A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
apol 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Administração da Produção de Materiais
Teoria Geral da Administração
Questão 1/5
Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir. Paranhos Filho (2007) utilizou um capítulo inteiro para descrever a Produção sob enfoque sistêmico. Ele dividiu o tema Produção como Sistema em três tópicos: Raciocínio Sistêmico, Aplicações da TGS e Produção Sistema Complexo. Se compararmos o pensamento linear com o raciocínio sistêmico, podemos observar:
	
	A
	que o administrador que domina e pratica o pensamento sistêmico sempre procura entender os elementos do sistema, sua interação e a relação de causa-efeito em qualquer situação.
Você acertou!
Segundo Paranhos (2007, p. 32), se compararmos o pensamento linear com o raciocínio sistêmico, podemos observar que o administrador que domina e pratica o pensamento sistêmico sempre procura entender os elementos do sistema, sua interação e a relação de causa-efeito em qualquer situação.
	
	B
	que o funcionário que domina e pratica o pensamento sistêmico sempre procura entender os elementos do sistema, sua legislação e a relação de custo X benefício.
	
	C
	que o funcionário que domina e pratica o pensamento linear sempre procura entender os elementos do sistema, sua organização e a relação de causa em qualquer situação.
	
	D
	que o administrador que domina e pratica o pensamento linear sempre procura entender os elementos do sistema, sua legislação e a relação de custo X benefício.
Questão 2/5
Existem algumas variáveis que são comuns a todos os processos produtivos industriais e devem ser analisadas sempre quando da ocorrência de um problema. Tais variáveis são: material, mão de obra, máquina, meio ambiente, medição e método.   Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que apresenta a variável a que ele se refere.    Pode fazer a diferença para a qualidade de um processo e para a minimização de falhas. Por exemplo, a sequência de uma operação de dobra de uma chapa com furação, se feita a operação de furar após a dobra, cria dificuldade no processo, aumentando a chance de erro. Nesta variável, é necessário observarmos e respondermos as seguintes questões: a sequência desta variável esta correta? Os padrões forma bem estabelecidos e estão claros para quem vai executar o processo? É seguro?
	
	A
	Material.
	
	B
	Mão de obra.
	
	C
	Método.
Você acertou!
Método: pode fazer a diferença para a qualidade de um processo e para a minimização de falhas. Por exemplo, a sequência de uma operação de dobra de uma chapa com furação, se feita a operação de furar após a dobra, cria dificuldade no processo, aumentando a chance de erro. Nessa variável, é necessário observarmos e respondermos as seguintes questões: a sequência desta variável esta correta? Os padrões forma bem estabelecidos e estão claros para quem vai executar o processo? É seguro? Segundo Paranhos (2007, p. 35).
	
	D
	Medição.
Questão 3/5
De acordo com o que foi estudado na disciplina, assinale a alternativa que apresenta a técnica correspondente ao trecho a seguir.   Um método simples e prático para separar a causa do efeito de um determinado problema (aplicando os 6Ms), em processos da área industrial. Serve para ajudar a identificar as verdadeiras causas do problema, oferecendo um roteiro simples e prático de todas as possíveis causas de um processo típico.
	
	A
	Diagrama de Ishikawa.
Você acertou!
Diagrama de Ishikawa: é um método simples e prático para separar a causa do efeito de um determinado problema (aplicando os 6Ms), em processos da área industrial. Serve para ajudar a identificar as verdadeiras causas do problema, oferecendo um roteiro simples e prático de todas as possíveis causas de um processo típico. Segundo Paranhos (2007), pág. 39.
	
	B
	Seiri.
	
	C
	Seiton.
	
	D
	Método Kanban.
Questão 4/5
Em 1916, Henri Fayol estabeleceu 14 princípios gerais da administração que, para grande parte dos administradores, são válidos até hoje. A qual princípio corresponde a descrição  seguir? Assinale a alternativa correta.   “É feita entre grupos e indivíduos, para garantir que o esforço e a atenção estejam focados em porções especiais da tarefa. Para Fayol, a especialização do trabalho é a melhor forma de usar os recursos humanos da organização”.
	
	A
	Divisão do Trabalho.
Você acertou!
Divisão de trabalho: é feita entre grupos e indivíduos, para garantir que o esforço e a atenção estejam focados em porções especiais da tarefa. Para Fayol, a especialização do trabalho é a melhor forma de usar os recursos humanos da organização. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 02 - P. 11)
	
	B
	Autoridade e Responsabilidade.
	
	C
	Disciplina.
	
	D
	Unidade de Comando.
Questão 5/5
Podemos entender a administração como um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, buscando alcançar os objetivos e metas da organização. O conceito de administração alerta para o uso eficiente e eficaz dos recursos. Qual o significado de eficiência? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A eficiência configura-se em “fazer certo as coisas certas”, no menor tempo possível.
	
	B
	A eficiência está diretamente relacionada com o alcance de resultados.
	
	C
	A eficiência pode ser entendida como a capacidade de fazer as coisas certas, do modo certo e no tempo certo.
	
	D
	Pode-se definir eficiência como a capacidade de operar, de modo que os recursos sejam utilizados da maneira mais adequada.
Você acertou!
Pode-se definir eficiência como a capacidade de operar de modo que os recursos sejam utilizados da maneira mais adequada. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 01 - P. 3)