Buscar

Resumo Coletivo Trombonie e Leonardo Operações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Materia da Prova:
Slack:
CAP 1 (X) - Pronto
CAP 2 (X) - Pronto
CAP 4 ( ) - Guilhem fazendo
CAP 5 ()
CAP 6 (X) Pronto
CAP 7 (X) Pronto
CAP 8 ( )
CAP 9 ( )
CAP 17 (X) - Pronto
CAP 18 ( )
Gaither e Frasier:
CAP 6 (x)
Ulrich e Eppinger:
CAP 1 ( )
CAP 2 ( )
 
Resumo Coletivo Fundamentos de Excelência em Operações
SLACK
CAP 1 
Capitulo 1: administração da produção
A essência da administração da produção é produzir e disponibilizar produtos e serviços que satisfaçam as exigências do mercado.
Todas as operações produzem produtos e serviços através da transformação de entradas em saídas, o que é chamado de modelo INPUT OUTPUT.
Input:
Recursos transformados: materiais, informação, consumidores, instalações, pessoal
Input de recursos de transformação, consistem em recursos que agem sobre os recursos transformados
Output: consumidores:
Dentro de uma operação, os mecanismos que transformam inputs em outputs são chamados de processos. Processos são o arranjo de recursos que produzem alguma mistura de produtos e serviços
Processos produtivos possuem características diferentes: embora as operações sejam similares entre si na forma de transformar recursos de input em output de bens e serviços, elas diferem em alguns aspectos , quatro dos quais são particularmente importantes:
Volume de output
Variedade do output
Variação da demanda do output
Grau de visibilidade que os consumidores possuem da produção do output: visibilidade significa o quanto das atividades de uma operação é percebida pelo consumidor. Em geral, operações de processamento de materiais estão mais expostas ao clientes
 
 CAP 2
Capítulo 2: Papel estratégico e objetivos da produção.
Quatro estágios da contribuição da produção: a habilidade de qualquer operação de exercer seus papéis na organização pode ser julgada pela consideração de seus propósitos ou aspirações organizacionais. Este modelo é usado para avaliar o papel e a contribuição da função produção
Estagio 1: neutralidade interna: a função produção está segurando a empresa quanto À sua eficácia competitiva, de tal modo que o cenário ideal seria passar despercebida ( internamente neutra), pois quando isso ocorre, ela não contribui para o insucesso da empresa.
Estágio 2: Neutralidade externa: a primeira etapa de rompimento do estágio 1 é a função produção começar a comparar-se com empresas ou organizações similares fora do mercado ( sendo externamente neutra), isso pode não conduzi-la imediatamente à primeira divisão de empresa do mercado, mas ao menos pode leva-la a comprar seu desempenho ao da concorrente e a tentar adotar melhores prática.
Estágio 3: apoio interno: a operação no estágio 3 está entre as melhores de sue mercado, ainda assim aspira a ser, a melhor do mercado. Isso é atingido obtendo uma visão clara da concorrência ou dos objetivos estratégicos da empresa e desenvolvendo os recursos de produção apropriados. A produção está tentando dar apoio interno ao fornecer uma estratégia de operações respeitável.
Estágio 4: apoio externo: uma empresa do estágio 4 vê a função produção como provedora da base para seu sucesso competitivo, a produção olha para o longo prazo. Ela consegue prever as prováveis mudanças nos mercados e na oferta de insumos e desenvolve capacidades que serão exigidas para competir nas condições futuras do mercado. A produção no estágio 4 é inovadora, criativa e proativa.
5 objetivos do desempenho:
Qualidade: exerce a maior influência na satisfação ou insatisfação do consumidor. Quanto menos erros em cada processo de operação, menos tempo será necessário para a correção e com isso menor os custos. Qualidade aumenta a confiabilidade
 Velocidade da operação interna: a resposta rápida aos consumidores externos é auxiliada sobretudo pela rapidez na tomada de decisão e na movimentação de materiais e das informações internas da operação. A velocidade é importante no sentido de reduzir estoques, velocidade reduz riscos.
Confiabilidade: significa fazer as coisas em tempos para os consumidores receberem seus bens exatamente quando necessários. É interessante ressaltar que o critério confiabilidade só pode ser julgado após o produto ou serviço ter sido entregue, entretanto no decorrer do tempo confiabilidade pode ser mais importante do que qualquer outro critério na hora de optar por escolher o mesmo produto/serviço ou não. Confiabilidade economiza tempo, e contribui para a estabilidade
Flexibilidade: significa ser capaz de alterar a operação de alguma forma( flexibilidade de produto, volume, composto e de entrega)
Um dos efeitos externos benéficos da flexibilidade de uma operação é a maior habilidade de uma operação de fazer coisas diferentes para diferentes consumidores, desta forma alta flexibilidade fornece a habilidade de produzir uma variedade alta de produtos e serviços. Agilidade é a combinação de todos os cinco objetivos de desempenho, especialmente flexibilidade e velocidade. Agilidade significa responder às exigências do mercado ao produzir produtos e serviços novos ou não, de forma rápida e flexível. Flexibilidade agiliza a resposta e gera economia de tempo, ao mesmo tempo que aumenta a confiabilidade.
 
Custo: para empresas que concorrem diretamente em preço, custo é o seu principal objetivo de produção
CAP 4 - Projeto de Processos
Atividade de Projeto - Conceber aparencia, o arranjo e a estrutura de algo antes de construi-lo.
Capítulo 6 – Projeto da Rede de Suprimento
Projeto da Rede → definição dos objetivos estratégicos
 	→ engloba: arranjo físico e fluxo; tecnologia de processo; projeto de produtos e serviços; projeto de trabalho.
Perspectiva da Rede → definir a operação no contexto de todas as outra operações com as quais interage: relações cliente-fornecedor → REDE IMEDIATA DE SUPRIMENTOS (fornecedores e clientes que têm contato direto com a operação) e REDE TOTAL DE SUPRIMENTOS (fornecedores e clientes de todas as camadas);
IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DA REDE DE SUPRIMENTOS:
→ Ajuda a compreender a competitividade: olhar além da relação imediata com fornecedores e clientes.
→ Ajuda a identificar elos significativos na rede: identificação das partes de rede que contribuem para os objetivos de desempenho valorizados pelos consumidores finais (análise a lado montante e jusante da rede).
→ Ajuda a focalizar questões de longo prazo: identificação e manutenção do elo fraco da rede (perspectiva de longo prazo auxilia na posição competitiva dos envolvidos).
DECISÕES DE PROJETO DA REDE DE SUPRIMENTOS:
→ Configuração da rede: influência da operação produtiva e análise da decisão de integração vertical (terceirização);
→ Decisões de localização: localização de cada operação da parte da rede pertencente à empresa;
→ Decisões de gestão de capacidade produtiva a longo prazo: tamanho, questões de expansão, análise da capacidade de demanda, etc.
CONFIGURAÇÃO DA REDE DE SUPRIMENTOS:
• Desintermediação: estabelecimento de contato direto com clientes de clientes e fornecedores de fornecedores → novos elos;
• Coopetição: relação entre fornecedores, consumidores, concorrentes e complementares → levar em consideração as necessidade do consumidor e o valor do fornecedor (indica o valor de uma rede como um todo);
• Integração Vertical: é o grau e extensão de propriedade que uma organização tem, na rede da qual faz parte. Pode-se considerar componentes ou atividades individuais (decisão de “fazer ou comprar”) ou a propriedade de toda a organização (“integração vertical”).
 
 
3 FATORES
→ Direção: integração vertical a montante ou upstream (estratégia de expandir-se no lado do fornecimento da rede); integração vertical a jusante ou downstream (estratégia de expandir-se para o lado da demanda).
→ Amplitude: nível de integração (decisões de integrar muito ou pouco).
→Equilíbrio entre etapas: exclusividade do relacionamento entre as operações
DECISÃO ENTRE TERCEIRIZAR E INTEGRAR VERTICALMENTE:
→ Decisão acerca do fornecimento interno ou terceirizado envolve perspectivas
dos objetivos de desempenho apropriados e competição de forma eficaz no mercado (melhor desempenho em quesitos importantes para clientes e fornecedores, como qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo).
→ A DECISÃO DE TERCEIRIZAR ENGLOBA OS OBJETIVOS DE DESEMPENHO E A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA A LONGO PRAZO DE CERTA ATIVIDADE (desempenho, habilidades e conhecimento especializado são fatores a se considerar);
LOCALIZAÇÃO DA CAPACIDADE:
→ Decisões de localização normalmente terão efeito nos custos de produção e habilidade de servir clientes. Decisão difícil de ser revertida devido aos custos de mudança envolvidos.
Razões para decisões de localização
• Alterações na demanda: mudança de localização pode ser causada por alterações na demanda de consumidores.
• Alterações no suprimento: alterações no custo, ou disponibilidade, do suprimento de insumos para a operação (verificação de alternativas similares e mais baratas).
Objetivos da decisão de localização
Atingir um equilíbrio adequado entre três objetivos relacionados:
• custos espacialmente variáveis (algo se altera com a localização geográfica) da operação;
• o serviço que a operação é capaz de prestar a seus clientes;
• a receita potencial da operação;
Hipótese: quanto melhor o serviço da operação prestado a seus clientes, tanto melhor será o seu potencial para atrair clientes e, consequentemente, gerar receita.
→ Preocupação em minimizar os custos espacialmente variáveis e maximizar as receitas/serviços ao cliente.
 
→ Influências do lado da oferta
• Custos da mão-de-obra (indicadores como “custo por hora” e “custo unitário”, sendo este último relevante para identificação de efeitos de produtividade);
• Custos e terreno (custo da aquisição de terreno pode ser fator relevante para decisão de localização);
• Custos de energia (dependendo da operação, disponibilidade de energia relativamente barata é levada em consideração);
• Custos de transporte (é considerado um fator do lado da oferta, porque, quando a localização muda, alteram-se os custos de transporte. Proximidade em relação às fontes de suprimentos domina a decisão de localização quando o custo do transporte dos insumos é alto ou dificil);
Fatores da comunidade: influenciam os custos de uma operação e que derivam do ambiente social, politico e economico do local
→ Influencias do lado da demanda
• Habilidade da mão-de-obra
• Adequação do local em si (locais diferentes possuem caracteristicas intrinsecas diferentes que podem afetar a habilidade de uma operação em atender a seus clientes e gerar receitas);
• Imagem do local (reputação advinda da localização);
• Conveniencia para os clientes (um dos fatores mais importantes, a localização determina o esforço que os clientes devem despender para utilizar a operação);
→ Técnicas de localização
• Pontuação Ponderada
• Método do centro de gravidade
 
 
 Capítulo 7 – Arranjo Físico e Fluxo
→ Diz respeito ao posicionamento físico dos seus recursos transformadores (empregados, máquinas, instalações) na operação produtiva;
→ Determina o fluxo físico dos recursos transformados (bens, informações, pessoas);
• 4 TIPOS:
→ Arranjo Físico Posicional ou Fixo;
→ Arranjo Físico Funcional (por processos);
→ Arranjo Físico Celular;
→ Arranjo Físico por Produto;
→ IMPORTÂNCIA:
• Maior produtividade na tarefas e procedimentos;
• Economia de tempo e recursos empregados;
• Minimização de custo dos fluxos e de movimentações internas de recursos e materiais;
• Maior organização e padronização dos fluxos de recursos, materiais ou clientes;
• Maior qualidade do produto e serviço;
• Maior ergonomia nas condições de trabalho;
• Melhoria no atendimento e satisfação do cliente;
 
→ Na competitividade:
•Custo (redução de custos com fluxos e movimentações de materiais e produtos acabados);
• Tempo (reduzir o tempo de atravessamento dos fluxos ou clientes e agilizar os prazos de entrega de produtos ou liberação dos clientes);
• Qualidade dos produtos e no atendimento dos clientes;
• Garantia de qualidade nos processos produtivos e maior ergonomia e qualidade de vida no trabalho);
• Flexibilidade e responsividade no atendimento de demandas dinâmicas em volume e variedade;
→ Princípios de elaboração:
§ Evitar ou minimizar cruzamentos de fluxos de máquinas, produtos, empregados e materiais
§ Evitar retornos ou várias passagens de um fluxo no mesmo ponto
§ Aproximar áreas com intenso fluxo entre elas
§ Distanciar áreas de baixa compatibilidade nas condições de operação
§ Maximizar exposição de produtos ao cliente
§ Clareza e precisão na informação da sequência do fluxo
§ Indicar área para circulação de matérias primas, pessoas e insumos
§ Idem para armazenagem de matérias primas, partes em processo, pessoas, etc.
§ Utilizar com vantagem a 3ª dimensão
§ Garantir acesso a agua, energia, gases industriais, etc. nos pontos necessários
§ Assegurar espaço e acesso à infraestrutura onde requerido
§ Garantir acesso para limpeza e manutenção
§ Garantir a segurança das atividades para pessoas e equipamentos
§ Permitir alterações decorrentes de mudanças na natureza, volume ou variedade das atividades realizadas
 
 
CAP 17
Capitulo 17
 
Alta qualidade => vantagem competitiva; Reduz custos e gera consumidores mais satisfeitos, o que permite aumentar vendas e preços
A visão da qualidade na operação: é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores
Lacuna de qualidade: Expectativa vs percepção
Se expectativa > percepção => ruim; oposto é bom
 
Problemas de qualidade
Lacunas:
1) Especificações da operação vs especificação do consumidor
Projeto técnico vs o que o consumidor espera. Projeta uma vida útil de 2 anos, mas o consumidor espera 5 anos
2) Lacuna conceito VS especificação
3) qualidade vs qualidade real
4) qualidade real vs imagem comunicada
 
Essas lacunas resultam em qualidade percebida pobre
Conformidade à Especificação: fazer um produto de acordo com as especificações de projeto
Planejamento e Controle (seis passos)
1) definir as características de qualidade do produto ou serviço
2) definir como medir cada característica de qualidade
3) Estabelecer padrões de qualidade para cada característica de qualidade
4) Controlar qualidade em relação a esses padrões
5) Encontrar e corrigir causas de má qualidade
6) Continuar a fazer melhoramentos
*Variáveis e Atributos: medidas utilizadas pela operação para descrever características de qualidade
Variáveis: podem ser medidos numa escala que varia (ex peso)
Atributos: são avaliados por julgamento e são binárias
O padrão de qualidade é o que define a fronteira entre o aceitável e o inaceitável.
Erro tipo I e do tipo II
Atravessar a rua
Decisões corretas:
i) Esperar quando a rua estiver com carros
ii) Atravessar quando a rua estiver vazia
 
Erro tipo 1: atravessar com a rua cheia
Erro tipo 2: não atravessar quando a rua estiver segura
 
Checks de qualidade: via amostragem
1) SPC Statistical Process Control
Grafico que analisa ao longo do tempo a qualidade de dado processo
Controles de processo demonstram que há sempre uma dispersão (media + desv pad)
Essa dispersão => faixa de tolerância
Capabilidade do Processo: medida da aceitabilidade da variação do processo
 
(LST - LIT)/6*desvpad = Cprocesso
 
Se Cprocesso > 1, processo é capaz, senão, não é capaz
Causas de variação assinalável (não é um erro comum, é fruto de uma variação particular e previsível)
Se a variação é muito grande, além das causas comuns, é provável que tenha sido causada por uma causa assinalável. Como estabelecer esse limite de controle? Tem que ter uma série histórica sem causas assinaláveis.
 
 
Função de Perda de Qualidade - perda de Taguchi
Qualidade orientada a metas. (essa função deixa o desvio padrão mais restrito apenas)
 
Plano de amostragem
se x < c aceita o lote; senao rejeita
x = qtd de peças com defeitos
c = qtd de aceitação
Gaither e Fraiser- Cap 6
A decisão de localização pode se dar em
vários níveis:
País, região, comunidade, etc.
A primeira questão a ser resolvida é a questão
Internacional x Doméstica
Essa decisão é influenciada por fatores políticos e econômicos, como estabilidade política, câmbio, custos de matéria prima e mão de obra, etc.
Em seguida, temos a decisâo regional, abordando fatores concentração de clientes, custos de terras, disponibilidade de materiais e sistemas de transporte.
Dentro da região, uma gama de comunidades é analisada para escolher melhor o local da instalação, onde vemos fatores serviços comunitarios, disponibilidade da mão de obra, etc
A ultima decisão é tomada no âmbito do local específico, sendo relevantes fatores serviços de transporte, custos de terrenos, industria existentes no local, etc
 
Abaixo mostramos fatores decisivos para categorias de negócio:
Mineração e Lavoura- grande quantidade de capital, matéria prima volumosa, poucos clientes
Deve-se colocar perto de suas fontes de matéria prima, buscando reduzir custos de transporte
Manufatura leve- instalação pequena, mão de obra expressiva, baixo custo de transporte, por serem produtos menores
Deve-se equilibrar entradas e saídas, levando em conta disponibilidade de mão de obra e mercado consumidor
Armazens- importante estar peto do mercado consumidor, mas reduzir custo de transporte
P&D- Deve pensar na atratividade para cientistas. Muitas empresas do ramo se colocam próximas beneficiando associações científicas
Tática de Preempção
Quando uma empresa anuncia o local de uma instalação, concorrentes podem procurar outro local para sua instalação, evitando super capacidade e a disputa entre as empresas
Instalações de vendas a varejo e outros serviços
Empresas de serviços tendem a se colocar perto de seu mercado. Na busca da localização ideal, busca-se seguir as etapas:
Pesquisa de Comportamento do Cliente
Pesquisa de mercado
Coleta de dados para cada possível localização
Projeções de lucros e receitas
Estudos antigos usufruiam a teoria do centro de gravidade, que entende que os clientes são atraídos para uma localização em proporção direta com a população existente na região imediata a localização e na proporção inversa a distancia desse local.
Localização de Industrias:
podemos dividir a localizaçãode Indústrias em 4 classes
A primeira supõe que uma industria recebe de várias fontes e entrega seu produto em vários destinos. Essa classe é conhecida como Análise convencional de custos.
 A segunda opção supõe que uma ou algumas instalações fontes se combinarão com fontes existentes para entregar para diversos destinos
 A Terceira classe propõe que um ou mais destinos a construir são combinados com destinos existentes, atendidos por várias fontes
A Segunda e a Terceira opção são classificadas como problema de transporte, sendo importante minimizar o custo de deslocamento.
A quarta classe, problema de transbordo, trata da localização de uma ou mais instalações que se combinarão com as instalações de fábricas existentes para serem atendidas por uma ou mais fontes existentes e que, por sua vez, abastecerão um ou mais destinos existentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais