Buscar

AD1 de Sociologia e Educação 2017.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia - EAD
Unirio/Cederj
AD1 – Primeira Avaliação à Distância - 2017.1
Disciplina: SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO 
Coordenação: Professora Elaine Ferreira Rezende de Oliveira 
	Nome: Marília Machado de Souza
	Matrícula: 16216080045
	E-mail: marilinhamm@yahoo.com.br
	Telefone: (21) 996229117
	Pólo: Piraí
	Cidade que reside: Rio de Janeiro
RESPOSTAS
FALTA DE BOM SENSO DEIXA ALUNO FORA DA ESCOLA EM CAMBÉ – 20/02/2017
	
	Podemos destacar como poder de discurso o procedimento de disciplina. Nessa reportagem a escola adota a postura de disciplinar seus alunos através da proibição de sua entrada na sala de aula por atraso na chegada a escola. 
	Fazendo o discurso de verdade plena a sua posição, não coloca em questão a negociação quanto ao limite de atraso tolerado, porém com o poder que lhe é concedido afirma a sua intolerância.
	Incluímos ainda o procedimento de oposição entre o verdadeiro e falso. 
	A instituição escolar acredita que está com a verdade quando impede o acesso dos alunos após o horário estipulado, isso em nome da disciplina da escola. No entanto esquece dos responsáveis dos alunos, que representam aqui o falso, pois negam que essa forma de atitude não contribui para o desenvolvimento dos estudantes. 
	Na minha opinião a escola precisa colocar algumas regras para que a organização seja garantida, mas precisa ser mais compreensiva, analisando cada caso. 
	Não é necessário ser uma direção ditadora para ter o respeito de seus alunos. Sabendo que estamos em uma democracia, ninguém é dono da verdade absoluta, precisamos de dialogar para termos um bom relacionamento com os indivíduos, só assim construiremos um mundo mais tolerável para se viver.
COMO É A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E QUAIS SÃO AS CRÍTICAS A ELA
	
	Nessa reportagem observamos como poder de discurso as doutrinas, onde são impostas regras e decisões por um grupo a indivíduos que não podem manifestar suas opiniões. 
	Destacamos ainda o procedimento sociedade de discurso, onde temos que seguir tais regras, sendo coagidos, obrigados a fazer aquilo que nos foi forçado a aceitar.
	Vimos como os governantes querem convencer que tal reforma será o melhor para o futuro dos jovens, porém não foram feitas pesquisas entre os principais interessados, para discutirem sobre os pontos positivos e os negativos.
	O correto seria ter a participação dos professores, pais, alunos e entidades educacionais, onde contribuiriam para a formação desse novo projeto, que implicará no futuro de todos os envolvidos.
	A reforma não garante um futuro certo para os jovens, pois se é verdadeiro a necessidade de mudanças, mais ainda o planejamento para que ela realmente dê certo.
 	Muitas vezes ao ser pressionado pela sociedade, o governo tenta implantar projetos para demonstrar o seu poder, que tem o domínio das coisas. Por isso muitas vezes esses projetos começam e param no meio do caminho, deixando rastros de decepção e revolta.
_2147483647.doc

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais