Buscar

ESTUDO DE CASO - EMPRESA JEFFERSON DO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: PROCESSOS ORGANIZACIONAIS (PO)
FOLHA DE QUESTÕES/RESPOSTAS
COMPONENTES DO GRUPO:
Qual era o problema que a empresa queria resolver no início? Justifiquem.
A empresa Jefferson do Brasil que fabrica equipamentos de comunicação tinha como principal vantagem competitiva a qualidade dos produtos, porém a qualidade atualmente é uma questão de obrigação e não vantagem e por conta da entrega e dos valores altos, a mesma perdeu diversos clientes ocasionando prejuízos, e por conta da situação resolveu acionar uma empresa de consultoria com o objetivo de aprimorar processos, consequentemente diminuir custos e melhorar o produto atendendo a expectativa de seus clientes. 
Qual problema a consultoria se propôs resolver? Justifiquem.
A empresa de consultoria propôs uma metodologia participativa para realizar o projeto. Solicitou que a empresa indicasse um grupo de “funcionários jovens e de alto potencial”, que trabalhariam em conjunto com eles. Depois de treinados deveriam atuar como consultores internos e seriam responsáveis pela implantação do projeto. Formou-se então um grupo de funcionários com cerca de um ano de casa, em sua maioria trainees e gerentes juniores. Esse grupo após o treinamento foi posto em campo, sob orientação da consultoria, com a missão de estudar e propor aprimoramentos para os processos de desenvolvimento e fabricação de grandes equipamentos. Essa proposta feita pela consultoria foi feita com base na minimização de erros uma vez que as pessoas envolvidas estavam diretamente ligadas e deveriam entender cada um dos processos e assim com posse de todas as informações fazer o diagnóstico empresarial a fim de trazer os resultados positivos pela qual eles foram contratados.
Por que a diretoria da empresa confiou na metodologia proposta pela empresa de consultoria? Se a metodologia oferecia alguma falha, qual seria ela? Justifiquem.
A empresa Jefferson do Brasil deu aos seus colaboradores a liberdade de
atuarem em conjunto com a consultoria e assim encontrarem uma forma de
solucionar os problemas apontados. A princípio era uma ideia boa, mas apenas se a empresa tivesse tomado a iniciativa de acompanhar a apresentação e apontamento das falhas. Faltou também a participação de um representante de cada setor na execução dos processos, pois aqueles que estão diretamente
ligados na linha de produção também poderiam contribuir com suas sugestões,
e assim minimizar os erros na hora da implantação da tomada de decisão. O
que ocorreu foi a liberdade e confiança dada ao grupo de jovens que foram
eficazes, mas não eficientes no objetivo pretendido.
Analisem a situação no presente e indiquem qual problema que a empresa está enfrentando agora. Justifiquem.
No momento a empresa está passando por um impasse por não saber se deve programar o sistema criado pelos colaboradores treinados pelos consultores, ou se devem implementar correndo o risco de defasar mais ainda os processos prejudicando de forma considerada o andamento da empresa.
Toda esta incerteza ocorre também por conta do contrato com a consultoria ter terminado e eles não darem um feedback auxiliando no que poderia ser feito em relação a essa situação.
Se vocês fossem diretor da empresa, o que fariam para resolver esse problema. Justifiquem.
Se fossemos o diretor da empresa, reuniríamos todos os colaboradores treinados pela empresa de consultoria americana e os técnicos responsáveis de cada setor para apresentar os problemas e chegar numa solução em que não afete nenhuma área de forma que seja impossível implementar o novo sistema. Mesmo com o dinheiro e tempo, como diretor tentaríamos aplicar o BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definida as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:
Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;
Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;
Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;
Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.
Na análise do BSC, se os quatros indicadores estiverem aplicados de acordo com os objetivos propostos pela entidade, ou seja, se estiverem equilibrados, significa que a empresa conseguirá ter um melhor desempenho, permitindo a concepção de novas estratégias.
O BSC está relacionado com a visão e estratégia de uma empresa, duas áreas fundamentais para que a empresa tenha sucesso.

Continue navegando