Buscar

Caso concreto 1 (CIVIL 2 ).

Prévia do material em texto

Caso 1 Civil2
1 Da leitura do material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03-39, responda: 
a)É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.
R:Sim, segundo Flávio Tartuce o direito obrigacional constitui um dos ramos jurídicos mais importantes, pois o sujeito tem como viver sem utilizar vários ramos jurídicos mais não o direito obrigacional.
b)Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios. 
R:Sim, os princípios da eticidade e da socialidade determinam a boa-fé objetiva e a função social das obrigações sendo a primeira utilizada para impor uma conduta de leald ade enquanto a segunda pressupõe que a obrigação tenha uma finalidade.
c)Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação. 
R:Sim, há diferença. Obrigação: Relação Jurídica de caráter patrimonial e transitório (que dura pouco tempo) entre credor e devedor cujo objetivo é um cumprimento de uma prestação. Ex: Obrigação de pagamento de um automóvel comprado. Dever: trata-se da necessidade de comportar-se de certa maneira. Conceito que se vincula ao de Direito subjetivo. Ex: Dever de prestar socorro em caso de acidente. Responsabilidade: surge em decorrência do descumprimento do dever. E x: Responsabilidade patrimonial em casos de inadimplentes respondem todos os bens do devedor Art. 391 C. C.Ônus: é um encargo, que em caso de descumprimento só gera consequências para aquele que descumpriu.Ex: Doação com encargo.Estado de Sujeição: é o poder que a pessoa tem de influir na esfera jurídica de outrem, sem que este possa fazer algo que não se sujeitar. Ex: direito de o locador despejar o locatário.
Questão Objetiva (PGR-2015)DE ACORDO COM A JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA: 
I - A dívida condominial constitui uma obrigação propter rem, cuja prestação não deriva da vontade do devedor, mas de sua condição de titular do direito real. 
II - O dever de pagar pelo serviço de fornecimento de água tem a natureza jurídica de obrigação propter rem, uma vez que se vincula a titularidade do bem. 
III - A necessidade de reparação integral da lesão causada ao meio ambiente permite a cumulação de obrigações de fazer, não fazer e indenizar, que tem natureza propter rem. 
IV - As contribuições criadas por Associações de Moradores podem ser equiparadas, para fins de direito, a despesas condominiais, tendo a dívida natureza propter rem. Das proposições acima:
a) I e II são corretas;
b) I e III são corretas;
c) I e IV são corretas;
d) Todas são corretas. 
R:B

Outros materiais