Buscar

APOL 2 NOTA 100 NEIDE 15.03.18

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 2 NOTA 100 NEIDE 15/03/18
Questão 1/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
“O comportamento é a maneira de se comportar de proceder das pessoas ou dos organismos perante os estímulos e em relação ao entorno. Assim, podemos afirmar que o comportamento organizacional é o estudo sistemático das ações e atitudes das pessoas nas organizações”.
Abaixo existe uma série de afirmações sobre os elementos, os processos e ciências que integram o comportamento organizacional. Classifique-os como verdadeiros ou falsos e depois assinale a alternativa correta.
I - Uma organização precisa ter políticas explícitas ou implícitas que orientarão a tomada de decisão.
II - Não há um pano de fundo comum às diversas abordagens sobre funções, papéis, habilidades e atividades de administração, pois todas elas reconhecem a importância da gestão de pessoas.
III - As habilidades técnicas são necessárias em um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, os executivos dependem muito dessas habilidades técnicas e, portanto, elas são suficientes para o sucesso das atividades de gestão.
IV - Quando um executivo desempenha o papel de relacionamento interpessoal precisa realizar tarefas de natureza cerimonial e simbólica.
V - A sociologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. O trabalho dos sociólogos sobre culturas e ambientes, ajuda a compreender as diferenças de valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações.
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa II  está correta.                    
	
	D
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as afirmativa estão corretas
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos
Leia o texto a seguir:
A gestão de talentos é considerada a estratégia de negócios mais importante para uma corporação por executivos do mundo todo. Ainda assim, boa parte admite que a própria empresa não tem uma estratégia para essa área implementada e acha que não possui as pessoas certas para liderar a companhia.
Os resultados são de uma pequisa global, que incluiu o Brasil, feita pela consultoria de recrutamento para altos executivos Korn/Ferry com a participação de mais de cem profissionais. De acordo com o estudo, quase metade (45%) escolheu a gestão de talentos como estratégia corporativa mais importante para a empresa – mais do que marketing (selecionado por 26%), gestão financeira (21%) e capitalização (7%). No entanto, 35% dizem que a empresa não possui uma estratégia definida para a atração, retenção e gestão de talentos.
 Disponível em: (http://abrhba.org.br/noticia/gestao-de-talentos-e-estrategia-mais-importante-dizem-executivos)
Considerando o texto, conclui-se, com base nos dados apresentados, que:
	
	A
	Todas as empresas que valorizam em primeiro lugar a gestão de talentos têm um
 plano de ação para pô-la em prática.
	
	B
	Segundo a pesquisa, esta é a ordem crescente de importância para o sucesso de
 uma empresa: 1o) ter alto capital de investimento; 2o) um bom plano de marketing; 
3o) uma gestão financeira rigorosa e detalhada; 4o) uma política bem estruturada de
 valorização e gestão de talentos.
	
	C
	Praticamente, todas as empresas têm uma estratégia definida para atrair, reter e 
gerenciar os seus talentos.
	
	D
	A gestão de talentos é a principal estratégia para o sucesso de uma empresa.
	
	E
	A gestão de talentos na empresa não é um fator relevante do sucesso 
organizacional.
Questão 3/5 - Gestão de Recursos Humanos
Leia o texto abaixo:
As mídias sociais já mudaram a forma de consumir conteúdo e produtos. Boa parte das empresas tem investido em estratégias para engajar pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca no meio digital. A mudança tem impactado diversas áreas, entre elas a de Recrutamento e Seleção, e o ‘caçador de talentos’ do futuro precisa estar conectado e antenado às mudanças no universo digital, cuidar da sua imagem na rede e ser heavy user, pois isso pode ajudar no processo de Hunting de profissionais.
Antes, os profissionais que atuavam nessa área sonhavam com ferramentas que permitissem acompanhar o dia-a-dia, desempenho, e que pudessem traçar perfis de candidatos. Hoje, essa realidade está mudando em algumas empresas, que entenderam a importância das ferramentas para otimização do tempo.
O recrutador deve ser meio ‘Geek’, pois ele terá disponíveis mais informações de inteligência para apoiar a tomada de decisões, e saber trafegar muito bem no universo digital. Ele não pode ficar restrito apenas ao Facebook, WhatsApp e Twitter, mas entender bem de plataformas de networking e Staffing, como LinkedIn e Glassdoor, e estar por dentro das mídias que podem ser a próxima ‘onda’ na rede.
(Disponível em: http://www.abrhbrasil.org.br/cms/materias/artigos/novo-perfil-do-profissional-de-recrutamento-e-selecao/)
Com base no texto, avalie as afirmações seguintes.
I - Não há relação significativa entre gestão de RH e midias digitais.
II - Atualmente, o gestor do Recursos Humanos necessita ter um bom domínio das midias digitais para exercer a sua função.
III - A tomada de decisões será facilitada pelo acesso a informações de inteligência mediante o uso do universo digital.
É CORRETO o que se afirma em
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e II, apenas
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, apenas.
Questão 4/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Sabemos que existem três elementos básicos nas organizações, ou seja, indivíduos, tarefas e grupos, o importante, na análise de uma organização, não são esses elementos em si, mas antes o relacionamento que existe entre eles. De fato, em última análise, estamos interessados em como os indivíduos e grupos executam as tarefas e as consequências destas no comportamento individual ou grupal, e não a simples existência daqueles elementos.
A empresa Agatha trabalha no mercado há 25 anos com insumos para a indústria moveleira (dobradiças, puxadores, corrediças, etc.), em sua Gestão de Pessoas, ainda não há uma avaliação de desempenho e tampouco uma remuneração por meritocracia. Fernandes, Supervisor da área Comercial tem sentido o grupo pouco envolvido nas atividades rotineiras e também nos novos projetos que estão em andamento, não demonstrando interesse e empenho em realiza-los.
Com base nas informações da empresa Agatha, podemos afirmar que:
I – O problema da empresa Agatha está na área Comercial e nos perfis estabelecidos para seleção destes profissionais.
II – Podemos afirmar que enquanto os indivíduos executam tarefas, muito do trabalho organizacional é realizado por conjuntos de pessoas trabalhando de maneira ordenada, o que parece ser o caso da empresa Agatha.
III – O importante na análise da Agatha não são os fatos isolados da área Comercial, mas sim entender como os empregados estão interagindo com as suas tarefas, com os colegas de trabalho e como a organização lida com as demandas.
IV – Para entendermos o que se passa na empresa Agatha, precisamos compreender como as relações, os conflitos e o poder são tratados e coordenados pelos níveis tático e estratégico.
	
	A
	As alternativas I e IV estão corretas.
	
	B
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	C
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	D
	As alternativas III e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 5/5 - Gestão de Recursos Humanos
Leia o texto abaixo:                    
Considerando a organização como um sistema aberto, sujeito a todo tipo de influência do meio que o circunda, e como sendo formado por vários subsistemas, se torna necessária a modernização constante das ferramentas e procedimentos organizacionais no sentido de se reduzir custos e aumentar produtividade com qualidade de forma queo espaço no mercado seja mantido ou até mesmo ampliado. Esta nova era, requer também que os profissionais responsáveis pelo gerenciamento dos negócios sejam pessoas bem mais qualificadas (talentos).
Sabendo que a qualidade da equipe de trabalho é o que faz a diferença entre as empresas bem-sucedidas e que o treinamento, desenvolvimento profissional e organizacional são alimentadores das capacidades, da satisfação e da autoestima dos funcionários, torna-se cada vez mais imperativo que as organizações mantenham uma área de T&D focada nos resultados do negócio.       
(Disponível em: http://www.abrham.com.br/site/artigo) 
Considerando as idéias acima, avalie as afirmações a seguir.
I - As organizações empresariais devem funcionar independentemente do meio em que estão inseridas.
II - Bom gerenciamento dos negócios só é possível com pessoas talentosas.
III - As empresas bem sucedidas valorizam e investem em seus profissionais.
IV - Para que uma empresa cresça e amplie o seu mercado basta que disponha de capital suficiente. 
É CORRETO o que se afirma em
	
	A
	I, II, III e IV.
	
	B
	IV, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I, apenas.

Outros materiais