Buscar

Relatório Completo (Seminário)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório Completo
O objetivo
Contribuir para o estudo sobre a qualidade do trabalho dos jornalistas diante das novas praticas político-econômicos e culturais, focalizando as problemáticas e o estudo dos sintomas de ordem psicológica na nova dinâmica da reestruturação produtiva.
Contexto:
Sociedade onde as maquinas cada vez mais substituem os homens e estes tem que se adaptar ao novo perfil que lhe é exigido, sendo a educação sua maior ferramenta de atualização e definidora do seu salário.
Nesse contexto, o estado com sua ideologia neoliberal vem para retirar e diminuir os direitos antes conquistados pelos trabalhadores, alterando as relações capital-trabalho, como a diminuição dos salários e criação de contratos de trabalho por tempo indeterminado que, estimulam o subemprego e o trabalho informal.
Surgem pessoas para tentar conciliar as relações entre o capital e o trabalho, mas alguns elementos têm sido invariantes, e de fato na era da globalização e do regime de acumulação flexível  o principal elemento invariante tem sido o papel crucial da inovação organizacional e tecnológica.
Harvey, também considera outros dois elementos invariantes: o capitalismo orientado para o crescimento e; a exploração do trabalho vivo. Ele também saliente que, o surgimento de novas tecnologias se dá em processo produtivos que retomam as estratégias de extração da mais-valia absoluta, através dos sistemas de trabalho domestico, familiar e paternalista.
Praticas antigas vem passando por mudanças político-econômicas e culturais. Entretanto, Harvey considera que essas novas regras básicas de acumulação capitalista tem se mostrado mais como transformações superficiais do que como o uma sociedade pós-capitalista ou pós industrial.
Portanto, não há exatamente uma mudança total, mas apenas uma reedição dos elementos existentes através de novas linguagens tanto econômicas, quanto produtivas e estéticas.
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
Nos anos 50/60 acreditava-se que a busca por uma melhora na qualidade de vida no trabalho levaria a maior produtividade, mas acabou tomando direções opostas enquanto QVT tem se encaminhado para a deterioração, a produtividade nunca esteve tão alta.
Moscovici, afirma que há um imenso descompasso entre progresso tecnológico e progresso social, em termos de qualidade de vida nas organizações modernas.
Definição de qualidade de vida no trabalho
Walton propõe a definição da QVT em oito fatores, certas mudanças têm influenciado cada um deles.
1 - Remuneração justa
2 - Crescimento na carreira
3 - Condições de trabalho
4 - Crescimento pessoal
5 - Equilíbrio entre vida e trabalho
6 - Integração social
7 - Relevância social do trabalho na vida
8 - Constitucionalismo
Mais trabalho na vida e a mesma remuneração
Numa tentativa de cortas custos, as empresas têm submetido os trabalhadores a downsizings, que seria a prática de poucos trabalhadores fazem o trabalho de muitos e também trabalhar muito mais horas por dia.
Isso vem sendo potencializado com o avanço das tecnologias. O surgimento dos notebooks, taptops, celulares e afins cada vez mais as pessoas têm levado trabalho para casa e acabando por trabalhar mais horas do que as determinadas no contrato e sem receber nenhuma remuneração a mais por isso.
Ambiente de trabalho seguro e saudável  e espaço total de vida
Os espaços de trabalho têm ficado cada vez menores, as empresas fazem isso para reduzir seus custos de instalação, mas isso compromete as condições de trabalho. Além disso com as novas tecnologias, o monitoramente da produtividade tem sido cada vez mais incisivo.
Isso tem levado a invasão das vidas pessoais dos executivos e essas excessiva carga de trabalho gera efeitos colaterais como olhos irritados, dores nos pescoço e nas costas e até lesões por esforços repetitivos.
Crescimento, confiança e integração social
Com a excessiva necessidade de as empresas contarem custos, os sucessivos downsizing têm posto em risco a estabilidade dos trabalhadores. A tendência é que não aja critérios pré-definidos de promoção, carreira e até mesmo de demissão, o que enfraquece  as relações de longo prazo entre trabalhador e empresa, reduzindo a confiança, lealdade e comprometimento mútuo.
Isso deixa bem claro que as empresas não são responsáveis pela vida profissional de seus funcionários.
As relações de subjetividade humana no trabalho, estão cada vez mais comprometidas, isso leva a exposição dos trabalhadores a situações por vezes humilhantes e constrangedoras 
As relações de subjetividade humana no trabalho, estão cada vez mais comprometidas, isso leva a exposição dos trabalhadores a situações por vezes humilhantes e constrangedoras, como abusos de autoridade e alta competitividade externa. Além de medidas voltadas somente para o aumento da produtividade e deixando de lado as questões relacionadas a QVT.
Quando a ênfase a produtividade levam a exclusão do sujeito, algumas situações como:
- Disseminação de práticas agressivas e naturalização do abuso de autoridade, o que leva a indiferença com relação ao sofrimento do outro.
- Desmotivação no trabalho.
- Danos a saúde física e mental.
- Sensação de inutilidade, junto com uma progressiva deterioração da identidade do profissional
O que é Estresse
Duas definições de estresse
(Selye) Estado manisfestado por um síndrome especifico, constituída toda alteração de forma desregulada produzidas num sistema biológico. 
(Lipp e Malagris) É uma reação do organismo. com componentes físicos e/ou psicológicos, causadas pelas alterações  psicofisiologicas que ocorrem quando uma pessoa se confronta com uma situação que, de alguma forma a irrite. amedronte, excite ou confunda, ou até mesmo que a faça feliz
Assim sendo, o estresse é uma reação do organismo diante de uma solicitação demanda, seja ela excessiva, boa ou ruim.
A pesquisa
Os motivos dessa pesquisa se originaram da necessidade de se constatar as mudanças no ambiente de trabalho, frente as novas tecnologias, a interferência do estresse e a sua manifestação. Descobriram as características, as condições de trabalho e como eles reagem ao trabalho.
Algumas características convencionalmente consideradas subjetivas, como estrutura da personalidade e a realidade psíquica, foram igualmente consideradas de modo a configurar um compreensão mais precisa de suas diversas causas agora são tratadas como particularidades que estão presentes no dia a dia do jornalista.
Questionamentos:
A saúde dos jornalistas estão relacionadas com diversas causas que não somente a estrutura do trabalho. As alterações nos resultados são divido ao parâmetros usados serem ora a realidade psíquico ora social.
A pesquisa procura medir a produtividade dos jornalistas e seu desgaste de acordo com seu esforço e sua disposição. A pesquisa procura também relacionar o trabalho à vida pessoal dos entrevistados, como ele afeta suas relações amorosas, seu tempo, seu humor fora do ambiente de trabalho e seu lazer.
A pesquisa também analisa a evolução do trabalho e da carga horária no ramo do jornalismo, e sua transformação ao longo do tempo.
Método
PHELPS E CAETANO

Outros materiais