Buscar

A importancia da consultoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento
Qual a importância de uma consultoria para a organização?
Hoje as empresas estão cada vez mais atenta á importância da Consultoria empresarial, principalmente aquelas que almejam maior visibilidade junto ao seu público alvo.
A consultoria auxilia a busca pelo crescimento através de novas práticas e aperfeiçoamento de metodologias. O primeiro passo para uma boa consultoria é avaliar os profissionais que as compõem, que devem ser pessoas capacitadas as tais funções de maneira eficiente e produtiva.
Uma das funções que o consultor deve apresentar a organização, é o de máximo apoio, assim como uma visão critica empresarial, desenvolver soluções para os problemas já existentes na empresa e também para os problemas futuros, além de implementar novas ideias.
Para a empresa alcançar os espaços desejados e obter o máximo de resultados e lucratividades à consultoria é uma ajuda fundamental. Vale ressaltar também que cada consultoria é realizada de forma personalizada, conforme as necessidades da empresa.
 "A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros." BLOCK(2001,p.XXII)
Tabela 1- Etapas da Consultoria
Diagnóstico empresarial
O consultor pesquisa os recursos da organização, seus resultados, as políticas e padrões de administração, para definir suas forças e fraquezas e identificar problemas-chave que impactam no desenvolvimento do negócio.
Pesquisas e estudos especiais
O consultor atua focado em assunto de importância para a organização, sendo que ao encerrar o trabalho, submete um relatório final, discutindo-o com o cliente
Elaboração de soluções para problemas específicos
Neste serviço o cliente necessita mais do que um diagnóstico, precisa de soluções para problemas específicos. O trabalho estará concluído quando o cliente entender que recebeu uma solução adequada para seu problema
Assistência na implementação
Após o diagnóstico e a elaboração da solução, a empresa pode precisar de apoio na implantação. Pode envolver seleção e treinamento de pessoal, ajudando o administrador a mobilizar as pessoas em direção aos resultados esperados
Aconselhamento
O consultor atua no sentido estrito da palavra: respondendo a perguntas quando solicitando. Deve cuidar , no entanto, para não passar para o papel de árbitro, A decisão caberá ao cliente.
Fonte: QUINTELLA,1994,p.53

Outros materiais

Perguntas Recentes