Buscar

FUND.MOD.CLOUD COM.

Prévia do material em texto

Prezado(a) Aluno(a), Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão FINALIZAR PROVA ao ter certeza de que respondeu a todas as questões e que não precisará mais alterá-las. Valor da prova: 10 pontos.
	
	
		1.
		O advento da Cloud Computing é mais uma inovação tecnológica (ou um conjunto de inovações) da Revolução Digital. No contexto dessa Revolução surge o conceito das Tecnologias da Informação e Comunicação, que podemos descrever como: (Ref.: 201605258584)
		1 ponto
	
	
	
	
	A capacidade de alguém para interpretar e operar sobre um conjunto de informações, estabelecendo relações
	
	
	Conjunto de dados organizados de forma a terem sentido e valor para seu destinatário
	
	
	Adaptação de um fato, processo ou serviço ao sistema da informática
	
	
	Itens referentes a uma descrição primária de objetos, eventos, atividades e transações que são gravados, classificados e armazenados
	
	
	Conjunto de recursos tecnológicos para captação, transmissão e distribuição das informações em diferentes formatos (texto, som, vídeo etc.), que dão suporte para a comunicação (digital)
	
	
		2.
		Analise as quatro sentenças sobre Sistemas de Informação e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Pelo fato da TI não estar inserida nas atividades operacionais internas e também nas de gestão e planejamento, os Sistemas de Informação possuem importância relativa para as empresas;
II. As empresas terão a necessidade de uso intensivo das informações (processamento, armazenamento, troca, filtro, etc.) para suporte à tomada de suas decisões, daí a importância dos Sistemas de Informação;
III. São formados pela combinação estruturada de vários elementos: Informação, Recursos humanos, Tecnologias de informação e Práticas de trabalho;
IV. A relação/sinergia dos Sistemas de Informação com a Cloud Computing é grande, pois as informações podem ser obtidas, trocadas/transferidas, processadas através da Nuvem, sem falar que alguns Sistemas podem ser fornecidos como serviços na Nuvem.
 (Ref.: 201605258537)
		1 ponto
	
	
	
	
	Apenas as sentenças II e IV estão corretas
	
	
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	
	Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas
	
	
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas
	
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	
		3.
		Analise as sentenças sobre Dado e Informação e, em seguida, assinale a alternativa que contém apenas as sentenças verdadeiras:
I. A informação é um dos recursos mais valiosos, importantes e valorizados em uma organização;
II. Informações são itens referentes a uma descrição primária de objetos, eventos, atividades e transações, mas ainda não foram organizados e, portanto, não transmitem significado específico;
III. Dado é todo conjunto de informações organizadas de forma a terem sentido e valor para seu destinatário.
 (Ref.: 201605197487)
		1 ponto
	
	
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas a III
	
	
	Nenhuma sentença está correta
	
	
	Apenas a I
	
	
	II e III
	
	
		4.
		Analise as sentenças sobre Informatização e, em seguida, assinale a alternativa que contém apenas as sentenças verdadeiras:
I. A informatização promove uma reestruturação pouco significativa, pois a empresa irá dispensar o uso da TI nas suas atividades;
II. Informatizar significa adaptar seus processos, serviços e rotinas ao sistema de informática, dando tratamento automático às suas informações;
III. A empresa tem a necessidade de uso intensivo das informações (troca e processamento) para suporte à tomada de decisões.
Dentro desse contexto de informatização o uso dos Sistemas de Informação é fundamental.
 (Ref.: 201605197488)
		1 ponto
	
	
	
	
	Apenas a II
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas a III
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
		5.
		As informações que abastecem os Sistemas de Informação também podem ser provenientes da Nuvem. A qualidade dessa informação de entrada é fundamental para garantir que o produto de informação na saída seja confiável. Esses produtos possuem, portanto, atributos de qualidade que agregam valor, gerando negócios para as organizações. Sob essa ótica, podemos considerar a informação como sendo dotada de três dimensões: (Ref.: 201605258544)
		1 ponto
	
	
	
	
	tempo, conteúdo, forma
	
	
	conteúdo, prontidão, clareza
	
	
	prontidão, precisão, forma
	
	
	tempo, precisão, conteúdo
	
	
	tempo, ordem, integridade
	
	
		6.
		Analise as sentenças sobre Gestão da Informação e, em seguida, assinale a alternativa que contém apenas as sentenças verdadeiras:
I. Trata das técnicas e dos conhecimentos usados para coleta, processamento, armazenamento e distribuição de informações;
II. Dentro das empresas não é necessário haver a organização dos fluxos de informações, provenientes de diversos setores;
III. As informações internas combinadas com as informações externas resultarão no cenário para o funcionamento da empresa, para as tomadas de suas decisões, para a geração de seus negócios.
 (Ref.: 201605197486)
		1 ponto
	
	
	
	
	Nenhuma sentença está correta
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
		7.
		Os riscos potencializados pela adoção da computação em nuvem se relacionam diretamente com a segurança da informação da empresa, trazendo preocupações que devem ser estudadas e mitigadas antes da sua utilização. Considere os desafios a serem enfrentados na adoção da computação em nuvem e analise se as proposições a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que completa os parênteses, respectivamente:
( ) Se o provedor de serviços violar leis e requisitos de conformidade, o tomador do serviços pode ser envolvido.
( V) A cláusula contratual de SLA de 100% de disponibilidade do ambiente garante que os serviços do provedor nunca serão interrompidos.
( ) A aquisição do provedor de serviços por um concorrente não caracteriza qualquer tipo de preocupação por parte do tomador de serviços.
(V) Como resultado de uma intimação, dados armazenados em ambiente compartilhado por vários tomadores de serviços podem ser expostos a outras pessoas, por força da lei.
( V) Os dados podem estar geograficamente distribuídos em locais que possuem requisitos legais diferentes.
 (Ref.: 201605197498)
		1 ponto
	
	
	
	
	V,V,V,V,V
	
	
	F,V,F,V,F
	
	
	F,V,V,F,F
	
	
	V,F,F,V,V
	
	
	V,V,F.V.V
	
	
		8.
		De acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27014:2013, existe um relacionamento entre o modelo de Governança de Tecnologia da Informação e o modelo de Governança de Segurança da Informação. Considere a seguinte classificação:
1. Governança de TI;
2. Governança de Segurança da Informação.
Associe 1 ou 2 nas afirmativas e assinale a alternativa que contém a sequência que completa os parênteses, respectivamente:
( ) Trata das questões relacionadas às decisões que devem ser tomadas para garantir a gestão e o uso eficazes da TI, quem deve tomar essas decisões e como essas decisões serão tomadas e monitoradas.
(2) Promove ações na empresa que possam permitir mapear a situação atual, visível e invisível, inventariando as ameaças, vulnerabilidades, riscos e possíveis impactos.
(1) Determina quem tem o direito de decidir sobre quanto a empresa investirá em TI.
(1) Implementa planos e políticas que possam fazer com que o uso da tecnologia da informação atenda aos objetivos do negócio.
(2) Promove cursos na empresa onde se ensina o conceito de engenharia social.
 (Ref.: 201605197496)
		1 ponto
	
	
	
	
	2,2,1,1,1
	
	
	1,2,2,1,1
	
	
	2,2,1,1,2
	
	
	1,2,1,1,2
	
	
	1,1,1,2,29.
		A Dra. Ana Carolina possui um escritório especializado em direito internacional. Um dos seus clientes, a empresa brasileira XPTO, representada pelo seu CEO Henrique Brandão, procurou o escritório para informar que sua empresa passaria a negociar ações ADR (American Depositary Receipt) nas bolsas norte-americanas e se, por conta disso, a organização estaria submetida a alguma lei específica. A Dra. Ana Carolina explicou ao Senhor Henrique Brandão que existe uma lei americana de julho de 2002 que afeta a divulgação financeira de empresas que têm ações negociadas nas bolsas dos Estados Unidos da América. Disse também que o não cumprimento dessa lei pode ocasionar a prisão do CEO e do CFO, além de sanções pecuniárias. O nome dessa lei é: (Ref.: 201605197495)
		1 ponto
	
	
	
	
	Sarbanes-Oxley Act (SOX)
	
	
	Investment Company Act (ICA)
	
	
	Trust Indenture Act (TIA)
	
	
	Jumpstart Our Business Startups Act (JOBSA)
	
	
	Securities Exchange Act (SEA)
	
	
		10.
		Analise as sentenças sobre a norma TIA-942 e, em seguida, assinale a alternativa que contém apenas as sentenças verdadeiras:
I. São apenas dois níveis independentes de classificação para os Data Centers, que consideram a arquitetura e estrutura, preparação e formação de pessoal, licenças dos softwares instalados;
II. Exigências rigorosas de tempo de funcionamento e viabilidade a longo prazo são normalmente o motivo para escolher soluções estratégicas na infraestrutura de site TIER III e TIER IV;
III. Os TIERS são progressivos, mas não necessariamente cada TIER incorpora as exigências de todos os TIERS mais baixos.
 (Ref.: 201605197507)
		1 ponto
	
	
	
	
	Apenas a II
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	Nenhuma sentença está correta
	
	
	VERIFICAR E ENCAMINHAR

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes