Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM AULA 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS SETE AOS ONZE ANOS
AULA 8
Sobre o estágio das operações concretas, marque a opção que não corresponde a uma característica dessa fase do desenvolvimento:
R= A criança torna-se capaz de exercer o raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar.
A adolescência é um período de conflitos e de construção da autonomia moral e ética, que permite ao adolescente a vida em sociedade. A esse respeito é correto afirmar:
R=A partir de suas especulações ideológicas o adolescente deve encontrar sua autonomia moral, definindo, assim, seus princípios éticos.	
Segundo a visão de Piaget, a aquisição cognitiva mais importante da meia-infância é a obtenção do pensamento operacional concreto, Sobre essa habilidade está INCORRETO afirmar que as crianças:
R= Imitam e utilizam a intuição e visões subjetivas para compreensão do mundo.
	
Piaget, ao estudar o desenvolvimento do pensamento, percebeu que na fase operatório concreta algumas capacidades se desenvolvem na criança. Marque a alternativa que represente somente aquisições cognitivas dessa fase.
R= Esquemas de Pensamento de Reversibilidade e Conversação.
As crianças precisam de uma família e todas as famílias devem oferecer suporte. Os pais são essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Mesmo as famílias diferindo quanto à estrutura, ela ocupa uma função fundamental. Pensando na importância da família no processo de aprendizagem das crianças de 7 a 11 anos, está INCORRETO afirmar que:
R= As crianças em idade escolar são afetadas pela estrutura familiar que é a única estrutura que apresenta possibilidades de sucesso ou fracasso do aluno.
O cérebro das crianças desenvolve-se tão rapidamente quanto o corpo durante os anos escolares. Portanto, como se poderia esperar, as habilidades intelectuais são dominadas por meio da motivação, da orientação e da prática. A criança em idade escolar tem avidez por aprender, é capaz de focalizar sua atenção, a lembrar fatos, a dominar operações lógicas e a utilizar vários códigos linguísticos. Crianças entre os 7 e os 11 anos do mundo inteiro têm recebido algum tipo de esforço para treiná-la, ensiná-la e educá-la. Porém, ainda existem muitas diferenças na forma como as técnicas de ensino são oferecidas. Com relação a este aspecto, está INCORRETO afirmar que:
 R= Métodos nos quais os alunos são proibidos de falar, ou interagir durante a aula facilitam o aprendizado, pois permitem aumentar a concentração.
Você está jogando "Detetive" com um grupo de crianças que apresentam as seguintes características: elas entendem as regras do jogo; mas não sabem criar hipóteses e estratégias para descobrir quem é o suspeito, o assassino. Então, de acordo com os estágios de Piaget essas crianças estão com o desenvolvimento cognitivo compatível com a fase:
R= Operações concretas
A criança já consegue ter noção da conservação de líquido, volume e massa. Consegue ter reversibilidade no pensamento e usa explicações causais para compreender os fatos. O que ela ainda não consegue é lidar com o pensamento abstrato em sua plenitude. Que período é este?
R= Operatório concreto.

Outros materiais