Buscar

DIREITO PENAL I SEMANA 4 CASOS CONCRETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I – CCJ007
Prof.: Ana Cristina Batista Luz
Aluna : Regina Sônia Aragão Góes
Matrícula: 201502138484
CASO CONCRETO – SEMANA 4
1) Consta dos autos que o ora paciente foi denunciado pelo Ministério Público Federal pela prática dos crimes de tráfico de drogas (Lei 6.368/76, art. 12, ?caput?, c/c o art. 18, I e III) e de corrupção ativa (CP, art. 333, ?caput?), após haver sido preso em flagrante, no município de Jaci/SP, em 12/11/2000, na posse de seis mil e dezesseis (6.016) frascos de ?lança- perfume?, produto contendo o componente químico identificado no HC 120026 / SP laudo de constatação como cloreto de etila, ocasião em que ofereceu vantagem indevida aos Policiais Rodoviários Federais responsáveis pela sua prisão, com o fim de determiná-los a permitir a sua liberação. 
Todavia, houve superveniente edição da Resolução ANVISA nº 104/2000, publicada em 07/12/2000, que excluiu o cloreto de etila da relação constante da Lista das Substâncias Psicotrópicas de Uso Proscrito no Brasil (Portaria SVS/ MS nº 344/98), embora, 8 dias depois referida Resolução sofre nova alteração incluindo novamente a substância de cloreto de etila.
 Assim, o autor do fato poderá ser beneficiado de alguma forma? Justifique sua resposta. 
Resposta: Sim, porque a Lei 6.368/76(revogada pela lei 11.343/06)é uma lei penal em branco, isto é, pune condutas relacionadas com drogas ilícitas sem descrever quais seriam estas substâncias e tal informações se encontra em ato administrativo da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. A partir do momento que a ANVISA publica uma lista não incluindo a substância “etila” como droga ilícita, há uma descriminação da conduta. Portanto, de acordo com CF de 1988, em seu art. 5°, inciso XL, e o art. 2° do CP, a lei penal não pode retroagir salvo para beneficiar o réu e que ninguém poderá ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. Acrescenta-se ainda como defesa o parágrafo único do art. 2° do CP, a lei penal não pode retroagir salvo para beneficiar o réu e que ninguém poderá ser punido por fato que a lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. Acrescenta-se ainda como defesa o parágrafo único do art. 2° do CP, que lei posterior, que de qualquer modo favoreça o agente, aplica-se aos fatos anteriores ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado. 
2) Um francês que mata um português a bordo de um navio privado brasileiro que se encontra ancorado num porto italiano responderá, via de regra e pelo princípio da ubiquidade, pela lei de que país?
 a) Brasil 
b) França
X c) Itália
 d) Portugal
 3) Em virtude da seca que assola o país, considere a hipótese em que seja promulgada uma Lei Federal ordinária que estabeleça como crime o desperdício doloso ou culposo de água tratada, no período compreendido e ntre 01 de novembro de 2014 e 01 de março de 2015. Em virtude do encerramento da estiagem e volta à normalidade, não houve necessidade de edição de nova lei ou alteração no prazo estabelecido na citada legislação. Nessa hipótese, o indivíduo A que em 02 de março de 2015 estiver sendo acusado em um processo criminal por ter praticado o referido crime de ?desperdício de água tratada?, durante o período de vigência da lei, (Inspetor de polícia civil de primeira classe - VUNESP - 2015)
X a) poderá ser condenado pelo crime de ?desperdício de água tratada? ainda que o período indicado na lei que previu essa conduta esteja encerrado.
 b) não poderá ser punido pelo crime de ? desperdício de água tratada?
 c) só poderá ser punido pelo crime de ? desperdício de água tratada? se houver nova edição da lei no próximo período de seca.
 d) só poderá ser punido pelo crime de ?desobediência? em virtude de não mais subsistir o crime de ?desperdício de água tratada?. 
e) poderá ser condenado pelo crime de ? desperdício de água tratada?, no entanto esta condenação não poderá ser executada.

Outros materiais