Buscar

Antropologia Texto 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Antropologia
Antropologia (anthropos=homem / logos=estudo) 
Antropologia: estudo dos traços sociais e culturais da humanidade em seu conjunto.
A Antropologia foi sempre a ciência da alteridade, aquela que busca estudar o outro, “essencialmente diferente de mim”.
*
Antropologia: breve introdução
No século XIX, o homem – objeto de conhecimento quase que exclusivo da filosofia – foi finalmente enfocado pela ciência. Desenvolveram-se então as ciências humanas – a sociologia, a ciência política, a psicologia e a antropologia.
*
Antropologia: breve introdução
A razão para o surgimento dessas ciências está, em parte, na busca para o entendimento dos problemas que a sociedade enfrentava advindos com a urbanização, industrialização e expansão européia no mundo.
Favorecia o surgimento de novos métodos e teorias: a necessidade de um planejamento social que garantisse o sucesso da economia industrial e sua expansão pelo mundo; a crescente complexidade da vida; intercâmbio entre nações. 
*
Antropologia: breve introdução
Primeiros trabalhos antropológicos tinham como lema: “Conhecer para dominar”. Muitas pesquisas tiveram apoio financeiro das elites européias.
*
Antropologia: breve introdução
A gênese da antropologia está associada aos primeiros relatos dos primeiros viajantes europeus que tentavam descrever os “exóticos” costumes dos povos com os quais mantinham contato.
“Pré-antropologia”: viajantes, cronistas, missionários, filósofos (Carta de Pero Vaz de Caminha, Hans Staden, Ensaio “Dos Canibais” – Montaigne).
*
*
Antropologia: breve introdução
A expansão marítima deu nova amplitude a esse interesse e nova dimensão a esse objeto de pesquisa.
Interesses coloniais procuravam integrar as sociedades conquistadas ao capitalismo europeu como consumidores de produtos e fornecedores de mão-de-obra, sendo necessário intervir drasticamente nessas sociedades. 
*
Pressupostos da Antropologia
Antropologia: saber concreto das diferenças no interior das sociedades (do passado e presente)
Cada sociedade é portadora de uma cultura.
Cultura: fenômeno unicamente humano, a cultura se refere à capacidade de que os seres humanos têm de dar significados às suas ações e ao mundo que os rodeia.
*
Pressupostos da Antropologia
Antropologia = 1) questionamento do etnocentrismo; 2) cultura: produto da atividade humana; 3) análise comparativa das sociedades (LABURTHE – TOLRA, P. & WARNIER, J. 1997).
*
Campos da Antropologia
Antropologia biológica: estuda as relações entre o patrimônio genético e o meio (geográfico, social), discerne sobre o inato e o adquirido.
Antropologia pré-histórica: estudo do homem através dos vestígios materiais, visa reconstituir as sociedades desaparecidas. 
*
Campos da Antropologia
Antropologia social e cultural: estudo dos modos de produção econômica, organização política e jurídica, sistema de parentesco, crenças religiosas, tecnologia
 Objetivo: mostrar a maneira particular com a qual os elementos sócio-culturais estão relacionados entre si.
*
Dificuldades
O que fazem os antropólogos?
Etnologia ou Antropologia?
Quais as demandas da Antropologia?
*
Métodos da Antropologia
Observação participante – método de pesquisa que estuda sistematicamente as sociedades. O investigador penetra na cultura, desvenda seus significados guiados por suas informações e não por teorias externas à realidade estudada.
Etnografia – ato de observar e descrever as culturas das comunidades, grupos sociais. Observação participante e “descrição densa” (Geertz) de uma cultura.
*
Referências:
COSTA, Cristina. Sociologia Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2000. p.107-129.
LABURTHE – TOLRA, P. & WARNIER, J. Etnologia Antropologia. Petrópolis: Ed. Voz, 1997. p. 19-42. 
LAPLANTINE, Françóis. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense. 2005
THOMAZ, Omar Ribeiro. A antropologia e o mundo contemporâneo: cultura e diversidade. In: A temática indígena na escola. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais