Buscar

Operações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estratégia de Rede de suprimentos
Victor Capovila		Daniel Saraiva
 Ilana Tamer		 Guilherme Figueiredo
Victor Viana		Felipe Rodrigues 
Estratégia de rede de suprimentos
O que é estratégia de rede de suprimentos?
Estratégia de rede de suprimentos é a direção estratégica de relacionamengtos de uma organização com os fornecedores, os clientes, fornecedores dos fornecedores e clientes dos clientes, etc. 
Qual sua importância
Ela é importante para assegurar que a organização tenha um entendimento de sua rede de suprimento, isso trará benefícios para organização a longo prazo através da determinação dos relacionamentos adequados e suas diversas atividades e do entendimento de como esses relacionamentos afetarão o comportamento a rede de suprimentos. 
Modelo Atual da Volkswagen
Atualmente a fábrica da Volkswagen funciona totalmente liderada por fornecedores e não há nenhum funcionário da Volkswagen. Em outras palavras, ela funcionada totalmente como rede virtual de longo prazo.
Recomendamos que vocês abandonem esse modelo devido aos seguintes pontos:
Aumento de Margem da empresa
Como os fornecedores fazem todo o processo de produção eles capturam uma margem muito maior do produto e possuem poder dos fornecedores é elevado, porque toda a qualquer mudança deve ser feita com os 8 fornecedores, que são muito diferentes e com culturas e capacidades produtivas diferentes. Isso gera elevados custos internos para a Volkswagen conseguir gerir essa rede de fornecedores (Custos de Transação).
Sendo assim, se a Volkswagen internalizar essa produção, ela irá capturar uma parcela maior da cadeia de valor do negócio e também conseguirá aproveitar melhor a sua escala para barganhar por menores preços dos insumos de produção e aumentar a sua margem.
Aprendizado e possível expansão
Com a terceirização total do produto, a empresa deixar de adquirir esse know how internamente, caso ela opte por internalizar essa produção, ela terá maior controle da produção e irá desenvolver essa capacidade internamente e , com isso, ela poderá desenvolver essa competência na empresa, permitindo que ela expanda a produção de caminhões para outras regiões do mundo.
Aumento da qualidade e confiabilidade do produto
A empresa está unicamente na mão desses fornecedores, criando um monopólio interno deles fornecedores. Com isso, ela Volkswagen está totalmente dependentes desses parceiros e não tem muito controle sobre eles, o que compromete a confiabilidade.
Além disso, o mercado de caminhão exige maior customização, exigência que não é totalmente obedecida por esses fornecedores, isso reduz a percepção de qualidade do produto. 
Portanto, se a empresa optar por internalizar, ela terá maior controle sobre a qualidade e a confiabilidade do produto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais