Buscar

Atividade 1 Gestão de Operações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 - Abordagem PDCA
AeNok Park - 5946154
Elen - 8966072
Ivie Porto - 8561279
Reunião
Primeiramente, visto que o problema apresenta que o gestor não tem conseguido ouvir a opinião de todos os envolvidos no problema quanto às embalagens, sugere-se que ele reúna apenas as pessoas que estão essencialmente envolvidas com o problema, como:
Gerente de Desempenho
Responsável pelo maquinário
Gerente de compras
Gestor de manutenção
Responsável pelos operários das máquinas
Abordagem para resolução do problema
Quanto à abordagem que deve ser utilizada para se elaborar as reuniões, recomenda-se que se analise os relatórios de cada um dos presentes na reunião, iniciando-se pelo relatório de desempenho, até a avaliação de se houve alguma alteração nos fornecedores ou na matéria-prima utilizada.
Em seguida, recomenda-se a utilização do ciclo PDCA:
Planejar (Plan)
Executar (Do)
Verificar (Check)
Agir (Act/Adjust)
A primeira etapa, planejamento, caracteriza-se pelo estabelecimento de um objetivo a ser alcançado (nesse caso resolver o problema apresentado na embalagem fabricada), e em seguida a elaboração de um plano de solução a ser seguido pelo departamento, que deve estar alinhado às diretrizes da empresa. É fundamental que tal plano seja prático e com metas claras estabelecidas.
A segunda etapa é a de execução. Nessa etapa deve-se executar o plano proposto, observando as mudanças e detalhes relevantes sobre o processo, além de serem coletados os dados para a análise nas próximas etapas.
Segue-se a etapa de checagem, ou seja, deve-se comparar os resultados com a meta proposta, além de identificar desvios na implementação do plano.
Por fim, deve-se ajustar o plano para o futuro. Caso os resultados forem melhores do que a meta, estes deverão se tornar a nova meta para as iterações seguintes. Se a meta não foi cumprida, ela é mantida. Caso houver discrepância entre o plano e a implementação, deve-se averiguar o motivo e corrigir as falhas. Após esta etapa reinicia-se o ciclo, levando em consideração tudo o que se aprendeu -  registros são feitos para melhorar continuadamente os processos do ciclo.

Outros materiais