02 EMI
3 pág.

02 EMI

Disciplina:Projeto Integrado de Engenharia I1 materiais11 seguidores
Pré-visualização2 páginas
MODULO 1

Exercício 1:
Assinale a alternativa incorreta:
E) A Manutenção Preventiva consiste em um conjunto de procedimentos que se seguem após as falhas de um equipamento, baseado em um histórico preventivo, determinado, normalmente, pelo fabricante de tal equipamento. Exemplo: Devemos trocar o óleo do motor de nosso carro a cada dez mil quilômetros.

Exercício 2:
Você concorda com Drapinski ( livro "Manual de Manutenção Mecânica Básica", São Paulo, Edgard Blucher, Brasil, 1972), quando este afirama que "As falhas são inevitáveis quando aparecem em função do trabalho executado pela máquina"? Fundamente a sua crítica positiva ou negativa da opinião de Drapinski.

A) Padrão de resposta: A resposta deve abordar uma posição contrária à de Drapinski: as falha são evitáveis. No entanto, a afirmação de Drapinski deve ser explicada e justificada pela natureza do esgotamento das propriedades de um material ou produto, com o decorrer do tempo.

MODULO 2

Exercício 1:
A questão da escolha da metodologia manutenção para um sistema novo ou em operação é normalmente tratada de duas formas opostas: por meio de modelos matemáticos ou por critérios práticos. Qual das formas impõe o conhecimento subjetivo dos mantenedores?

A) R: a solução prática, embora para teorizar uma escolha do melhor método é necessário simular modelos com variáveis práticas e reais.

Exercício 2:
R.: Fala-se que a manutenção pode gerar uma vantagem competitiva sustentável para uma empresa. Assim, que aspectos devem ser considerados para uma avaliação da função manutenção como promotora de vantagens competitivas?

A) R: custos da manutenção e da não manutenção, confiabilidade, infraestrutura e equipamentos, arranjo produtivo, classificação de falhas e desgastes, exigências do mercado etc.

	Exercício 3:
Como pode ser entendida e viabilizada a busca da competitividade sustentável da empresa e em que medida a manutenção se enquadra neste contexto?

A) Pesquisar.
A) A preocupação com a questão ambiental tem levado o setor produtivo a desenvolver tecnologias e práticas produtivas menos poluentes e orientadas para a conservação do meio ambiente, gerando crescentes oportunidades de negócios a partir de inovações voltadas para a produção sustentável. É onde entra a manutenção preventiva, preditiva, planejada... Todo tipo de manutenção é sempre voltada ao bem estar do maquinário e direta ou indiretamente na prevenção da fabrica e imprecindivelmente do meio ambiente. Cada vez mais as empresas presam em prevenir o meio ambiente. Com isso gera-se a competitividade ambiental.

Exercício 4:
As atividades de manutenção podem ser tratadas sob três aspectos:
A) Atividades que evitam a deterioração, atividades que avaliam o estado do equipamento e atividades de recuperação e recondicionamento e a busca da competitividade sustentável da empresa se complementam.

MODULO 3

Exercício 1:
A respeito de manutenção preventiva, pode-se afirmar que:
B) Ela obedece a um padrão previamente esquematizado; estabelece paradas periódicas para troca de peças gastas, assegurando o funcionamento perfeito da máquina por um período predeterminado

Exercício 2:
São objetivos a serem alcançados pela instalação da manutenção preventiva:
A) Redução de custos; buscar incessantemente a ausência do evento catastrófico;  maior vida útil dos equipamentos

Exercício 3:
A manutenção preventiva é realizada mediante o acompanhamento direto e constante dos componentes ou equipamentos e com base em análises feitas com sensores ou parâmetros específicos, prescindindo das indicações do fabricante.
A) Errado

Exercício 4:
Das afirmações a seguir: 
I. MTTR é literalmente a média de tempo decorrida entre uma falha e a próxima vez em que ela irá ocorrer. Normalmente pessoas pensam nisto como uma média de tempo de alguma coisa funcionando até falhar e precisar ser reparada (novamente).
II. MTBF é a média de tempo que se leva para reparar alguma coisa depois de uma falha.
III. MTTE é a média de tempo entre troca de peças em regime de recorrência.
E) Todas estão incorretas.

MODULO 4

Exercício 1:
O tipo de manutenção que avalia a tendência evolutiva de um defeito é denominado manutenção:
C) Preditiva

Exercício 2:
O equipamento/instrumento utilizado na manutenção preditiva para identificar a necessidade de aperto em conectores elétricos é o:
C) ohmímetro

Exercício 3: O tipo de manutenção que avalia a tendência evolutiva de um defeito é denominado:
C) Manutenção Preditiva. 

Exercício 4:
Dentro das manutenções corretivas, existem dois tipos de manutenções a corretiva planejada e a corretiva não planejada. A partir daí, pode-se afirmar:
I- Ambas manutenções advêm do mesmo diagnóstico.
II- A manutenção corretiva planejada advém de um diagnóstico da manutenção preditiva.
III- A manutenção corretiva não planejada advém de um defeito ou defeitos não observados em manutenção preditiva ou causado por falhas ocultas ou ações externas.
Está CORRETA ou estão CORRETAS:
A) Apenas as afirmativas II e III. 

Exercício 5:
Dentro das manutenções corretivas, existem dois tipos de manutenções a corretiva planejada e a corretiva não planejada. A partir daí, pode-se afirmar:
I- Ambas manutenções advêm do mesmo diagnóstico.
II- A manutenção corretiva planejada advém de um diagnóstico da manutenção preditiva.
III- A manutenção corretiva não planejada advém de um defeito ou defeitos não observados em manutenção preditiva ou causado por falhas ocultas ou ações externas.
Está CORRETA ou estão CORRETAS:
A) Apenas as afirmativas II e III. 

Modulo 5

Exercício 1:
Na elaboração de um planejamento de manutenção existe uma seqüência ou um rol de atividades para o planejador atingir o plano de operação e emitir os documentos necessários. Coloque a sequência abaixo em ordem, numerando-a de 1 a 6:
a) ( ) Construir PERT-CPM
b) ( ) Determinar o tempo
c) ( ) Construir o diagrama de barras
d) ( ) Listar os serviços a serem executados
e) ( ) Determinar a seqüência lógica das operações através do diagrama
espinha de peixe
f) ( ) Emitir as ordens de serviço
A) 4, 2, 5, 1, 3, 6

Exercício 2:
O diagrama de construção gráfica simples que permite visualizar rapidamente a seqüência lógica de operações é o diagrama :
C) espinha de peixe

Exercício 3:
Para resolver as questões que o diagrama de Gantt não consegue solucionar, foram criados os diagramas:
B) PERT-COM

Exercício 4:
A sigla TPM significa:
C) Manutenção produtiva total
C) É um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos.

Exercício 5:
Os efeitos da TPM na melhoria dos recursos humanos são:
A) Aumento da atenção no trabalho; melhoria do espírito de equipe; satisfação pelo reconhecimento e melhoria nas habilidades de comunicação entre as pessoas.

Exercício 6:
Relacione a coluna 1 de acordo com a 2:
Coluna 1               Coluna 2
a) Seiri                1. ( ) Eliminar perdas.
b) Seiton             2. ( ) Limpeza, limpar sempre e não sujar.
c) Seiso              3. ( ) Arrumação.
d) Seiketsu        4. ( ) Disciplina.
e) Shitsuke        5. ( ) Treinar.
f) Shido              6. ( ) Realizar com determinação.
g) Seison          7. ( ) Eliminar o supérfluo.
h) Shikari yaro  8. ( ) Padronização.
                            9. ( ) Conserto.
A) 1) g; 2) b; 3) c; 4) e; 5) f; 6) h; 7) a; 8) d.

Modulo 6

Exercício 1:  
A amplitude do deslocamento de um ponto de uma estrutura de máquina em vibração é medida em:
A) micrômetro

Exercício 2:
Uma unidade usual de freqüência vibracional é o:
B) ciclo por minuto

Modulo 7

Exercício 1:
Podemos considerar que uma lubrificação está correta quando a máquina receber:
C) o lubrificante correto, no volume correto e no momento adequado

Exercício 2:
O aparelho utilizado para determinar o tamanho, a cor e a quantidade de partículas existentes em um lubrificante que atua em