Buscar

exercicio de fixação 3 psicologia da educação

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Kubo e Botomé (2001) indicam como consensual no ensino: a educação deve capacitar as pessoas a agirem de maneira que, a partir daquilo que elas fazem, sejam produzidas como resultado consequências significativas para a sociedade e para elas mesmas? Para que as pessoas sejam capazes de intervir de modo a produzir tais resultados, certas características precisam ser orientadoras no processo de ensinar. De acordo com Botomé (1981), para que um ensino seja voltado à capacitação de aprendizes para intervir nas diferentes situações do cotidiano, três características fundamentais precisam ser consideradas. Analise as afirmativas abaixo e depois assinale, quanto à veracidade, a (s) alternativa (s) que destaca (m) essas características: I)O que é necessário produzir como resultado das ações dos aprendizes quando estes estiverem “formados” (ou seja, fora do contexto de ensino). II)Aspectos da realidade com os quais os aprendizes lidarão quando estiverem “formados”. III)Ações que precisam ser apresentadas para lidar com os aspectos da realidade com os quais os alunos precisarão lidar após “formados”, de forma a produzir resultados significativos para a sociedade e para si próprios. IV)É necessário que o objetivo final da educação seja formar/ moldar o homem moral, vivendo em uma cidade virtuosa, sempre em paz e harmonia. Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. nas alternativas II, III e IV.
b. apenas nas alternativas I, II e III.
Conteúdo:
O papel do conhecimento em educação. De acordo com Botomé (1981), para que um ensino seja voltado à capacitação de aprendizes para intervir nas diferentes situações do cotidiano, três características fundamentais precisam ser consideradas:
O que é necessário produzir como resultado das ações dos aprendizes quando estes estiverem “formados” (ou seja, fora do contexto de ensino). Aspectos da realidade com os quais os aprendizes lidarão quando estiverem “formados”. Ações que precisam ser apresentadas para lidar com os aspectos da realidade com os quais os alunos precisarão lidar após “formados” de forma a produzir resultados significativos para a sociedade e para si próprios.
c. somente as alternativas I, II e IV são corretas.
d. apenas na alternativa IV.
e. nas alternativas I, II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: apenas nas alternativas I, II e III..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A educação de jovens e adultos é um tema que merece atenção particular. Não apenas por ser muito notável na atualidade, mas, sobretudo, porque a educação dessas pessoas possui características específicas, visto que elas constituem um grupo mais amplo de diversidade (cada um possui histórias de vida muito diferentes, tipos de formação distintos, interesses variados, entre outros). Marzo e Figueras (1990 apud SALVADOR et al., 1999) destacam três âmbitos a serem considerados ao nos referirmos à educação de adultos: educação básica, formação ocupacional profissional e incentivo. Sendo assim, avalie as afirmações a seguir quanto à sua veracidade: I)A educação básica tem como objetivo alfabetizar as pessoas que, por diferentes razões, não aprenderam a ler e a escrever durante o período de sua infância. II)A formação ocupacional profissional ou formação para o trabalho é em geral procurada pelas pessoas. É alta a variabilidade desse tipo de formação, visto que há pelo menos dois aspectos a serem considerados: um deles diz respeito à quantidade de ocupações existentes e outro está relacionado com o tipo de formação, se inicial ou permanente. III)O incentivo ou formação para o desenvolvimento pessoal e social tem como objetivo potencializar as capacidades da pessoa por meio de uma formação que promova as suas potencialidades individuais e sociais, a participação, a solidariedade, a pesquisa de recursos, a organização de atividades culturais e de lazer, etc. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas são verdadeiras.
Conteúdo:
Educação de jovens e adultos:
um tema contemporâneo que envolve contribuições da Psicologia. A educação básica tem como objetivo alfabetizar as pessoas que, por diferentes razões, não aprenderam a ler e a escrever durante o período de sua infância. Tal âmbito educacional possibilita que alunos de diferentes níveis de educação e de cultura geral tenham acesso à educação básica, e é também parte da formação necessária para o acesso a outros estudos. A formação ocupacional profissional ou formação para o trabalho é, em geral, procurada pelas pessoas. É alta a variabilidade desse tipo de formação, visto que há pelo menos dois aspectos a serem considerados:
um deles diz respeito à quantidade de ocupações existentes e outro está relacionado com o tipo de formação, se inicial ou permanente. Esse âmbito está em contínua transformação, no qual é preciso haver uma orientação especializada, para descobrir a melhor maneira de formar de modo mais específico as pessoas a quem se dirige. O incentivo ou formação para o desenvolvimento pessoal e social tem como objetivo potencializar as capacidades da pessoa por meio de uma formação que promova as suas potencialidades individuais e sociais, a participação, a solidariedade, a pesquisa de recursos, a organização de atividades culturais e de lazer, etc. Considerando tais âmbitos, podemos identificar que não é objetivo da educação de jovens e adultos, conforme comentam Salvador et al. (1999), compensar o “tempo perdido”, como é comumente atribuído a esse tipo de educação. Especificamente, no que se refere à educação de adultos, sua função é caracterizada pela capacitação pessoal e social de cada um. Os autores também citam alguns aspectos que demonstram ainda outros tipos de benefícios oferecidos pela educação de adultos:
capacitação profissional, adaptação às mudanças sociais (que implica a modificação de valores e comportamentos), aproveitamento do tempo livre de forma enriquecedora e produtiva, de modo a superar o isolamento e a solidão de pessoas e integrá-las em um projeto social.
b. Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
c. Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
d. Todas as alternativas são falsas.
e. Apenas a alternativa I e II são verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O exemplo a seguir, retirado do seu livro de estudos da disciplina de Psicologia: “A professora de uma turma de alunos todos os dias confere se cada um fez a tarefa de casa. Caso um aluno não a tenha feito, a professora pergunta a ele algo a respeito do assunto que está sendo estudado. Esse aluno, o Paulo, sente-se muito desconfortável quando precisa falar na frente de todos os colegas. A possibilidade de falar em público, que para Paulo é um estímulo aversivo, é eliminada quando ele faz a tarefa de casa. A relação entre os estímulos antecedentes (tarefa e possibilidade de falar em público), a resposta de fazer a tarefa de casa e a consequência de eliminar a possibilidade de falar em público são fortalecidas”. O exemplo de aprendizagem em situação escolar acima se refere a um dos processos de contingência de reforçamento, que caracterizam o modo como determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes àquela que a produziu. Trata-se de um processo de contingência de:
Escolha uma:
a. Reforço positivo;
b. Punição positiva;
c. Nenhuma das alternativas.
d. Punição negativa;
e. Reforço negativo;
Conteúdo:
Implicações das contingências de reforçamento na educação. O Paulo em questão faz as tarefas para livrar-se da consequência aversiva, ou seja, a “possibilidade de falar em público” e não está sob controle de consequências naturais que as respostas que compõem aquilo que é chamado de “estudar” produzem. A maior clareza acerca dos fenômenos, como a capacidade de fazer contas no dia a dia e a possibilidade de lidar melhor com as situações do cotidiano não são estímulos considerados quandoo comportamento de estudar é apresentado como contingência do reforço negativo. Ele o faz para livrar-se da punição de “falar em público”.
Feedback
A resposta correta é: Reforço negativo;.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existem algumas técnicas de ensino de novos comportamentos, elaboradas principalmente por analistas do comportamento, que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino. Nem todos os comportamentos podem ser ensinados por meio do uso de tais técnicas. Elas foram criadas para facilitar o desenvolvimento de novas relações com o meio (ou seja, novos comportamentos), mas é preciso que a pessoa que programa ensino faça uma avaliação sobre a melhor maneira de ensinar o comportamento proposto. Ainda, no que se refere às técnicas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada uma delas: I)Encadeamento de trás para frente II)Modelagem III)Fading, transferência de estímulos ou atenuação
( )Esta técnica consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem, constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes àqueles com os quais o aprendiz ira lidar no cotidiano.
( )Este procedimento consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente, é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo, e assim por diante.
( )É muito usado para desenvolver novos comportamentos. Em tal procedimento, a pessoa que programa ensino em consequência às respostas (ações) apresentadas pelo aprendiz, de modo que elas sejam substituídas por outras cada vez mais próximas daquela que compõe o comportamento-objetivo que está sendo ensinado. A sequência correta é:
Escolha uma:
a. III - I - II.
Conteúdo:
Processos apresentados pelo professor ao programar ensino. Para a técnica denominada fading, ou seja, transferência de estímulos ou atenuação, Rio (1996) apresenta um exemplo dessa técnica utilizada para facilitar o aprendizado de leitura. Nesse caso, podem ser usados estímulos especiais, como cartolinas que contenham sílabas separadas, letras grandes e coloridas, e assim por diante. À medida que a criança começa a apresentar o comportamento de ler, o professor vai substituindo os estímulos por outros cada vez mais semelhantes àqueles encontrados no cotidiano. Já o procedimento denominado encadeamento de trás para frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento:
primeiramente, é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo, e assim por diante. Ao apresentar as etapas de trás para frente, como colocar o cinto primeiramente, além de perceber que foi capaz de se vestir, provavelmente aprenderá que o cinto é colocado depois da calça, pois, ao colocar o cinto, a calça era um estímulo presente. Ao empregar a técnica de encadeamento de trás para frente, a pessoa que programa ensino precisa ter explicitado cada etapa que constitui o comportamento-objetivo a ser ensinado. Já o procedimento denominado modelagem é muito usado para desenvolver novos comportamentos. Para exemplificar tal procedimento, Skinner (2003) utiliza o exemplo de uma argila que vai sendo moldada e modificada em estágios sucessivos até atingir determinada forma, que é diferente da inicial, formando um novo objeto. É possível, porém, sempre retornar à condição inicial. O mesmo pode ocorrer com o comportamento;
é possível aperfeiçoá-lo em estágios sucessivos. As técnicas de ensino podem ser muito úteis para o desenvolvimento de novos comportamentos, mas é preciso sempre estar atento ao comportamento a ser ensinado, para posteriormente identificar qual a melhor maneira de ensiná-lo.
b. II - I - III.
c. II - III - I.
d. III - II - I.
e. I - II - III.
Feedback
A resposta correta é: III - I - II..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Entendemos que é na infância que o desenvolvimento humano ocorre de modo mais intenso, os olhares da Psicologia do Desenvolvimento sempre estiveram muito atentos a esse período da vida. Portanto, é comum encontrar, mesmo nos dias de hoje, psicólogos do desenvolvimento voltados exclusivamente para os estudos de crianças. Podemos, então, falar de uma Psicologia Infantil ou Psicologia da Infância quase como uma das designações da Psicologia do Desenvolvimento. Bee (1984) reforça que “o estudo do desenvolvimento humano privilegiou o estudo da criança e do adolescente, de maneira que muitos manuais de Psicologia do Desenvolvimento abordam apenas essa fase da vida”. A respeito desse contexto, é correto afirmar que a Psicologia do Desenvolvimento se definiu como uma área que:
Escolha uma:
a. Estuda o comportamento humano. Sua história como conhecimento científico esteve alinhada às ciências naturais de forma a poder alcançar maior adequação com relação aos métodos de pesquisa utilizados.
b. Estuda o desenvolvimento humano.
c. Estuda o desenvolvimento escolar. Foi, dessa maneira, um dos primeiros ramos da Psicologia Científica a se consolidar, estabelecendo, por sua vez, relações com outras disciplinas: Biologia, Medicina, Antropologia, Sociologia e Educação.
d. Estuda o desenvolvimento humano. É uma área da ciência que desconstrói o conhecimento acerca do fenômeno intelectual, caracterizado pela maturação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir desse fazer.
e. Estuda o desenvolvimento humano. Foi, dessa maneira, um dos primeiros ramos da Psicologia Científica a se consolidar, estabelecendo, por sua vez, relações com outras disciplinas: Biologia, Medicina, Antropologia, Sociologia e Educação
Conteúdo:
A Psicologia do Desenvolvimento e a infância. É na infância que o desenvolvimento humano ocorre de modo mais intenso, os olhares da Psicologia do Desenvolvimento sempre estiveram muito atentos a esse período da vida. Portanto, é comum encontrar, mesmo nos dias de hoje, psicólogos do desenvolvimento voltados exclusivamente para os estudos de crianças. A Psicologia do Desenvolvimento se definiu como a área que estuda o desenvolvimento humano. Foi, dessa maneira, um dos primeiros ramos da Psicologia Científica a se consolidar, estabelecendo, por sua vez, relações com outras disciplinas:
Biologia, Medicina, Antropologia, Sociologia e, como estamos vendo, Educação.
Feedback
A resposta correta é: Estuda o desenvolvimento humano. Foi, dessa maneira, um dos primeiros ramos da Psicologia Científica a se consolidar, estabelecendo, por sua vez, relações com outras disciplinas: Biologia, Medicina, Antropologia, Sociologia e Educação.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Qualquer que seja o objeto de nosso estudo, sempre existirão muitas formas de entendê-lo e, no processo de construção desse entendimento, utilizamos uma espécie de filtro, um conjunto de premissas básicas anteriores que, de certa maneira, norteiam essa tarefa. A esse filtro estamos atribuímos a designação “abordagem”. Consideramos uma abordagem quase como um conjunto de concepções filosóficas que nos permite melhor delimitar ou embasar o conceito ou a teoria que desejamos determinar. Segundo esse contexto, temos a abordagem sócio histórica, que entende o homem como um ser construído pelas forças históricas e sociais, fruto da sociedade e da cultura em que está inserido. Essa abordagem tem como fundamento os princípios do materialismo dialético de Karl Marx (1818-1883) e Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831). Dessa forma, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O processo de desenvolvimento social seria compreendido como uma transformação coletiva entre a realidade individual e mundial. A educação teria um papel ativo na construção da identidade individual de cada ser, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação dos seres.
b. O processo de desenvolvimento psicológico seria compreendido comouma transformação mútua entre a realidade e o homem.
c. A interação social e educacional teria um papel ativo na construção do homem, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura.
d. O processo de desenvolvimento humano seria compreendido como uma transformação mútua entre a realidade e o homem. A educação teria um papel ativo na construção do homem, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura.
Conteúdo:
A abordagem ambientalista. Consideramos uma abordagem quase como um conjunto de concepções filosóficas que nos permite melhor delimitar ou embasar o conceito ou a teoria que desejamos determinar. Segundo esse contexto, temos a abordagem sócio histórica, a qual entende o homem como um ser construído pelas forças históricas e sociais, fruto da sociedade e da cultura em que está inserido, assim com base na abordagem sócio histórica é correto afirmar que o processo de desenvolvimento humano seria compreendido como uma transformação mútua entre a realidade e o homem. A educação teria um papel ativo na construção do homem, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura.
e. A maturação intelectual e social teria um papel passivo na construção do conhecimento, descentralizada da autonomia do homem, problematizando e refletindo acerca da realidade e, portanto, mediando a relação deste com sua cultura.
Feedback
A resposta correta é: O processo de desenvolvimento humano seria compreendido como uma transformação mútua entre a realidade e o homem. A educação teria um papel ativo na construção do homem, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existem algumas técnicas de ensino de novos comportamentos, elaboradas principalmente por analistas do comportamento, que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino. As técnicas de ensino são procedimentos muito utilizados que foram padronizados; por isso, essas técnicas possuem uma descrição de comportamentos a serem apresentados pela pessoa que programa o ensino. No livro “Psicologia da Educação”, três importantes técnicas são apresentadas. Diante destas três técnicas que auxiliam o professor na programação do ensino, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) e, a seguir, escolha a opção que corresponde à ordem correta de suas respostas.
( )encadeamento de trás para a frente;
( )modelagem;
( )fading, transferência de estímulos ou atenuação;
( )Feedback;
( )aproximação sucessiva; Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, V, F;
b. V, V, F, V, F;
c. F, F, V, V, V;
d. V, F, F, V, V;
e. V, V, V, F, F;
Conteúdo:
Algumas técnicas de ensino de novos comportamentos. As técnicas de ensino são procedimentos muito utilizados que foram padronizados;
por isso, essas técnicas possuem uma descrição de comportamentos a serem apresentados pela pessoa que programa ensino. O livro “Psicologia da Educação” apresenta três técnicas de ensino, também chamadas de técnicas de modificação de comportamento, denominadas de:
“encadeamento de trás para frente”, “modelagem” e “fading, transferência de estímulos ou atenuação”.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, F;.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A educação é caracterizada por Freire (1996) como uma forma de intervir no mundo, uma ideia que se opõe à educação como “transmissão de conhecimento”. O papel da educação, segundo Botomé (1981), é capacitar as pessoas a viverem melhor, produzindo benefícios sociais e intervindo no mundo de modo a atender as necessidades da sociedade. Para que tal capacitação seja realizada, uma alternativa é: ____________. Escolha uma das opções apresentadas a seguir para completar a ideia do enunciado.
Escolha uma:
a. utilizar o conhecimento não como um fim em si mesmo, mas como matéria-prima para o desenvolvimento de comportamentos significativos para as pessoas.
Conteúdo:
O papel do conhecimento em educação. O papel da educação, segundo Botomé (1981), é capacitar as pessoas a viverem melhor, produzindo benefícios sociais e intervindo no mundo de modo a atender as necessidades da sociedade. Para que tal capacitação seja realizada, uma alternativa é utilizar o conhecimento não como um fim em si mesmo, mas como matéria-prima para o desenvolvimento de comportamentos significativos para as pessoas.
b. utilizar o conhecimento como um fim em si mesmo, como matéria-prima para o desenvolvimento de uma educação significativa para os estudantes.
c. utilizar o conhecimento como um fim em si mesmo, e também como matéria-prima para o desenvolvimento de comportamentos significativos para as pessoas mais pobres.
d. disponibilizar o conhecimento formal como uma forma de intervir no mundo, uma ideia de capacitar as pessoas a viverem melhor, fornecendo benefícios sociais de modo a atender os mais necessitados da sociedade.
e. inserir o conhecimento em um patamar mais altivo, com vistas a um desenvolvimento de aprendizagem mais específico;
Feedback
A resposta correta é: utilizar o conhecimento não como um fim em si mesmo, mas como matéria-prima para o desenvolvimento de comportamentos significativos para as pessoas..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com a pretensão de descrever e explicar as características dos seres humanos nas diferentes fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento se utiliza de procedimentos e métodos científicos em suas pesquisas. Considerando os métodos de investigação que a psicologia do desenvolvimento se utiliza, avalie as afirmações a seguir quanto à sua correção: I)Os métodos de investigação clínica permitem o maior aprofundamento na compreensão dos fenômenos a partir da observação e da exploração das variáveis relacionadas ao indivíduo. II)Ao longo do tempo, métodos mais sofisticados, como os métodos correlacionais e os etológicos, também incrementaram as pesquisas sobre o desenvolvimento humano. III)Para atender aos seus objetivos, a Psicologia do Desenvolvimento, como área que produz conhecimento por meio da Ciência, faz uso de métodos tradicionais de observação e descrição de fenômenos. IV)Os estudos longitudinais têm como característica assegurar maior possibilidade de generalização e comparação. V)Os estudos longitudinais utilizam uma grande quantidade de indivíduos que são observados ao longo de um período de tempo. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;
Conteúdo:
Principais procedimentos. Os métodos de investigação clínica permitem o maior aprofundamento na compreensão dos fenômenos, a partir da observação e da exploração das variáveis relacionadas ao indivíduo. Ao longo do tempo, métodos mais sofisticados, como os métodos correlacionais e os etológicos também incrementaram as pesquisas sobre o desenvolvimento humano. Para atender aos seus objetivos, a Psicologia do Desenvolvimento, como área que produz conhecimento por meio da Ciência, faz uso de métodos tradicionais de observação e descrição de fenômenos. Os estudos longitudinais têm como característica assegurar maior possibilidade de generalização e comparação, pois utilizam uma grande quantidade de indivíduos que são observados ao longo de um período de tempo.
b. Somente a alternativa I é correta;
c. Nenhuma das alternativas está correta.
d. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
e. Todas as alternativas estão corretas;
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas;.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir “esquemas” a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptaçãodela ao meio no qual ela se encontra. No primeiro, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas. Esse processo é ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal. Num segundo momento desse processo, os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui. A partir dessa nova percepção, a criança produz um novo esquema, produzindo, portanto, uma alteração nas categorias que ela desenvolveu para adaptar-se ao meio. A criança que já possui a ideia de “cachorro” vê um cavalo, não o classifica como cachorro e constrói uma nova categoria: a de “cavalo”. Noutro importante processo, a criança não consegue lidar com alguma circunstância por meio das categorias que ela já construiu, e disso decorre um desequilíbrio, superado pela construção de novas categorias e estruturas de pensamento, produzindo uma nova situação de equilíbrio. O texto acima descreve os conceitos da teoria de Piaget acerca do processo de desenvolvimento do pensamento humano, respectivamente:
Escolha uma:
a. Assimilação, acomodação e equilibração;
Conteúdo:
Postulados teóricos das descobertas de Jean Piaget:
o desenvolvimento da inteligência e do pensamento na criança. conforme apostila “Psicologia da Educação”, os três processos são:
assimilação, acomodação e equilibração. Na assimilação, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas. Esse processo é ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal. Na acomodação, os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui. A partir dessa nova percepção, a criança produz um novo esquema, produzindo, portanto, uma aceleração nas categorias que ela desenvolveu para adaptar-se ao meio (PALANGANA, 2001). A acomodação é ilustrada pela situação na qual uma criança que já possui a ideia de “cachorro” vê um cavalo, não o classifica como cachorro e constrói uma nova categoria:
a de “cavalo”. Na equilibração, a criança não consegue lidar com alguma circunstância por meio das categorias que ela já construiu, e disso decorre um desequilíbrio, superado pela construção de novas categorias e estruturas de pensamento, produzindo uma nova situação de equilíbrio.
b. Equilibração, acomodação e assimilação;
c. Acomodação, equilibração e acomodação;
d. Assimilação, equilibração e acomodação;
e. Assimilação, equilibração e assimilação.
Feedback
A resposta correta é: Assimilação, acomodação e equilibração;.

Outros materiais

Perguntas Recentes