Buscar

cont. met. hist. e geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Leia a citação a seguir e assinale a alternativa correta: "É perigoso quando a história toma como inspiração primária a ideia de preservar a memória individual ou a ideia de que deva funcionar como uma forma de comemoração. E tampouco devemos ver a história como uma forma de tradição, a despeito das afinidades entre história e tradição. O ato de submergir a história na memória, na comemoração ou na tradição tende a apagar a função crítica da historia(Megill, 2007, p.36)".
		
	
	Para Megill, a memória é um conceito idêntico ao de comemoração e de tradição.
	
	O pesquisador acredita que a memória individual não pode fornecer subsídios para o historiador.
	
	Para Megill, as mudanças ocorrem apenas no plano físico.
	
	Para Megill, a história não possui qualquer parentesco com a memória.
	 
	Segundo o autor, a memória não possui necessariamente o mesmo rigor crítico da história.
	
	 
	Ref.: 201601744141
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental  realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo  indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções,  ela atendeu  de modo mais completo, com essa atividade?
		
	
	Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
	
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
 
	 
	Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
	
	Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
	
	Refletir sobre as semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
	
	 
	Ref.: 201602240994
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os alunos do 3º ano do ensino Fundamental , em um trabalho de campo, reconheceram no espaço onde a escola está inserida uma área de mata Atlântica devastada pela ocupação . Desenvolveram um trabalho de pesquisa muito interessante. Esse trabalho inclui-se no conteúdo cujo tema é:
		
	
	O caminho casa escola
	 
	Aspectos naturais do bairro da escola
	
	O Brasil e o relevo
	
	Os problemas climáticos do Estado
	
	O município e a devastação fluvial
	
	 
	Ref.: 201601685044
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais / Geografia e História. Ensino Fundamental. MEC/SEE 1997 este é um dos objetivos específicos a serem alcançados pela Geografia e a História na 1ª fase do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano): reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social. Esse objetivo pode ser construído de modo mais claro, a partir do seguinte conteúdo de Geografia:
		
	
	a distribuição populacional
	
	o Brasil e o seu litoral;
	 
	o bairro em que a criança mora;
	
	os países que fazem fronteiras com o Brasil;
	
	o nordeste brasileiro e o açúcar;
	
	 
	Ref.: 201602628199
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A ciencia História, ao longo de sua existência, foi definida de diversas formas, mas basicamente todas as definições dadas a ela giram em torno do conceito de que a História estuda os processos de mudanças e permanencias ocorridas nas sociedades humanas. Para o historiador Marc Bloch a História é antes de mais nada definida como:
		
	
	ciência complementar da Politica, pois todo e qualquer fato histórico esta intimamente ligado as formas de organização politica das sociedades.
	
	a História é um todo complexo e único, que estuda todas as formas de vida do planeta e as suas interdependências ao longo dos séculos.
	
	uma ciência complementar da Antropologia, pois estuda basicamente o homem e sua evolução cultural
	 
	ciência que estuda os seres humanos no tempo, privilegiando os fatos que afetam toda sociedade.
	
	uma ciência biológica pois estuda o homem e sua relação com a natureza, extraindo dela seus alimentos e assim biologicamente evoluindo
	
	 
	Ref.: 201601623923
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No primeiro dia de aula desta disciplina, no curso de Pedagogia, o professor pediu a seus alunos que elaborassem uma definição para História. Um grupo de alunos apresentou a seguinte definição: "História é a área do conhecimento que estuda o passado humano com o objetivo de entender melhor o presente." O professor provocou sua turma a ir além deste conceito para que o principal objetivo do conhecimento histórico fosse compreendido. Esse objetivo constitui-se em:
		
	
	Perceber que o passado é um aglomerado de ações e fatos que se perpetuam no presente.
	
	Transmitir verdades e valores sociais a partir de informações baseadas em filiações ideológicas.
	 
	Compreender a estrutura, a conjuntura, os sujeitos históricos e as relações entre eles em diferentes tempos e espaços.
	
	Desenvolver comportamentos de neutralidade diante da diversidade cultural.
	
	Buscar no passado as explicações e justificativas para as ações e as ideologias do presente.
	
	 
	Ref.: 201602227675
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Por envolver a sociedade e a natureza e ter uma amplitude universal, o principal conceito da Geografia é o:
		
	
	Lugar
	
	Território
	
	Região
	
	Nação
	 
	Espaço
	
	 
	Ref.: 201602589824
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As diferentes formas de abordar e ensinar História e Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
		
	
	Observamos que os conteúdos de História presentes no currículo escolar, bem como a sua fundamentação teórica e metodológica, não representam mais um importante instrumento ideológico nas mãos de diferentes segmentos políticos e sociais.
	
	As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
	
	Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente considerado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
	 
	Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
	
	As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.

Outros materiais