Buscar

Estudo Dirigido Prof. Carla Motivação e Emoção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Estácio Fase
Disciplina: Psicologia da Motivação e Emoção
Aluna: Jhoncimara da Silva Lima
Estudo Dirigido - Respostas
1º) É compreender como a motivação participa, influência, e auxilia uma pessoa a manter o fluxo de um comportamento
2º) As experiências internas são: Nessecidades, Cognição e Emoção. Elas geram no indivíduo tendências de aproximação ou de afastamento.
3º) Eventos externos são as propostas oferecidas pelo ambiente social e cultural. Que atraem ou repelem o indivíduo, levando- o a se comprometer com certas situações ou evitá- las.
4º) Necessidades: São condições internas essenciais para a manutenção da vida e para a aquisição de crescimento e bem estar. Podem ser: Biológica, como a fome e a sede ou Psicológica, como a competência e o pertencimento.
 Cognição: São eventos mentais - pensamentos, crenças, expectativas e auto - conceito
 Emoções: São fenômenos subjetivos, fisiológicos, funcionais e expressivos, ou seja, temos respostas físicas ( fome, alegria...)tem um sentido, é observável. De custa duração que demonstram como reagimos adaptativamente aos acontecimentos importantes da vida.
5º) Atenção, empenho, persistência, latência, escolha, probabilidade de resposta, expressões faciais e gestos corporais.
6º) É preciso acompanhar o comportamento, a emoção, a cognição e a voz da pessoa observada.
7º) Fenômenos subjetivos, fisiológicos, funcionais e expressivos. É da emoção que vem a raiva e o medo.
8º) Sentimentos: São subjetivos, descrições verbais da experência. Prontidão fisiológica: É como o corpo de mobiliza para dar conta das situações. Função: O que queremos obter especificamente em um dado momento. Expressão: Como comunicamos a nossa experência publicamente.
9º) As Três grandes teorias da motivação
1ª grande teoria - Vontade: ( Descartes) 
Para Descartes a principal força motivacional era a vontade. Uma vez compreendida, entendia- se a motivação.Cpaz de controlar o apetite e as paixões segundo os interesses da virtude e a salvação da alma.
2ª grande teoria - Instinto: (Charles Darwin, William James, Mc Dougall).
Teoria da evolução da espécie, todo comportamento humano seria instintivo. Houve o afastamento das teorias de conceitos motivacionais mais mentalísticos, como por exemplo a vontade. Aproximação dos conceitos mecanicistas e genéticos. Para explicar um comportamento adaptativo aparentemente pré- determinado, Darwin propôs o instinto.
3ª grande teoria - Impulso: ( Sigmund Freud 1915 e Clark Hull 1943).
Usa a biologia como explicação, segundo o qual a função do comportamento está a serviço das necessidades corporais, ou seja, que o nosso comportamento existe todo em função de satisfazer as demandas físicas. A necessidade biológica cria o impulso, e é o impulso que faz o comportamento acontece.
10º) Nos anos 70 a motivação como todo campo da psicologia se tornouacentuadamente cognitiva e ficou conhecida como Revolução Cognitiva.
11º) A partir do momento que se entendeu que existe circunstâncias e pessoas diferentes. Por isso não poderia apenas um conceito explicar todo o comportamento humano. Já as mineteorias compreende e investiga os aspectos específicos da motivação, e não a motivação como um todo como dizia as grandes teorias. A partir desse momento passou a entender que apenas um conceitonão daria certo para explicar todo o comportamento humano.
12ª) Motivação Intrínseca: Diz respeito as recompensas que se originam da atividade em si, ou seja, faço algo porque é prazeroso. Satisfação interna, são realizadas pelo prazer que tais atividades proporcionam.
Ex: Leio porque gosto de lê
13º) Motivação Extrínseca: Se refere á recompensas que não são obtidas na atividade em si, ou seja, quando fazemos algo apenas para obter alguma recompensa.
Ex: Faço um favor a alguém quando sei que irei ganhar algo em troca.
14º) Teoria de Maslow- Hierarquia das Necessidades
 
-Necessidades Fisiológicas: Relacionada com a necessidade de oxigênio, água, e comida.
- Necessidade de Segurança: Manifesta-se pelo comportamento de evitar o perigo.
- Necessidade de amor e filiação: Expressa o desejo de todas as pessoas de se relacionarem afetivamente com os outros, de pertecerem a um grupo.
- Necessidade de Estima: Nos leva a procurar a valorização e o reconhecimento por parte dos outros.
- Necessidade de auto-realização: Realizar nossos planos e sonhos, e alcançar nossos objetivos.
 
15º) Crítica feita a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow;
Por ele ter infatizado que seria indispensável satisfazer as necessidades da base para assim conseguri satisfazer as outras necessidades hierarquicamente.Foram feito testes, e alguns resultados que a necessidade de auto- realização somente as motivações mais básicas são satsifeitas, outros mostraram que não.
16º) Porque envolve além das funções orgânica, vários processos cognitivos, culturais e sociais, que influenciarão o ato de comer e o aparecimento de transtornos alimentares.
17º) As influências culturais tem muito haver com a escolha do alimento, até a quantidade que voçê vai comer. A cultura irá influenciar mito na escolha do que iremos comer.
18º) Anorexia : Caracteriza- se pela perda de peso auto- induzida por falta de não comeralimentod que engordam ou por induzir vômitos. Há uma busca implacável pela magreza. O peso corporal é mantido pelo menos a 15% a baixo do esperado.
 A pessoa que tem esse distúrbio não sente culpa, corta totalmente a comida ou quando come alguma comida, induz o vômito e pode ser fatal.
19º) Os quatro sintomas da Anorexa Nervosa:
- Medo intenso de engordar, que continua por longo tenpo mesmo ela perdendo peso;
- Sente- se encomodado com a imagem física. Ex. : Reclama sempre que esta gordo, mesmo estando extremamente magro.
- Recusa- se a manter um peso corporal igual ou acima ao mínimo considerado normal para sua idade e altura.
- Nas mulheres a ausência de pelo menos 3 ciclos mentruais consecutivos.
 
20º)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais