Buscar

Aula Prática VDLR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Título da aula prática: VDLR – Sífilis 
2. Introdução
A sífilis, infecção causada pelo Treponema pallidum, é uma doença de transmitida por via sexual, congênita e através de transfusão sanguínea, sua distribuição é mundial, sendo ainda um importante problema de saúde pública (BLANCO et al., 2006).
É uma doença multifacetada, com sérias implicações para a mulher grávida e seu concepto. Quando adquirida durante a gravidez, pode levar a abortamento espontâneo, morte fetal e neonatal, prematuridade e danos à saúde do recém nascido com repercussões psicológicas e sociais (RAY, 2005). Tem sido observado, em anos mais recentes, um aumento da prevalência da sífilis em países em desenvolvimento e industrializados, destacando-se o aumento dos casos de sífilis primária e secundária em mulheres em idade fértil (FONK, et al., 2000).
Os testes sorológicos para sífilis são classificados como não- treponêmicos, usados mais comumente para a triagem, como o VDLR (Veneral Disease Research Laboratory) e o RPR (Rapid Plasma Reagin) e treponêmicos, e também existem testes usados comoconfirmatórios para os soros reativos nos testes de triagem, dentre eles o TPHA (Treponema pallidum Hemagglutination) o FTA-Abs (Fluorescent Treponemal Antibody Absorption) e ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay).
O VDRL é um teste de floculação, não-treponêmico, para diagnóstico da sífilis, através da pesquisa de anticorpos (reaginas) no soro, plasma ou líquido cefalorraquidiano (LCR). Quando a suspensão antigênica do VDRL é misturada com os fluídos corporais que contenham anticorpos (reaginas), as partículas de antígeno floculam e o resultado da reação é observado ao microscópio. 
3.Procedimento 
Teste qualitativo
Pipetar 50 ul das amostras (Controle negativo, controle positivo e amostra do paciente) nas cavidades da placa, respectivamente.
Adicionar uma gosta da suspensão antigênica em cada cavidade, juntamente com as amostras adicionadas anteriormente. 
Homogenizar por quatro minutos.
Levar ao microscópio. 
OBSERVAÇÃO: Diluição para evitar o efeito pró-zona.
Preparar solução uma diluição no tubo (proporção 1:8) para a amostra do paciente – 25ul da amostra do paciente e 175ul de solução fisiológica.
Pipetar 50 ul da diluição (1:8) na cavidade indicada, e acrescentar uma gota da suspensão antigênica. 
Levar ao microscópio. 
4. Resultados
 
	CONTROLE NEGATIVO
	Não apresentou floculação.
	-
	-
	-
	CONTROLE POSITIVO
	Apresentou Floculação
	-
	-
	-
	AMOSTRA DO PACIENTE
	Diluição 1:8
Floculação 
	Diluição 1:32
Floculação 
	Diluição 1:64
Floculação 
	Diluição 1:28
Floculação
AMOSTRA REAGENTE
TITULAÇÃO: >128.
 5. Conclusões
Mesmo a amostra do paciente apresentando positividade em uma titulação significativa é necessário que se faça um teste treponêmico para confirmação do resultado, pois o VDLR é um procedimento usado para triagem, além de não usar antígenos treponêmicos específicos. 
O procedimento que melhor avalia a condição suposta pelo VLDR é o FTA-ABS (teste de absorção de anticorpos treponêmicos flourescente), pois este utilizada anticorpos específicos para identificação antigênica do Treponema pallidum (bactéria causadora da sífilis). Se ambos apresentarem positividade o paciente está realmente infectado, se os dois negativarem o paciente não teve contato com a doença, entretanto se o VDLR der negativo e o FTA-ABS der positivo, pode ser fase inicial da doença ou pode ser que o paciente já tenha se curado da infermidade.
6.Bibliografia
Ray JG. Lues-lues: maternal and fetal considerations of syphilis. Obstet Gynecol Surv. 2005;50(12):845–50.
Southwick KL, Blanco S, Santander A, Estenssoro M, Torrico F, Seoane G, et al. Maternal and congenital syphilis in Bolivia, 2006: prevalence and risk factors. Bull World Health Organ. 2006;79(1):33–42
Temmerman M, Gichangi P, Fonck K, Apers L, Claeys P, Van Renterghem L, et al. Effect of a syphilis control programme on pregnancy outcome in Nairobi, Kenya. Sex Transm Infect. 2000;76(2):117–21
Exame de sangue – FTA-ABS. Disponível em: http://pt.healthline.com/health/exame-de-sangue-fta-abs
VDLR VERSUS FTA-ABS. Disponível em: http://www.biomedicinapadrao.com.br/2012/07/vdrl-x-fta-abs.html

Outros materiais