Buscar

Estratégia Pineapple

Prévia do material em texto

E estratégia genérica adotada pela Pineapple foi a de diferenciação, entende-se por estratégia genérica, o modo como a empresa se posiciona para atender o mercado. Partindo disso, a maior parte dos investimentos foram em P&D e Marketing, sendo os investimentos em equipamentos e manutenção deixados em segundo plano e feitos de forma descontínua e não planejada. Além disso, a estratégia de precificação a de iniciar com um preço na média do mercado e ir aumentando gradativamente, conforme os investimentos em diferenciação fossem surgindo efeito.
Apesar da empresa ter sido a primeira colocada ao final do jogo, a mesma teve muitos problemas em atender a crescente demanda, que foi resultados dos volumosos investimentos em diferenciação e do não planejamento da expansão da capacidade de produção. Os estoques, inclusive, foram zero até o sétimo período, apenas no último a empresa teve estoques, devido a uma falha na manutenção da estratégia, que se deram principalmente pela redução brusca dos investimentos em P&D (92%) e também pelo aumento excessivo de preço, no qual não foi analisado que, além da recessão e elevada inflação do mercado, as demais empresas vinham numa tendência de queda de preço, devido aos altos estoques. Toda essa dificuldade em se aumentar a capacidade de produção ao longo do semestre, também corroborou para a motivação do tema deste artigo. 
Por fim, vale ressaltar que a Pineapple se valeu do benefício do mudança de governo e, assim que ocorreu a mudança, abriu os três turnos e os manteve abertos até a última rodada.
 
Incluir somente a parte em amarelo:
Podemos ver que é muito mais vantajoso investir em horas extras do que em máquinas, para qualquer nível de produção. Adicionalmente, quanto maior o nível de produção quando se decidi investir, o retorno cresce quase que exponencialmente.
Vale ressaltar que o modelo levou em consideração a possibilidade de abertura dos turnos, que permite a utilização de até 300% da capacidade total da empresa, pagando horas extras aos funcionários. Caso não fosse possível a abertura de mais turnos, o retorno de aumento da capacidade de produção quando se opta por investir em horas extras seria menor, porém ainda superior ao investimento em máquinas.
Em conclusão, o modelo mostra claramente que, do ponto de vista teórico, é muito mais vantajoso investir na abertura de turnos e pagamento de horas extras. Contudo, uma análise unicamente teórica não corresponde com os objetivos do estudo em questão. Sendo assim, partimos para um estudo de múltiplos casos, usando os dados de todas as empresas q

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes