Buscar

renata

Prévia do material em texto

Aluno: RENATA CRISTINA OLIVEIRA RAMOS
	Matrícula: 201511452102
	Disciplina: CEL0246 - POL.PUB.ORG.EDU.BAS 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		O artigo 53 da Lei de diretrizes e bases da educação n9394/96, afirma que, o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: Marque somente a opção incorreta
	
	
	
	
	A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
	
	
	O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
	
	
	A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
	
	
	A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
	
	
	A formação dos alunos de 15 a 17 anos para a formação de trabalho, desconsiderando a classe social
	
	
		
	
		2.
		A ofensiva neoliberal desqualificou ideologicamente o Estado como espaço de representatividade do público. Para tanto, a propaganda, neste modelo, buscou convencer que a coisa pública é ineficiente e mal gerenciada, enquanto o privado, em função da racionalidade e do bom gerenciamento se apresenta com qualidade. A Organização política e econômica que coloca o Estado como principal agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país. Damos isto o nome de:
	
	
	
	
	Hegemonia de classes
	
	
	Desenvolvimento Mercantilista
	
	
	Crescimento Econômico
	
	
	Mão-de-obra assalariada
	
	
	Estado de bem estar social
	
	
		
	
		3.
		A seguir temos várias definições de autores diferentes acerca de um mesmo conceito estudado no curso: Campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas (MEAD, 1995); Conjunto específico de ações do governo que irão produzir efeitos específicos na sociedade (LYNN, 1980); Soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vidas dos cidadãos (PETERS, 1986); O que o governo escolhe fazer ou não fazer (DYE. 1984). As definições acima conceituam:
	
	
	
	
	Organização da educação no Brasil
	
	
	Governo neoliberalista
	
	
	Estado neoliberalista
	
	
	Políticas públicas
	
	
	Ética governamental
	
	
		
	
		4.
		Na década de 1990, não dava mais para esconder que o modelo de desenvolvimento capitalista da época estava em crise. Crise essa, que já se anunciava em grande parte do mundo, desde meados dos anos de 1970. Isso favoreceu a crítica dos economistas conservadores, neoliberais, que há tempos vinham combatendo:
	
	
	
	
	O Estado de Bem-estar social.
	
	
	A ditadura militar
	
	
	O capitalismo
	
	
	O taylorismo
	
	
	Movimento Fordista
	
	
		
	
		5.
		Qual crise está relacionada à construção de um novo modelo de capitalismo que, no afã de recuperar a lucratividade, contrapõe direito a investimentos e acumulação de capitais, e é responsável pela condução da reforma do Estado que tem provocado cortes substanciais no orçamento das políticas sociais dos países periféricos em benefício dos países centrais.
	
	
	
	
	Crise do Estado de bem-estar social
	
	
	Crise Mundial
	
	
	Crise Financeira
	
	
	Crise do Conservadorismo
	
	
	Crise Neoliberal
	
	
		
	
		6.
		A crise do Estado Social gerou um novo modelo de Estado que propôs a diminuição considerável da prestação de serviços públicos a fim de assegurar a manutenção do padrão econômico. Qual foi esse modelo?
	
	
	
	
	Liberal
	
	
	Do Bem Estar Social
	
	
	Neoliberalista
	
	
	Moderno
	
	
	De direito
	
	
		
	
		7.
		Com ele vieram os direitos sociais e por isso, verificou-se um grande aumento de serviços públicos. O direito de ter acesso aos bens sociais pelo simples fato de ser membro da sociedade e a obrigação desta última de garanti-los através do Estado. O trecho acima descreve o estado:
	
	
	
	
	Absolutista
	
	
	Liberal
	
	
	De direito
	
	
	Do bem estar social
	
	
	Moderno
	
	
		
	
		8.
		Modelo de estado provedor que organiza a política e a economia de um país, encarregando-se da promoção e garantia de serviços públicos e proteção para toda a população.
	
	
	
	
	Democracia
	
	
	Estado do Bem Estar Social
	
	
	Globalização
	
	
	Presidencialismo
	
	
	Capitalismo

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes