Buscar

tarefa 1 MACROECONOMIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Explique, de forma clara e com exemplos, a importância do estudo da Macroeconomia para o entendimento dos acontecimentos na economia mundial. 
	O estudo da macroeconomia é um dos principais estudos para a economia de um país, pois, a macro estuda a economia em geral do país com analise na determinação e no comportamento dos grandes agregados. O estudo dela teve inicio nos 30, após a crise mundial de 1929, pelo economista britanico John Maynard Keynes, o mesmo defendia a ideia que para sair de uma crise o Estado deveria intervir na economia. A ideia defendida é conhecida como Efeito Multiplicador, onde o governo deveria aumentar seus gastos. 
	Visto isso, pode-se definir como macroeconomia “o estudo dos agregados macroeconômicos de determinado(s) país(es)”. Os principais agregados seriam as rendas, as despesas e os produtos. A renda se define como a quantia que se recebe regularmente, como investimento, recebimentos e alugueis. A despesas são os gastos feitos pelas pessoas, ou seja, após adquirir um serviço ou produto paga-se por ele. E o produto é tudo aquilo que é fabricado/produzido pela sociedade atraves de meios de produção. 
	A macro é importante de ser estudada, pois, ela quem estuda a economia de um pais ou uma região, atraves da analise de numeros limitados de indices, ou seja, analisando todas as atividades em economia.Um exemplo claro para o entendimento da macroeconomia no cenario mundial pode-se considerar o aumento da taxa de juros dos bancos norte-americanos onde dificulta a redução do prêmio de risco de títulos externos de países emergentes. Outro exemplo da macro no cenario mundial seria o aumento do petroleo, pois, com esse aumento ocorrem desequilibrios na balança de pagamentos entre os países, tendendo a prejudicar os países mais pobres. 
	Já a macro no cenario nascional pode-se citar a taxa de desemprego anual, essa taxa regula a quantidade de desempregados do país, essa taxa é estudada desde de 2012 e seus dados são: “taxa média de desemprego anual no Brasil subiu de 11,5% em 2016 para 12,7% em 2017, a maior da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No pico de 2017, a taxa chegou a 13,7%, no primeiro trimestre.De 2014, quando a taxa de desocupação atingiu o menor patamar (6,8%), para 2017, são quase 6,5 milhões de desempregados a mais, um aumento de 96,2%. Hoje, o país tem 13,2 milhões de pessoas sem emprego.”
<https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2018/01/31/desemprego-quarto-trimestre-ibge.htm> ACESSO EM 25/02/2017 ÀS 9:14. Outro exemplo que pode-se citar é analise da Taxa SELIC, essa da medida para as outras taxa de juros, o governo a utiliza para controlar a inflação e ajuda a controlar entrada de investimentos estrangeiros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais