Buscar

Entendendo as organizações BI

Prévia do material em texto

Entendendo as organizações
Introdução
A inteligência de negócios busca dotar a empresa de competência informacional coletiva, baseada na captura, consolidação e distribuição de informações que possam contribuir para a melhoria e rentabilização de seus processos e serviços. Assim, seu foco é o negócio e não a tecnologia utilizada para o desenvolvimento de seus sistemas.
A empresa escolhida para a análise, é AFD Reality, uma empresa do ramo de incorporação imobiliária. Ela trabalha com as seguintes atividades: prospecção de terrenos; aquisição de terreno; definição de produto; projetos/aprovações; plano de marketing; lançamento/vendas; obra/financiamento; entrega.
Para que possamos dotar essa empresa de competência informacional coletiva e com isso, contribuir para a melhora e rentabilização de seus processos e serviço, precisamos primeiramente devemos possuir um entendimento sólido da organização e de suas estratégias para que estes sistemas possam contribuir para geração de vantagens competitivas para a empresa. Faremos toda essa análise mais adiante.
É também importante conhecer os objetivos estratégicos da organização, que decorrem da visão de longo prazo fornecida por sua missão, visão e valores.
Nossa missão:
Construir, no Estado de São Paulo, empreendimentos que vão além das expectativas e proporcionem a qualidade de vida esperada pelos nossos clientes, oferecendo imóveis personalizados com base no seu perfil, preferências e necessidades.
Nossa Visão:
Buscamos em 2025, ser a maior empresa no ramo imobiliário do Estado de São Paulo.
Por outro lado, sabemos que não estamos sozinhos no mercado, atuamos no Estado de São Paulo, um mercado dinâmico e suscetível de diversas mudanças no ambiente de negócios. Por isso, precisamos identificar oportunidades de negócios visando estabelecer as estratégias, eliminando vulnerabilidades e explorando nossos pontos fortes, de forma a adequar a nossa empresa aos cenários que terá de enfrentar ao longo de sua atuação no mercado.
Faremos a análise estrutural do mercado como a metodologia de Michael Porter, conhecida como modelo das Cinco forças de Porter, e analisaremos mais a fundo a empresa através da sua cadeia de valor e identificando os fatores críticos de sucesso. Será feita também a análise SWOT, como complemento à análise estrutural do mercado.
Análise estrutural de mercado
Em um mercado ou indústria que apresente condições atraentes de rentabilidade, algumas organizações se destacam e outras não conseguem atingir níveis adequados de lucratividade, chegando eventualmente a desaparecer. Para explicar estas diferenças, a analisaremos com base na metodologia das Cinco Forças de Porter, ilustrada a seguir:
A rivalidade entre concorrentes nasce da essência da livre competição no mercado, mas pode ocorrer com maior ou menor intensidade em função de algumas características da indústria, tais como:
As barreiras de entrada em mercados com rentabilidades atraentes trazem conforto a seus atuais participantes, já que dificultam o acesso de novos concorrentes, mantendo o status quo. Os seguintes fatores atuam como barreiras de entrada: 
-
-
O poder de negociação dos fornecedores pode influenciar significativamente nossas práticas comerciais, ocorrendo como decorrência de várias situações que aumentam o poder de pressão sobre nossos compradores:
-
-
Semelhantes considerações podem ser feitas para o poder de negociação dos compradores que pode ser aumentado em decorrência de:
-
-
A quinta força do modelo de Porter reside na ameaça decorrente de produtos ou serviços substitutos que podem tornar obsoleta a atual operação da nossa empresa, sendo mais comuns as seguintes ocorrências:
-
-

Outros materiais

Perguntas Recentes