Buscar

EAD 350 1 Sem 2014 instruções para uso do PAJEK e NETDRAW

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EAD 350 2 Sem 2013
Métricas para análise de Redes sociais
Uso do software PAJEK
Este software tem um número bem maior de funções que o Netdraw, mas não é de uso tão amigável. Usaremos o Pajek para análise de distancias e fluxo em redes (não necessariamente redes sociais)
Para carregar um arquivo de dados use as instruções:
Abrir o programa Pajek: no conjunto de linhas “Networks” clique no ícone amarelo de abrir arquivo e selecione o seu arquivo de dados do diretório
Para obter um desenho da rede com todos os valores
Clique no comando “Draw” e escolha a opção “Draw” e depois “Network” para ter o desenho da rede. Estando na tela de Draw, para ter a identificação dos nós, clique no comando “Options” e escolha o comando “Mark vertices using”. Você pode optar então por “labels”, que é a identificação original do nó, ou então “numbers”, que a renumeração seqüencial feita pelo Pajek. Você precisará destes números sequenciais para as análises de distancia e fluxo descritas a seguir. 
Para ter um desenho mais adequado da rede: Layout – Energy – “Kamada-Kawai” – Free
Para as analises que serão feitas durante a 2ª aula transformaremos a rede de arcos orientados para arestas sem orientação. Isto é feito através da sequencia de comandos: 
Network – Create new network – Transform – “Arcs -> Edges” – All- “Create a new network as a result?” – responder “yes”; na janela “Remove multiple lines?” – responder: OK
Sempre que desejar ter o desenho de uma rede, marque o conjunto correspondente (neste caso “Networks”) e acione o comando “Draw”, como descrito acima.
Distancia entre dois nós: use a seqüência de comandos:
Network – Create new network – Subnetwork with paths-one shortest path between 2 vertices ou então “all shortest paths”, conforme sua conveniência.
Na 1a janela que se abre escolha o número (não o label original) do nó de origem e na 2ª janela o número do nó de destino. A rede resultante será armazenada na linha “Partitions”. Marcando esta linha, você pode novamente executar o comando Draw para ter o desenho do caminho resultante.
Fluxo máximo entre dois nós: 
Network – Create new network –Subnetwork with Flows – Maximum flow between two vértices “e indicando os números dos nós de origem e de destino.
Recomenda-se explorar ainda outras potencialidades do software Pajek. No material de aula há referencias (manual de usuário, etc) do Pajek.
�
Uso do software Netdraw 
Para carregar um arquivo de dados:
Da página da disciplina no Erudito baixe os arquivos de dados (no formato .net ou .txt) para a “área de trabalho” ou outra pasta. 
Abrir o programa Netdraw e escolher a seqüência de comandos:
File – Open – Pajek text file – Network data. 
Indique o nome do arquivo a ser carregado e marque OK para carregar o arquivo.
Para exibição da rede, você pode melhorar a aparência, clicando em uma das funções “raio amarelo” (a 10ª e 11ª opção da esquerda para a direita) – são funções que criam uma nova disposição dos nós na tela. Além disto, você pode alterar a forma e cor dos nós e dos números dos nós.
Análises feitas em aula	
Identificação de subgrupos homogêneos: 
Use a sequencia de comandos: 
	Analysis – Subgroups – Factions. Escolha o número de grupos desejado e clique “Go”. Esta análise pode ser repetida para diferentes opções de número de grupos
Métricas de centralidade de nós
Para calcular as métricas use a seqüência de comandos:
	Analysis – Centrality measures. Na janela que se abrirá escolha a métrica que deverá ser usada para definir o tamanho da representação dos nós na rede. Deixe marcadas todas as métricas e marque ainda: Direction – Undirected versions.
	Para obter os valores das métricas para um determinado nó, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre o nó. 
Na aula nós exploramos as métricas “betweenness” e “closenness”. Veja nos textos de referencia a definição precisa de cada uma delas
Em aula nós exploraremos o conceito de “ego networks”. 
Escolher o comando “Ego”. Na janela que se abrirá marque no quadro da direita o número do nó de referencia (o “ego”). Escolha a distancia de saída e de entrada, que definirá a quantidade de nós da rede que serão exibidos (número de conexões necessárias para atingir cada um dos nós a partir do nó de referencia)

Outros materiais