Buscar

Bowlby Teoria do Apego

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teoria do Apego de Bowlby
Psicanalista que desenvolveu uma teoria etológico-evolucionária do apego do bebê ao adulto.
Etologia ( Ciência que estudava inicialmente o comportamento dos animais no seu habitat, ou seja, a psicologia da vida animal. Etologia vem do grego ethos que significa costumes. Abordagem Etológica ( 
Considera o comportamento como sendo biologicamente determinado e que se preocupa com a base evolucionária dos comportamentos.
Para Bowlby, a partir da evolução da espécie e em função da perda dos pelos ( que os chimpanzés têm para se agarrar na mãe quando ela se desloca de uma lugar para outro), o bebê humano tem uma necessidade fundamental de se “agarrar” ao seu cuidador, o que se dá pelo apego. O apego é interno mas perceptível através do comportamento de apego à figura da mãe ou cuidador que funciona como proteção contra predadores, e portanto tem valor de sobrevivência.
Espécie ( Evolução
 Conceito de Imprinting (estampagem) de Lorenz, e experimento de Harlow e Harlow com macacos Rhesus
 Estudos de Spitz e Mahler
 A relação do bebê com a figura de apego é vertical ( ou seja, da criança com uma figura que lhe dê proteção e segurança em situações de risco. O conceito de apego foi posteriormente ampliado para a vida adulta.
Relações horizontais são relações (de reciprocidade) entre iguais.
 O adulto faz vínculo afetivo com o bebê. Vínculo afetivo é uma relação que tem a história do vínculo entre duas pessoas e que é durável ao longo do tempo ou da vida (pg. 122,123, em Bowlby, Formação e Rompimento de Laços Afetivos). “ A formação de um vínculo é descrita como “apaixonar-se”, a manutenção de um vínculo como “amar alguém” e a perda de um vínculo ou parceiro como “sofrer por alguém”. Do mesmo modo, a ameaça de perda gera ansiedade e a perda real produz tristeza, enquanto que cada uma destas situações é passível de suscitar raiva. A manutenção inalterada de um vínculo afetivo é sentida como uma fonte de segurança e a renovação de um vínculo, como uma fonte de júbilo. Como tais emoções são usualmente um reflexo do estado dos vínculos afetivos de uma pessoa, conclui-se que a psicologia e a psicopatologia da emoção são em grande parte a psicologia e a psicopatologia dos vínculos afetivos.
Da parte do bebê humano, como ele nasce imaturo em termos de autonomia, a Evolução dotou-o com capacidades ou competências para se comunicar com o adulto e eliciar nele comportamentos e respostas ( que são inconscientes) para interagir com o bebê. Portanto, do ponto de vista da evolução o adulto modifica inconscientemente seu comportamento e reage ao bebê para lhe dar segurança e proteção.
 Para Bowlby, o apego do bebê ao cuidador fica mais evidente e fortalecido em torno do 6o mês de vida, e vai ser visivelmente percebido através do comportamento de apego, que vai ser intensamente eliciado até o 3o ano de vida. Se a criança, ao longo de seus três primeiros anos de vida sentir que a figura de apego é acessível e disponível sempre que dela precisar, a criança a internalizará como uma base segura. Assim, poderá se desprender da figura de apego e investir em seu desenvolvimento; e então a partir dos 3 anos o comportamento de apego tende a se reduzir e a só aparecer em situações de risco.
Mary Ainsworth desenvolveu o teste de separação da criança da figura de apego, e daí deduziu 3 tipos de apego
Seguro ( quando o bebê experiencia figura acessível e disponível, que lhe dá proteção e segurança em situações de risco
Inseguro 
A- Evitativo ( ou de Esquiva) ( resulta de figura de apego rejeitadora, não disponível, ou que dresponde inadequadamente às necessidades do bebê ou não entra em sincronicidade, ou seja na “dança” da interação com o bebê. Daí desenvolve-se uma tendência à auto-suficiência, no sentido de não se apegar para evitar o sofrimento, a dor de não poder contar com a proteção e segurança de cuidadores. Geralmente estas mães tendem a ser depressivas.
B) Ansioso-Ambivalente ( Resistente) ( figura de apego ora disponível, ora não disponível, ou com respostas não contingentes às necessidades da criança, que fica insegura e tende a buscar constantemente a figura de apego, o que prejudica seu desenvolvimento. São os possessivos. Aqui encontramos mães inconsistentes. Na situação de separação o bebê tanto procura quanto resiste ao contato, quando a figura de apego retorna.
C) Desorganizado-desorientado (descoberto recentemente, 1986, por Main e Solomon) estilo de apego em que um bebê mostra comportamentos contraditórios, e parece confuso e amedrontado.Mostra alegria quando a mãe retorna porém vira de costas para ela ou dela se aproxima sem olhá-la.
A relação de apego levará a criança a internalizar o modelo interno de experiência ( que é o padrão de relação que ela tem com a figura de apego ( não é a personalidade da fig. de apego).Tal adulto pode dar para um filho o apego seguro e para outro não.
Assim, modelo interno de experiência ou modelo funcional interno (não é a experiência concreta da criança ou do indivíduo, mas a interpretação que o sujeito tem de sua experiência de apego.
Isabella e Belsky (1989) descrevem a interação bebê-figura de apego como uma sincronicidade, uma dança na interação.
Papousek (1991) ( pesquisas de como o adulto modifica seu comportamento, seu tom de voz para interagir com o bebê humano, numa mutualidade. Alguns autores utilizam o termo reciprocação.
Por ex., vínculo do pai com a criança ( pais tendem a brincar mais corporalmente com as crianças e jogá-las para o ar e elas adoram.
Origens dos Apegos ( 
Seguro ( são pais que aceitam o bebê e sua responsividade contingente às manifestações do bebê: isto é, adultos sensíveis aos sinais do bebê em seu sistema de cuidados e respondem adequadamente. Ex., sorriem quando o bebê sorri, conversam quando ele vocaliza, oferecem colo quando ele chora.
Comportamento Pró-social ( característica do ser humano de sacrificar necessidades pessoais em benefício do grupo.
“ Comportamento intencional, voluntário, destinado a beneficiar alguma pessoa ( altruísmo.
Os comportamentos pró-sociais aparecem com dois ou 3 anos. Ex., criança percebe que a amiga está mal e se aproxima para confortá-la.
Referenciamento Social ( compreensão de uma situação ambígua ( ex. abismo visual, o bebê atravessa –o ou não) buscando-se detectar a percepção que uma figura significativa para ela (bebê) tem da situação. Ou seja, o bebê desde cedo ( dos 6 meses em diante, aprende a “ler” as reações emocionais e cognitivas dos que o circundam.
Diferenciar apego de Bowlby enquanto necessidade básica da relação de objeto de Psicanálise que decorre da necessidade de alimento na amamentação.

Outros materiais