Buscar

Exercício Sobre Motivação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Defina Operação Estabelecedora e como ela influencia uma contingência.
Operação Estabelecedora é um evento que altera a probabilidades de respostas acontecem e o valor reforçador de um evento. Michael (1993) propões quatro efeitos distintos da Operação Estabelecedora.
Efeito estabelecedor de reforçamento: uma operação estabelecedora, momentaneamente, altera a efetividade reforçadora (ou punidora) de um estímulo. No caso, privação de água (como uma operação estabelecedora) aumentaria a efetividade de água como reforçador. 
Efeito evocativo/supressivo da operação estabelecedora: imediatamente evoca (ou suprime) comportamentos que no passado produziram conseqüências cuja efetividade tenha sido alterada em (1). Assim, privação de água, como um evento antecedente (OE) evoca qualquer comportamento que tenha sido seguido pela apresentação de água. 
Efeito evocativo/supressivo do SD: aumenta a efetividade evocativa (ou supressiva) de todos os estímulos discriminativos (SDs) que tenham sido correlacionados com o estímulo reforçador ou punidor em (1). Em um experimento de discriminação simples, uma luz na caixa operante é correlacionada com a disponibilidade diferencial de reforçamento. A efetividade evocativa da luz depende do grau de privação do sujeito (OE). 
Efeito sobre o reforçamento/punição condicionada: aumenta/diminui a efetividade reforçadora/punidora de qualquer reforço/punidor (condicionado) cuja efetividade depende do reforçador/punidor em (1). Dada a seguinte cadeia comportamental passa pela argola → som → pressiona a barra
Passa pela argola → som → pressiona a barra → água
Defina Operação Estabelecedora Incondicionada e Condicionada.
Operação Estabelecedora Incondicionada é o evento que a alteração produz efeito de estabelecimento sobre reforçadores, sem necessidade de aprendizagem. Já a Condicionada necessita de aprendizagem.
Quais os três tipos de Operações Estabelecedoras Condicionadas
a) operação estabelecedora condicionada substituta - trata-se da relação mais simples, que envolve uma correlação temporal de um evento neutro que sistematicamente antecede uma OEI ou uma OEC e, como resultado deste emparelhamento, aquele evento adquire a característica motivacional da OEI ou da OEC com a qual fora emparelhado;
b) operação estabelecedora condicionada reflexiva - envolve uma relação mais complexa em que um evento ou estímulo sistematicamente precede alguma forma de estimulação aversiva e, se for removido antes da ocorrência da estimulação aversiva, a estimulação aversiva deixará de ocorrer. São exemplos de CEO reflexiva os procedimentos de esquiva sinalizada. Neste caso, o evento ou estímulo sinalizador funciona como uma variável motivacional do tipo CEO reflexiva, e não como um estímulo discriminativo, como enfatiza a literatura sobre esquiva sinalizada (Michael, 1993). Este tipo de CEO foi assim denominada por Michael porque o estímulo sinalizador adquire a capacidade de estabelecer sua própria remoção como forma efetiva de reforçamento condicionado e evoca qualquer comportamento que tenha produzido a supressão deste estímulo reforçador condicionado;
c) operação estabelecedora condicionada transitiva - é a relação mais complexa e foi relacionada por Michael com o conceito de reforçamento condicionado condicional. A efetividade de muitas formas de reforçamento condicionado pode depender de uma condição de estímulo na qual estes reforçadores condicionados foram estabelecidos. 
Qual o experimento dos três discos de McPherson e Osborn?
McPherson e Osborne (1986,1988) utilizaram pombos como sujeitos experimentais em um procedimento de tentativas discretas utilizando três discos. Durante o intervalo entre tentativas (ITI) todos os discos permaneciam escuros. Cada tentativa começava com a iluminação do disco da direita. A primeira bicada neste disco iluminado provocava a iluminação do disco do centro e, depois desta conseqüência, bicadas no disco da direita não tinham mais efeito. A iluminação do disco da esquerda era controlada em função de um esquema de tempo variável (VT) ou tempo randômico (RT). Quando o disco da esquerda estava iluminado, uma bicada no disco de centro era seguida por alimento e, somente nesta condição, bicar o disco do centro não tinha mais efeito. Cada tentativa terminava depois doacesso ao alimento, e as tentativas eram separadas por um intervalo entre tentativas (ITI).
Imagine uma pessoa num deserto, começa a ver uma miragem. Explique usando os conceitos de operação estabelecedora e percepção.
Podemos considerar que a visão de água pode ter sido ocasionada por uma condição de privação de água, o que foi uma operação estabelecedora, para o comportamento perceptivo privado, já que a ocorrência deste comportamento aumentou de frequência devido à condição de privação. Salientando que nesta situação a água não estava presente.
Explique a diferença entre motivação na literatura da Psicologia e o conceito de Operação Estabelecedora.
Motivação para a Psicologia está ligada a uma força interna que causa comportamento, condições que impulsionam o organismo a se comportar. Essas condições não são observáveis e são extraídas de comportamentos observáveis. Operação Estabelecedora é uma tentativa de identificar fatores mensuráveis dos processos chamados motivacionais, retirando de sua análise esses eventos internos não mensuráveis.
Explique o conceito de Drive de Skinner e porque não é mais utilizado.
Para Skinner, Drive seria um conceito que identificaria as operações estabelecedoras que estariam ocorrendo. Por exemplo, estar com fome (Drive) é indicativo de uma operação estabelecedora de privação de alimento. Este conceito não é mais utilizado, pois Michael preferiu enfatizar a relação ambiente-organismo.

Outros materiais