Buscar

Resenha História da Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha de Caína Manfrinato Bernardo
Turma: Psicologia noite/ 1° período
Arthur Arruda Leal Ferreira, autor do capítulo “O múltiplo surgimento da Psicologia”, do livro “A História da Psicologia: Rumos e Percursos ressalta as transformações que o homem sofreu ao longo da história para chegar ao objeto de estudo da psicologia. O autor propõe duas maneiras de se analisar o surgimento da psicologia: de forma internalista, analisando as variações conceituais, intelectuais e metodológicas e de forma externalista, compreendendo as transformações culturais, sociais, econômicas e políticas.
Para isso utiliza-se das ideias de Michel Foucault (1971) quer será seu guia histórico e filosófico.
Durante todo o texto Ferreira busca analisar a questão da subjetividade, do seu nascimento com o pensamento religioso, a constituição da individualidade até a sua interiorização na modernidade. Salienta a distinção do corpo e da mente na Antiguidade e compara com as ideias de Renè Descartes com as de Aristóteles.
Aborda também a constituição da infância como uma etapa da vida e a descoberta da loucura como doença mental. Contempla o surgimento das ciências humanas e o processo de ruptura com as ciências naturais e como a filosofia contribui para o nascimento da psicologia.
Finalmente mapeia as diferentes psicologias do século XIX e como se dá o surgimento no Brasil.
O autor inicia o texto articulando sobre a constituição da subjetividade e explica que a interioridade reflexiva é a reflexão sobre a vivência individual, ou seja, os pensamentos, emoções, escolhas etc levarão a noção de identidade do “eu”, e contrapõe a falta dessa busca de cuidado com si na Antiguidade. Naquela época não havia ainda um pensamento individualista pois não existia uma busca pelo conhecimento de si mesmo. O homem buscava ser belo como os deuses e a ideia de alma era coletiva, universal.
A partir dos pensamentos filosóficos de Platão (427-347 a.C) e Aristóteles (384-322 a.C) é que se inicia a ideia de alma (individual) e sua relação com o corpo. Platão concebia a alma (imortal) separada do corpo enquanto para Aristóteles uma não poderia ser dissociada da outra, sendo a alma mortal. Para ele, a psiquè seria o princípio ativo da vida. 
Somente a partir do Cristianismo ( II d. C) é que a ideia de interioridade individualizada começa a surgir. O homem santo, destacado na comunidade, buscava a salvação tentando encontrar Deus dentro de si. Durante toda a Idade Média o Cristianismo dominou e monopolizou a política, a economia e o saber. A criação dos Estados modernos e a organização das cidades no final da Idade Média fizeram com que houvesse uma separação dos planos público e privado, gerando desta forma uma valorização da interioridade.
Paralela à constituição do Estados, surge o questionamento filosófico sobre a relação do poder central e as liberdades individuais. O Romantismo e o Iluminismo surgirão como forma de expressão dessas ideias através dos clubes masculinos, pubs, poesias, literatura libertina e sociedades secretas na Inglaterra e na França. Para Peter Berger (1985), a distinção entre domínios públicos e privados serviria como condição fundamental para o surgimento dos saberes psicológicos. 
O século XVI é marcado pelas transformações no movimento filosófico, político, social, econômico e cultural. O homem que é a base das negociações e fonte do poder é visto como um sujeito autônomo, singular e dotado de uma interioridade.
Se num momento havia a distinção entre o bem e o mal como forma de criar uma interioridade no homem cristão, no século XVII o homem busca a fuga das ilusões e um acesso à verdade . A questão do conhecimento se impõe no cenário de transição entre a Idade Média para o Renascimento. O Renascimento transforma a vida das comunidades pois o mercantilismo leva à descoberta de novas terras e isso propicia acúmulo de riquezas pelas grandes nações europeias. Com o declínio da vida feudal, o surgimento do capitalismo e da imprensa, a busca pelo conhecimento é constante e o homem passa a ser valorizado como indivíduo. O homem passa a ser pensado como centro do mundo.
Neste período, René Descartes (1596-1650) postula a separação da mente (alma) e do corpo e torna possível o estudo do corpo humano. Usando sua própria subjetividade ao afirmar “Penso, logo existo” mostra que a ideia de representação do mundo é algo interno ao indivíduo ( experiência subjetiva), sendo a verdade algo interno ao homem. Sua visão racionalista, com ideias absolutamente claras e distintas serviriam de base para a filosofia e as ciências. Descartes é considerado o inaugurador da modernidade pois marca o fim de um conjunto de crenças que fundamentavam o conhecimento. 
O racionalismo de Descartes e o empirismo de Francis Bacon (1561-1626) marcam o início dos estudos de métodos científicos e filosóficos. A partir daí, muitos filósofos questionarão o alcance da verdade absoluta e a onipotência do “eu” como indivíduo. 
As condições para o desenvolvimento de métodos científicos estavam dadas. A ciência avança com a teoria evolucionista de Charles Darwin (1809-1882) e o cruzamento das ciências empíricas do homem com as filosofias antropológicas corrobora para o nascimento das ciências humanas como a Psicologia.
A chave para essa mudança foi a postulação de Imannuel Kant (1724- 1804) quando formulou a relação do sujeito transcendental (nossa razão) com o mundo sensível (nossa experiência). A partir das ideias de Kant é que Wilhelm Wundt (1832-1920) pôde propor a psicologia como ciência. Através da análise imediata das experiências humanas (condições fisiológicas do organismo) e dos fenômenos culturais (linguagem, religião, etc). Misturando a ciência natural e as ciências sociais, Wundt compara e investiga os processos de síntese em seu laboratório em Leipzig na Alemanha. 
Neste momento o autor questiona sobre como seria possível criar uma ciência que une o sujeito transcendental (natural) e o sujeito empírico (impreciso). Haveriam aí duas possibilidades de estabelecer um conceito para a experiência imediata: partindo do que foi vivido para a criação de teorias que poderiam fugir do que é cientificamente estabelecido como a Gestalt, a psicanálise e a teoria de Piaget ou partindo do científico para abordagem da experiência como o Behaviorismo.
Durante todo o século XIX, a psicologia deverá lutar para ser concebida como ciência, buscando objetividade, embasamento matemático e um elemento básico de investigação. Todas essas noções irão esclarecer nossa relação entre corpo e mente, patologia e normalidade, infância e idade adulta, domínio público e privado.
Na Europa, Philippe Pinel (1745-1826) revoluciona o tratamento da loucura, que deixa de ser entendido como um problema dos nervos e trata como um desvio da natureza humana tornando o asilo um local de tratamento para os doentes mentais. Jean-Martin Charcot (1825-1893) estuda a histeria como doença neurológica em torno na psiquiatria e neurologia.
Somente no século XX é que surgiria a Psicologia no Brasil. De forma tardia a psicanálise se estabeleceria na passagem da família patriarcal para a família moderna, segundo Sérvulo Figueira (1991).
De forma geral, Ferreira contribui de forma bastante completa e complexa para apresentar o múltiplo surgimento da psicologia no mundo.
Suas referências de variados autores mostra sua preocupação em evidenciar as constatações acerca de todos os assuntos abordados, porém em certos momentos utiliza de uma linguagem rebuscada de difícil compreensão.

Outros materiais