Buscar

AULA 03 CONCEITO DE EMPRESÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �2�
 EMPRESARIAL
CONCEITO DE EMPRESÁRIO E ATIVIDADE ECONÔMICA EMPRESARIAL
1) Conceito legal de empresário (art. 966, do Código Civil):
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.
Elementos: 
a) Profissionalismo: Necessário que tenha habitualidade e pessoalidade (os funcionários exercem atividade empresarial em nome do empregador). MAIS IMPORTANTE: MONÓPOLIO DAS INFORMAÇÕES ACERCA DO PRODUTO OU SERVIÇO OBJETO DE SUA EMPRESA.
b) Atividade: a empresa é uma atividade que o empresário exerce. Empresa (atividade) ( Empresário individual (a pessoa que exerce a atividade) ( Estabelecimento empresarial (é o fundo do comércio, ou seja, todo o patrimônio que compõe a empresa, seja corpóreo ou incorpóreo) ( Sociedade empresarial (grupo de pessoas que se unem – pessoa jurídica, para exercerem uma atividade empresarial).
ATENÇÃO: Nos dias de hoje, vigora no direito empresarial / comercial, o princípio da preservação da empresa, ou seja, a sociedade deve buscar todos os recursos disponíveis para mantença das empresas no mercado. A sociedade atual depende muito dessas organizações para satisfação de suas necessidades, sejam vitais ou não.
c) Econômica: busca o lucro.
d) Organizada: a atividade é empresarial quanto articula os quatros fatores de produção: capital, mão-de-obra, insumos e tecnologia. Repisa-se: não é empresário quem explora atividade econômica sem alguns desses fatores.
e) Produção ou circulação de bens ou serviços: Fabricação, produção desses bens ou serviços.
f) Circulação de bens ou serviços: a atividade de circular bens é a o comércio, em sua manifestação originária.
g) Bens ou serviços: os bens são corpóreos ou incorpóreos, enquanto nos serviços não há materialidade. Atenção: Há uma discussão acerca da internete ser considerada um bem ou serviço corpóreo ou não. Isso, porque, a atividade econômica é desenvolvida virtualmente, restando ausente o requisito da pessoalidade (item a).
2) Atividades econômicas civis – não empresariais (definição da condição jurídica):
Sabemos que a atividade empresarial é aquela desenvolvida profissionalmente e com habitualidade, seja por um empresário individual, seja por uma sociedade empresária, de forma economicamente organizada, voltada à produção ou circulação de mercadorias ou serviços.
Pergunta-se: O que, então, seria atividade econômica civil, ou seja, não empresarial?
04 são as hipóteses em que atividade econômica desenvolvida não é empresarial:
a) Aquelas atividades que não se enquadram no conceito legal de empresário. Exemplos: aqueles que trabalham em casa; vendedores de rua, etc.
b) Profissional intelectual (natureza científica, literária e artística) – art. 966, parágrafo único do Código Civil. Entretanto, se a atividade começar a organizar os 04 fatores de produção (capital, mão-de-obra, tecnologia e insumos), passará a ser empresarial. Exemplo: o profissional intelectual torna-se elemento da empresa (médico...clínica...hospital....plano de saúde....etc).
c) Atividades rurais (que explora a agricultura familiar, a pecuária, a mineração, etc.). Entretanto, se a atividade rural começar a articular os 04 fatores de produção (capital, mão-de-obra, tecnologia e insumos), passará a ser empresária. Bastará ao empresário requerer sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis (Junta Comercial).
d) Cooperativas (Lei nº 5.764/71 e arts. 1.093 a 1.096, do Código Civil). Apesar de normalmente exercerem atividades ditas empresariais, serão sempre consideradas como exercentes de atividades econômicas civis, ou seja, não empresariais. Imposição legal importante para separá-la do caráter mercantil, lucrativo e capitalista da empresa. Aliás, uma cooperativa é uma forma alternativa ao modelo econômico capitalista tradicional.

Outros materiais