Buscar

Case Bolos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estratégia de Operações
Case Bolos Fine
Integrantes:
Daniel Saraiva - 8966541
Felipe Rodrigues - 8966090
Llana Tamer - 8560514
Victor Capovila - 8966110
Victor Viana - 8560132
Questão 1:
A capacidade atual de trabalho é de 420 bolos de 1kg por mês e 210 bolos de 2kg por mês. Em um ano, a capacidade é de 5040 bolos de 1kg e 2520 bolos de 2kg. O peso total do produto (kg) não deve ser usado como medida de capacidade útil do negócio da Fine Country porque o uso dos recursos gastos para produção dos bolos de 1 kg e 2 kg não variam na mesma proporção que o peso, podendo levar a uma conclusão equivocada numa análise de capacidade versus demanda. No ano de 2010 a demanda por bolos total no ano é inferior a capacidade total anual, porém há uma grande sazonalidade no negócio, de modo que em 4 meses do ano a demanda pelo bolo de 1kg foi maior que a capacidade mensal e o mesmo ocorreu em 7 meses para os bolos de 2kg, sendo necessário fazer bateladas extra nos meses de março, abril, novembro e dezembro. Espera-se que a demanda cresça 27,1% para bolos de 1kg e 21,5% para bolos de 2 kg de modo que a capacidade produtiva atual não dará conta da demanda anual sem investimento em capacidade.
Questão 2:
A demanda por bolos de 1kg é sazonal a ponto de variar de 1600kg em dezembro para 80 kg em janeiro, uma redução de 95% na demanda. Porém a produção de bolos é constante de 420 bolos por mês com 21 dias úteis. Acredito que as vendas com desconto tenham se dado entre os meses de junho e agosto porque os níveis de estoque estavam acima da média anual (1140 bolos de 1kg) e esses produtos não poderiam ser armazenados para ser vendidos em dezembro (pico da demanda) em virtude do prazo de validade dos bolos.
Questão 3: 
Vender bolos nos pontos turísticos seria vantajoso para e empresa devido aos seguintes fatores: 
O poder de barganha dos compradores é menor, por isso, a empresa consegue vender com maior margem, e consequentemente, diminui a necessidade de se buscar um alto giro, isso exigirá menos da empresa, dado que sua capacidade produtiva é limitada e ela não pretende expandir consideravelmente, pois está limitada ao trabalho dos próprios donos da empresa.
O gráfico mostra que a demanda nos dois mercados, varejistas e pontos turísticos, possuem uma sazonalidade muito parecida, o coeficiente de correlação entre as duas é de 0,932, então o problema da sazonalidade não é um “driver” para a escolha de qual mercado atender. 
A sazonalidade da demanda pode ser melhor gerenciada pelo empresa se trabalhar somente com os clientes de pontos turísticos, porque para esse mercado eles poderiam estocar os bolos por 6 meses, enquanto que para os varejistas, eles podem estocar somente por 3 meses, isso traria grandes problemas nos meses mais próximos ao final do ano, pois a empresa não poderia se antecipar demasiadamente a demanda, pois corre o risco sobrecarregar a empresa, perder produtos pela questão da validade e também por falta de espaço no estoque. A seguir como e empresa deve planejar a sua produção.
Focando na produção apenas de bolos de 1kg, para atender ao mercado de pontos turísticos, a empresa conseguiria atender toda a demanda nos meses de janeiro a novembro, com perda de apenas 60 vendas no mês de dezembro, caso a empresa não queira aumentar as horas de trabalho para atender essa demanda. [Ver planilha “Análises”]
Obs.: No modelo, foi levado em consideração que os bolos de 1kg podem ser estocados por, no máximo, 6 meses.
Outros cenários possíveis:
Horas extras para atender todo o mercado de 1kg: caso a empresa aceitasse fazer hora extra, os dois donos teriam que trabalhar mais 3h por dia para conseguir produzir 440 bolos nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Atender só o mercado de 2kg: A empresa não conseguiria, sem fazer horas extras, atender o mercado de 2g em vários meses (janeiro, março, abril, maio, julho, novembro e dezembro), isso levaria a um desgaste da empresa com os clientes, gerando stress para os proprietários e possíveis perdas de grandes clientes, o que levaria a queda da demanda de forma muito brusca. Nesse cenário, a empresa corre o risco de prejuízos sucessivos por falta de clientes suficientes ou até de falência.
Com principal desvantagem de não atender os varejistas é a questão da logística. Vender para uma quantidade maior de consumidores demanda mais esforço e incerteza do que para poucos clientes. E também do ponto de vista gerencial, é muito mais fácil gerenciar poucos clientes, pois sua manutenção e relacionamento é mais fácil de pode ser mais pessoal, o que é vantajoso do ponto de vista da fidelização dos clientes. Porém, a empresa não tem capacidade produtiva para atender aos varejistas, isso pode levar ao descontentamento desses clientes e consequente perda dos mesmos no médio ou longo prazo. Isso considerando que a empresa não vai expandir a sua capacidade produtiva.
Questão 4:
O processo produtivo engloba diversas atividades citadas como preparar, assar, embalar, armazenar e vender os bolos, bem como planejar a produção e comprar insumos. Por outro lado, ao gerir uma "loja de fábrica" os empreendedores estarão expostos a novas atividades como gestão de categoria, atendimento ao cliente, caixa de pagamentos. Além de tomar tempo, sendo necessária contratação de mais funcionários, haverá novos custos como investimento para adequação do espaço à proposta de valor, aluguel, marketing, entre outros.
Questão 5:
A empresa ter que produzir bolos de variados tamanhos acarreta em problemas na produção devido aos seguintes fatores: 
Via de regra, quanto maior o mix de produtos, maiores são os custos. A empresa tem que utilizar fornos não totalmente adequados aos tipos de bolos, o que acarreta em perda de qualidade, como foi verificado na experiência que a empresa teve ano anterior; 
Além disso, os tempos de preparação do bolo são diferentes, 3 horas para bolos de 1kg e 4h30 para bolos de 2kg, produzir dos dois tipos pode levar a perda de tempo de uso do forno, devido a essa diferença de tempo e também da diferença de necessidade de produção de cada um. Com isso, o planejamento da produção se tornaria muito mais complexo e aumentaria muito a previsibilidade da capacidade produtiva.
Portanto, há muito problemas de se produzir os dois tipos de bolos, que vão desde a perda de qualidade até a perda de eficiência. Logo, a empresa deve focar na produção de apenas um único bolo. Nas questões acima essa recomendação é reforçada através de outras análises.

Outros materiais