Buscar

PROVA FINAL SGQ 17.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Grupo Universitário IPEP - Campinas – SP
 AV.PARCIAL AV. FINAL EXAME AV. - EAD EXAME - EAD
	Curso: 
	Data: 
	Nota:
	Disciplina: SGQ
	Professor: TITO
	Turma: 
	
	Nome:
	RA:
	Visto Prof:
	Ass. Aluno: 
	
	Orientações:
	
1) O Controle da Qualidade Total é um sistema desenvolvido no Japão a partir de ideias americanas ali introduzidas após a segunda guerra mundial. Este sistema é conhecido no pela sigla TQC (Total Quality Control), que se baseia no(a): 
a) cumprimento de ordens seguindo a filosofia japonesa de submissão dos trabalhadores menos qualificados na busca pela qualidade.
b) fortalecimento do poder dos acionistas, de onde as decisões operacionais devem advir, pois eles detêm o poder do capital da empresa.
c) decisão dos altos executivos, pois estes têm a capacitação necessária para entender as necessidades da organização e de seus clientes na busca pela qualidade.
d) disciplina rígida que deve ser exigida dos trabalhadores menos qualificados para que estes cumpram as regras e executem suas atividades de forma mecanizada e repetitiva garantindo a qualidade.
e) participação de todos os setores da empresa e de todos os empregados no estudo e condução da gestão da qualidade.
2) O 5W2H é uma ferramenta utilizada no mapeamento, padronização e elaboração de planos de ação, que busca o fácil entendimento das definições de responsabilidades, métodos, prazos, objetivos e recursos. Assinale a alternativa que contém os elementos dessa ferramenta.
a) “O que”, “De Onde”, “Do que”, “Quando”, “Quem”, “Por que”, Até quando”.
b) “O que”, “Quando”, “Por onde”, “Quanto”, “Portanto”, “Quem”, “De onde”.
c) “O que”, “Quem”, “Quando”, “Onde”, “Por que”, “Como”, “Quanto”.
d) “O que”, “Quem”, “Quando”, “Como”, “Por que”, “Prazo”, “Do que”.
e) “O que”, “Como”, “Prazo”, “De onde”, “Para quando”, “Portanto”, Até quando”.
3) Uma das ferramentas utilizadas nos processos de qualidade é o brainstorming, que é um processo de:
a) avaliação crítica das ideias levantadas pelos colaboradores das linhas de produção de uma empresa.
b) controle estatístico dos resultados obtidos pela padronização das atividades de uma empresa.
c) medida do desempenho das equipes de trabalho com base em técnicas americanas de pressão e persuasão.
d) trabalho em grupo no qual os indivíduos emitem ideias de forma livre, sem críticas, no menor tempo possível.
e) busca dos responsáveis pelas falhas de qualidade e não-conformidades do sistema de produção.
4) Assinale a opção que apresenta as causas de despesas incorridas por uma empresa devido à falta de qualidade.
a) Retrabalho, refugo, devoluções.
b) Vendas, receitas, participação no mercado.
c) Produção, estoque, PCP.
d) Marketing, propaganda e publicidade.
e) Custos fixos, custos médios e unitários.
5) A necessidade de as empresas comunicarem aos seus clientes e ao mercado a adequação de seus sistemas de qualidade originou as atividades de certificação. A certificação é definida como:
a) uma condição de excelência interna na capacidade de satisfazer os desejos através da análise das percepções de qualidade do cliente.
b) o comprometimento com a qualidade e o ato de fazer certo da primeira vez, associados aos conceitos de zero defeito, seguindo a filosofia de Philip Crosby.
c) a aplicação do diagrama de causa-efeito para identificação de causas fundamentais e definição de um plano de ação corretiva.
d) a obtenção contínua de dados estatísticos do processo através de folhas de verificação e gráficos de controle.
e) atividades de um órgão externo e independente com o objetivo de atestar publicamente que os produtos e processos estão de acordo com as especificações.
6) Segundo Deming, um dos pilares do sucesso do processo pela qualidade de produtos e serviços, esta em estruturar organizadamente as etapas que compõem uma tarefa, incluindo o seu fluxo, insumos, atividades realizadas, produtos gerados, e obter informações sistematizadas do processo, dos clientes internos e externos; perceber pontos críticos, oportunidades de melhoria, variações e flutuações é o conceito da era da qualidade denominada:
a) Inspeção.
b) Controle Estatístico da Qualidade.
c) Garantia da Qualidade.
d) Gestão Estratégica da Qualidade.
e) Diagrama da Pareto.
7) A Gestão Estratégica da Qualidade é uma abordagem que usa a melhoria como arma estratégica para o fortalecimento da competitividade e rentabilidade da empresa, ela requer que os objetivos e metas sejam orientados para os objetivos estratégicos do negócio. Requer também uma abordagem sistêmica, com valores e princípios, liderança inovadora, satisfação dos clientes e desenvolvimento organizacional, além da melhoria contínua de seus processos, produtos, serviços e relacionamentos.
O objetivo da gestão estratégica da qualidade é remover gargalos nos processos e atividades que não agregam valor para o cliente, de modo a possibilitar a execução das atividades com perfeição e uma abordagem evolutiva da melhoria contínua e incorpora as contribuições de diversas técnicas combinadas de acordo com as necessidades, cultura e maturidade gerencial da organização.
Neste âmbito pode-se utilizar as certificações da qualidade na gestão estratégica da qualidade.
A certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzir custos internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos continuamente, possibilita fácil acesso à novos mercados. Esta certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.
Podemos dizer que a certificação da qualidade “é um instrumento que demonstra evidências de que a organização cumpre com os requisitos previstos no sistema de garantia de qualidade de produtos ou serviços”, que por sua vez tem o objetivo de normatizar os produtos e serviços visando à melhoria continua.
A motivação é atestar que o sistema de gestão da qualidade da empresa condiz com o modelo de sistema de gestão da qualidade estabelecido pela ISO, ou seja, o sistema de gestão da qualidade da empresa contempla todos os requisitos estabelecidos pela norma. O objetivo, portanto, é atestar que a empresa implementa as atividades de gestão da qualidade tidas como necessárias para atender os requisitos do cliente.
Uma organização que se propõe a uma gestão voltada para a qualidade tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada. As mesmas precisam por em prática atividades que visam estabelecer e manter um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.
Analisando as informações acima e sabedores da necessidade constante de oferecermos produtos e serviços que disponibilizem cada vez mais qualidade percebida aos nosso clientes, podemos afirmar:
A qualidade é uma importante ferramenta estratégica que visa fortalecer a imagem da organização junto ao seu mercado consumidor, garantindo sua vantagem competitiva, utilizando-se de normas e procedimentos internos que garantam padrão e confiabilidade em suas atividades internas.
O principal objetivo da gestão estratégica da qualidade é identificar possíveis gargalos nos processos e atividades das empresas baseados na certificação ISO, oferecendo um alto nível de satisfação aos clientes internos e atingindo os objetivos da organização.
A gestão estratégica da qualidade impõe a organização a consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada, onde a mesma precisa por em prática atividades que visam estabelecer e manter um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
8) O Ciclo de Deming, é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundotodo. Este sistema, amplamente divulgado tem como principal objetivo a melhoria contínua pela efetividade na solução de problemas. Marque a alternativa que CORRETAMENTE registra a sequencia de execução dos 4 (quatro) passos do ciclo.
a) Plan (planejar); Check (verificar); Act (agir); Do (fazer).
b) Plan (planejar); Do (fazer); Act (agir); Check (verificar).
c) Plan (planejar); Do (fazer); Check (verificar); Act (agir).
d) Plan (planejar); Act (agir); Do (fazer); Check (verificar).
9) O Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa, buscando com isso a constante redução de custo nos processos produtivos.
Baseado nos fatos acima expostos e na matéria apresentada em sala de aula desenvolva de maneira resumida, um texto dissertativo enfatizando aspectos que compõe o processo de Just In Time.
10) O conceito de 5S possui como base cinco palavras japonesas cujo objetivo é o de desenvolver “sensos” na organização e naturalmente nos trabalhadores que busca de maneira efetiva a melhoria do ambiente, procedimentos padronizados, organização, redução de custos, redução de pontos inseguros, dentre outros.
Em um desses “sensos” encontramos as seguintes características: 
Ambiente saudável e agradável;
Redução da possibilidade de acidentes;
Melhor conservação de ferramentas e equipamentos;
Melhoria no relacionamento interpessoal.
Podemos afirmar que tais características fazem parte do:
a) Senso de Utilização.
b) Senso de Limpeza.
c) Senso de Organização.
d) Senso de Autodisciplina.
d) Senso de Saúde.

Outros materiais