Buscar

simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL E PRÁTICAS CAMBIAIS
Simulado
 
Questão 1 
As exportações possuem um papel fundamental no mercado internacional de um país, Borges (2012) explica que as exportações dinamizam e impulsionam o processo de desenvolvimento econômico e social. 
O incremento em exportações impulsiona o desenvolvimento do mercado doméstico de um país, devido ao fato de aumentar emprego e renda e mobilizar recursos financeiros. 
Para aumentar as exportações, existem linhas de créditos específicas que objetivam propiciar recursos para as empresas. Explique o que é e as principais características do ACC – Adiantamento de contrato de câmbio. 
R: É um empréstimo concedido antes do embarque dos produtos no qual a instituição financeira assume o risco de desempenho de exportação da empresa. O tomador de ACC deve apresentar um contrato de câmbio registrado no Banco Central do Brasil (BACEN), caracterizando a exportação. Para a concessão do ACC, a instituição financeira utiliza linhas em moeda estrangeira captadas no exterior. O maior prazo para um ACC é de 360 dias corridos antes à data do embarque do produto que será exportado e envolve um acordo comercial entre o exportador brasileiro e o comprador desse produto no exterior. 
Questão 2
O mercado de moedas é o mercado onde ocorre a negociação de moedas e a determinação dos preços das moedas dos países. O preço das moedas é determinado diariamente a partir das negociações no mercado de moedas, em eu compradores e vendedores realizam negociações e determinam, a partir da oferta e da demanda, o preço da moeda. O mercado de moedas pode ser dividido em mercado primário e mercado secundário. 
Explique a diferença entre o mercado primário e o mercado secundário. 
R: mercado primário é aquele que influencia na entrada e saída de moeda estrangeira do país. As negociações de empresas importadoras, exportadoras ou até mesmo de turistas que carregam as moedas entre os diferentes países estão consideradas dentro desse mercado. O mercado secundário é aquele em que as negociações de moedas não interferem na saída ou entrada de dinheiro do país. As negociações mais importantes do mercado secundário ocorrem no mercado interbancário, que se trata das negociações entre as instituições financeiras. 
Questão 3
As instituições privadas, financeiras ou não financeiras, podem emitir títulos de dívida privados para a captação de seus recursos. Os títulos podem ser emitidos em reais ou em outra moeda, como dólares e euros. 
Descreva as principais características dos títulos de dívida empresariais privados:
R: títulos de dívidas privados são aqueles emitidos por instituições, podendo ser instituições financeiras ou não. Os títulos privados, portanto, são títulos de dívidas que apresentam risco de inadimplência e apresentam um prêmio de risco em relação ao título soberano do país que emite a moeda daquela dívida. Uma empresa brasileira pode emitir títulos em dólares (USD) ou em euros (EUR). Não precisa emitir somente títulos em reais (BRL). Para uma empresa exportadora, por exemplo, pode ser interessante emitir títulos de dívidas em USD, uma vez que toda a sua receita também é dolarizada. 
Questão 4 
O mercado de títulos de dividas é o mercado onde são negociados bonds ou títulos de dividas, que podem ser títulos emitidos por países, os chamados títulos soberanos, ou emitidos pelas empresas, os títulos privados. Por meio do mercado de dívida os investidores que possuem dinheiro excedente emprestam esses recursos para as empresas ou países, injetando recursos nas economias. 
Os países podem emitir dívidas na própria moeda ou em moedas estrangeiras. Explique por que os títulos emitidos pelo Brasil em reais, chamada de dívida interna, são considerados ativos livre de risco:
R: Isso se deve ao fato de o governo também ser o responsável pela criação da moeda. Isso significa que o governo nunca ficará sem dinheiro para o pagamento de sua dívida, porque, em última análise, o governo produz mais dinheiro para pagá-la. 
Questão 5 
Os derivativos são instrumentos financeiros cujos valores dependem ou derivam dos valores de outros ativos. Os mais importantes e utilizados nas negociações na bolsa de valores no Brasil são os contratos futuros e as opções. 
Os contratos futuros de dólar dos EUA são muito utilizados como forma de hedge pelas empresas brasileiras. 
Explique o que é hedge e qual o objetivo desses instrumentos financeiros: 
R: O hedge é a operação realizada no mercado derivativo que visa fixar antecipadamente o preço de uma mercadoria ou ativo financeiro de forma a neutralizar o impacto de mudanças no nível de preços. O agente econômico que busca essa proteção no mercado derivativo é chamado “hedger”.

Outros materiais