência na definição das estratégias da empresa. Logo, são afetados e podem afetar a mesma.
2.2) Os acionistas tem interesse na valorização de suas ações, para que, se quiserem vende-las obtenham um lucro sobre o capital investido.
2.3) Sim.
2.4) Os acionistas com considerável detenção de ações da empresa, fazem parte de um conselho que aprova, ou não, as decisões dos gestores, logo, podem influenciar em grandes decisões da empresa, como expandir a área de atuação ou não.
2.5) O poder de influência dos acionistas é 5 (forte).
3) Funcionários:
3.1) A GYMPASS conta com um pequeno grupo de funcionários, sendo eles apenas os gestores da empresa. Este grupo é parte dos stakeholders diretos da empresa, pois são eles os responsáveis pela aplicação da estratégia, além de determinar o desempenho da empresa.
3.2) Os funcionários tem o interesse de receber o pagamento em dia, além de trabalhar em um ambiente saudável e agradável.
	3.3) Sim.
3.4) Os funcionários influenciam no desempenho da empresa ao passo que são eles que definem e colocam em prática as estratégias da mesma. Se os funcionários realizam um bom trabalho, a empresa se valoriza.
	3.5) A influência destes stakeholders sobre a empresa é 5 (forte).
4) Concorrentes em relação aos clientes:
4.1) Podemos destacar como concorrentes em relação aos clientes da GYMPASS as próprias academias que atuam com vendas online e os sites de compra coletiva online que oferecem serviços de academias. Como esses concorrentes agem sobre os clientes, influenciando assim a GYMPASS, são stakeholders diretos.
4.2) Os concorrentes tem interesse nos clientes da GYMPASS, portanto, tentarão se posicionar melhor que a mesma, tentarão copiar o que der certo na GYMPASS e inovar para abranger um maior market share.
	4.3) Não.
4.4) A partir do momento que os concorrentes se interessam em aumentar sua participação de mercado, diminuindo assim a da GYMPASS, afetam no desempenho da empresa.
4.5) Os concorrentes tem poder de influência 3 (moderado).
5) Concorrentes em relação aos fornecedores:
6) Fornecedores:
6.1) Como a GYMPASS é uma revendedora de serviços, os fornecedores da mesma são as academias que anunciam no site, ou seja, essas são stakeholders diretos daquela. As academias aumentam as escolhas do cliente, o que pode aumentar, além da área de atuação da GYMPASS, o número de clientes da mesma.
6.2) As academias que anunciam na GYMPASS podem aumentar o número de clientes a quem elas fornecem o serviço. Aumentando assim sua lucratividade.
	6.3) Sim.
6.4) As academias podem influenciar os resultados da GYMPASS, pois a qualidade dos serviços oferecidos podem refletir na imagem da empresa, sendo assim, interessante para a GYMPASS manter um controle de qualidade quanto às academias cadastradas no site.
	6.5) Sua força de influência na empresa é 4 (moderado-forte).
7) Governo:
7.1) Por meio dos 3 poderes, o governo institucionaliza e fiscaliza o cumprimento de leis que influenciam a GYMPASS, além de afetar diretamente os clientes, fornecedores, concorrentes, etc... Sendo o governo um stakeholder direto e indireto da empresa.
7.2) Os interesses do governo em relação a GYMPASS são de que ela cumpra as leis e pague os impostos.
7.3) Sim.
7.4) Considerando que o governo cobra tributos sobre as atividades da GYMPASS, aquele influencia na lucratividade líquida desta. Além do governo poder influenciar diretamente os outros stakeholders, por exemplo: se os tributos sobre aparelho de ginásticas aumentarem o custo será repassado aos clientes, que frequentarão menos academias, o que diminui o mercado da GYMPASS.
7.5) O governo tem força de influência 3 (moderado).
8) Sociedade
	8.1) Através dos costumes ligados ao esporte e do interesse crescente da população em atividades físicas, a sociedade exerce influência como um stakeholder indireto da Gympass, já que essa presta seus serviços às academias que buscam identificar e atender necessidades sociais. Já a empresa Gympass tem poder de afetar a sociedade contribuindo com o aumento da expectativa de vida e do crescimento de sua qualidade.
8.2) Interessa-se pela agilidade dos serviços da Gympass e pela possibilidade de não criação de contratos com as academias por longos períodos.
8.3) Sim.
8.4) A influência no desempenho da empresa se dá pelo grau de interesse social por atividades físicas, pela busca de academias nas grandes cidades e pelo poder aquisitivo da população.
8.5) Considerando que o serviço da empresa está relacionado com o interesse da sociedade em frequentar academias, seu poder de influência é 4 (moderado-forte).
9) Mídia
9.1) Por meio de campanhas de marketing, programas de televisão e matérias em jornais que divulguem e esclareçam os benefícios de atividades físicas e da prática de esportes, assim como propagandas de academias específicas, a mídia é um stakeholder externo de ação direta sobre a Gympass.
9.2) Esse stakeholder interessa-se pela divulgação em sites, jornais e revistas dos serviços prestados pela Gympass e pelo crescimento da empresa que acarreta o aumento de campanhas.
9.3) Sim.
9.4) Influencia no desempenho da empresa a medida que é capaz de influenciar as decisões das pessoas a buscar as academias, através da divulgação dos benefícios que estas acarretam à saúde. Além disso, também podem influenciar no desempenho pela divulgação do nome da empresa Gympass e seus serviços.
9.5) Como é capaz de influenciar nas decisões do público tem poder de influência 4 (moderado-forte).
10) Complementares em relação aos clientes
10.1) Os serviços da Gympass e das academias tornam-se mais interessantes quando os clientes também adquirem produtos de ginástica e moda fitness, suplementos alimentares e quando os equipamentos de ginástica e musculação tornam-se mais sofisticados. Dessa forma, esses são stakeholder externos de ação direta sobre a Gympass.
10.2) Interessam-se pelo aumento dos clientes da Gympass e maior frequência desses em academias, aumentando assim o mercado para a moda fitness, suplementos e equipamentos de musculação.
10.3) Na medida que os frequentadores de academias aumentem estão satisfeitoscom a estratégia da empresa.
10.4) Podem influenciar no desempenho da empresa através de produtos cada vez mais estimulantes e facilitadores de atividades físicas e práticas esportivas.
10.5) Como são produtos complementares caminhando em paralelo com os serviços da Gympass tem poder de influência 3 (moderado).
11) Complementares em relação aos fornecedores
11.1) Os sites de venda coletiva que divulgam os serviços de academias através de pacotes promocionais são capazes de tornar a divulgação dessas academias através do site da Gympass mais interessante do que se ocorre-se somente por um meio de comunicação. Dessa forma, são stakeholder de ação direta.
11.2) Sendo mais interessante para esses stakeholder quando as academias divulgam também através da Gympass, estão interessados pelo aumento no número de academias no site dessa empresa.
11.3) Se as academias estiverem satisfeitas com sua divulgação na Gympass, os complementares estarão satisfeitos com sua estratégia.
11.4) Podem influenciar no desempenho na medida que facilitem e tornem mais atraente para as academias divulgar em seus sites, o que, consequentemente, aumentará os interesses das academias (fornecedoras) em divulgar os serviços pela Gympass.
11.5) Tem poder de influência 3 (moderado), já que é capaz de impactar a empresa através de seus fornecedores.

Outros materiais

Outros materiais