Buscar

grande reportagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Jornalismo interpretativo
Se dá a partir de um fato que será observado pelo critério metodológico, a partir da ciência.
	A grande reportagem, para lima (2009), configura-se numa abordagem multiangular para uma compreensão da realidade, a qual ultrapassa o enfoque linear, fazendo a abordagem ganhar contornos sistêmicos para o estabelecimento das relações entre as causas e as consequências em torno de um problema. Haverá, pois, limites mais amplos para o desenvolvimento do trabalho de apreensão da notícia, em mais aspectos e modos discursivos, conforme o tempo e as técnicas utilizadas na exploração do tema. 
O desafio da grande reportagem: a teoria, a técnica e a prática como elementos constituintes do trabalho monográfico em jornalismo (pdf download available)
GRANDE REPORTAGEM
EXEMPLO: TERRA DO MEIO, BRASIL INVISÍVEL
	Os repórteres Marcelo Canellas e Luiz Quilião com a premiadíssima série Terra do Meio, Brasil invisível traçaram um retrato em cinco reportagens de uma região do Brasil que era praticamente desconhecida, localizada entre os municípios de Altamira e São Félix do Xingu, no Pará. Vencedora do Prêmio Embratel de Jornalismo na categoria reportagem de televisão, e Prêmio de Sustentabilidade, da Fundação Nuevo Periodismo.
A primeira reportagem, “Os beiradeiros”, mostrou a situação de cerca de 300 famílias de moradores da beira dos rios da Amazônia. A segunda, “Os grileiros” abordou a venda ilegal de terras na região. Em “Os exilados” o público conheceu a história de uma comunidade inteira que foi despejada por pretensos donos das terras em que moravam. A quarta matéria, “As estradas”, denunciou a rede de rodovias clandestinas causadoras de parte importante do desmatamento da floresta.
A quinta e última história contada pela série Terra do Meio foi intitulada “Marcados para morrer”, sobre pessoas ameaçadas de morte por causa dos conflitos de terra. Os editores Fátima Baptista, Paulo Ferreira e Daniel Targueta também participaram da produção da série.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes