Buscar

Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HUDSON HENRIQUE DE OLIVEIRA Direito 1° Período matutino
RESUMO
KARL MARX
Karl Max nunca foi um sociólogo de profissão, sendo sua obra construída visando oferecer aos operários, explorados pelo sistema capitalista, um entendimento das leis de funcionamento deste sistema, Ele julgava que só assim, seria possivel construir um novo tipo de sociedade: A sociedade socialista ou comunista.
Para que pudesse realizar sua tarefa, Marx se dedicou estudando profundo e cuidadosamente a vida social. Isto fez com que sua obra exercesse uma importancia decisiva para o desenvolvimento da sociedade moderna; a sociologia passa a assumir uma vocação crítica, voltada para o desmascaramento e a superação da formação social capitalista.
VIDA E OBRAS
Nascido e realizando seus primeiros estudos em Trier, quando ainda jovem vai estudar Direito em Roma, transferindo posteriormente para Berlim. Em 1841, obtém sua tese de doutorado. Todavia, por motivos de perseguição política ele é impedido de segrui carreira como professor universitário.
Em 1842, trona-se editor do jornal Gazeta Renana cidade de Colônia, porém o jornal é fechado por causa das violentas críticas por parte de Marx, que se muda para Paris á fim de continuar seus estudos críticos. Nessa cidade ajudou a fundar a Revista “Anais Franco-Alemães, editada uma única vez.
Depois de ser expulso de Paris e, do fracasso da Revolução Alemã, a qual Marx participou em 1849, tendo fundado na cidade de Colônia, o jornal “Nova Gazeta Renana”; ele parte para o exílio em Londres no ano de 1850, onde começa a desenvolver um profundo estudo sobre o modo de produção capitalista; cujo a maior obra é O Capital (1867).
Retoma suas atividades políticas em 1864, com a fundação da I Internacional (1864-1872), que se propunha a ser um órgão articulador do movimento comunista em nível internacional. Esta foi dissolvida em 1872, por divergências com os anarquistas. Marx, foi um exemplo de pensador que soube unificar sua teoria com a prática, em que toda sua vida e sua obra foram marcadas por um pensamento voltado para a classe operária e a construção de um novo tipo de sociedade: a sociedade socialista.
As principais obras de Marx, algumas escritas a duas mãos com seu companheiro Friedrich Engels (assinaladas em itálico), são as seguintes:
 1841: Diferença entre as filosofias da natureza de Demócrito e Epicuro (tese de doutorado);
1843: Crítica da filosofia do direito de Hegel (manuscritos)
1884: A questão judaica (Anais Franco-Alemães)
 Introdução à crítica da filosofia do direito de Hegel (Anais)
 Manuscritos econômico-filosóficos 
1845: Teses sobre Feuerbach
 A sagrada família
1846: A ideologia alemã
1847: Miséria da filosofia
1848: Manifesto do partido comunista
1850: A luta de classes na França
1852: O dezoito brumário de Luís Bonaparte
1857-1858: Grundrisse (ou “Esboço” de uma crítica da economia política)
1859: Contribuição à crítica da economia política
1864: Manifesto de lançamento da 1a Internacional
1865: Salário, preço e lucro
1867: O Capital (livro 1)
1871: A guerra civil na França
1875: Crítica ao programa de Gotha
Marx produziu uma vasta obra e trata de assuntos tão variados como filosofia, política, história, religião e economia. E por isso se torna complexo tentar uma sistematização do seu conteúdo. No entando um estudioso marxista, Louis Althusser interpreta que Marx forma suas convicções básicas entre os anos de 1845-1846, para ele o pensamento de Marx de move dentro de duas fases:
 JOVEM MARX (Marx filosofo) ---------Ideologia Alemã(1846) -------------MARX MADURO (Marx economista) 
Um dos grandes méritos do pensamento de Marx foi ter dialogado com [ as principais correntes teóricas do seu tempo. Ao comentar sua própria obra, ele reconhece sua dívida para com três fontes básicas 
Filosofia Alemã 
Socialismo utópico
Economia Política 
MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO
Em sua obra, Marx não só elaborou uma nova interpretação do capitalismo, mas também propôs novos métodos de interpretação desta nova realidade histórico-social: o materialismo dialético e o materialismo histórico. Para o autor, teoria e análise da realidade são aspectos que se inter-relacionam e condicionam. 
1 Materialismo Dialético: é uma corrente filosófica que utiliza o conceito de dialética á fim entender os processos sociais ao longo da história. Marx vai adotar o método dialético, mas conservará uma atitude crítica diante do mesmo. Deixando claro que permaneceria fiel á dialética enquanto método, mas que adotaria uma atitude diferente quanto ao seu conteúdo.
O ponto de partida do pensamento de Marx é uma crítica radical de toda filosofia de sua época. De acordo com ele, o equívoco da esquerda hegeliana estava no fato de que “ até em seus últimos esforços, a crítica alemã não abandonou o terreno da filosofia. Longe de examinar seus pressupostos gerais, todas as suas questões brotaram de um sistema filosófico, o sistema hegeliano”(1993,p.23)
Se as bases do pensamento filosófico são ideológicas (falsas representações). E as críticas ao mesmo não conseguem romper sua dependência para com Hegel, Marx se lança ao desafio de colocar o pensamento humano em novas bases. O Ponto de partida real, assim, não é mais o pensamento (idealismo dialético), mas a vida material (materialismo dialético).
2 Materialismo histórico: Em Marx, a história é fruto do trabalho humano. São os homens, interagindo para satisfazer suas necessidades, que desencadeiam o processo histórico, e com base nesse pressuposto geral, Marx se propõe a estudar a sociedade. 
Para Marx, o estudo da sociedade deve começar sempre pela economia, que é o elemento que condiciona todo o desenvolvimento da vida social. Em uma de suas obras, o autor chama a dimensão da economia da sociedade de “Infraestrutura”, e afirma que a infraestrutura é a base da sociedade. 
Analisando a infraestrutura da sociedade ao longo da história, Marx elaborou um esquema de evolução da sociedade ocidental, mostrando como as modificações das forças produtivas alterava as reações de produção (classe sociais) e também produzia novas classes dominantes e novas formas de enxergar a realidade (ideologia). De acordo com o esquema sugerido em suas obras (Ideologia Alemã, Grundisse e Contribuição á Crítica da Economia Politica), essas seriam as etapas do desenvolvimento histórico ocidental:
Modo de produção primitivo
Modo de produção escravista
Modo de produção asiático
Modo de produção feudal
Modo de produção capitalista
Modo de produção comunista
Apesar desta valiosa visão da história fornecida por Marx, ela não pode ser interpretada como um esquema rígido e determinista, como se todas as sociedades tivessem que atravessar essas etapas evolutivas.
	MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
Marx, é o grande analista da formação, desenvolvimento e supressão do modo de produção capitalista, tendo-o como tema de sua principal obra – O Capital. 
Mercadoria e dinheiro: segundo Marx, o elemento básico da economia capitalista é a mercadoria, e o valor dela vem do trabalho. No entanto, para serem trocadas entre si, as mercadorias precisam da intervenção de uma outra mercadoria: o dinheiro. Marx, enfatiza que o segredo da sua teoria está no fato de que ela demonstra que dinheiro é mercadoria, logo mercadoria é trabalho. Quando o dinheiro perde sua relação com o trabalho e parece ganhar vida própria, Marx chama este fenômeno de “fetichismo de mercadoria”
A exploração e a mais-valia: Segundo Marx, o objetivo do capitalismo não está em satisfazer as necessidades, mas a própria acumulação. A acumulação, diz Marx, é a lei absoluta do modo de produção capitalista. Nesse processo, o valor da mercadoria (valor de uso) é apenas um meio da valorização do capital. O dinheiro entra na circulação e depois volta a ele para tornar-se mais dinheiro. Por esta razão,o pensamento de Marx está voltado para a denúncia deste modo de produção, que explora o homem e o divide do fruto de seu próprio trabalho.
PROJETO POLITICO REVOLUCIONÁRIO
Como já foi dito, o pensamento marxista tem uma vocação essencialmente política, voltada para a transformação da realidade (capitalismo) e a construção de uma nova sociedade (socialismo ou comunismo). Sendo destacado em três pontos: A luta das classes, o papel do Estado e a construção do socialismo.

Outros materiais