Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA FINAL DISCURSIVA - MARKETING
QUESTÃO:
Sabemos que o Marketing Eleitoral preocupa-se com a formação da imagem em curto prazo. As estratégias e táticas são planejadas no momento da eleição para que o candidato possua o maior número possível de votos e consiga eleger-se. Disserte sobre os 4 Os de marketing, no contexto do marketing eleitoral.
RESPOSTA ESPERADA:
Produto: é o candidato que precisa vender sua imagem ao eleitor, buscando, através das pesquisas de mercado, moldar seu perfil ao escolhido por seu público-alvo.
Preço: é o que o candidato propõe para ser apreciado pelos eleitores, ou seja, as suas propostas de governo.
Distribuição: é feita através dos meios de comunicação como revistas, jornais, folhetos, televisão, internet, entre outros; e também através de cabos eleitorais, para que a imagem do candidato e suas propostas cheguem aos eleitores.
Promoção: ações sociais executadas pelo candidato como remédios, transportes, alimentos, entre outras ajudas que possam incentivar o eleitor a escolher determinado candidato ou partido, não esquecendo da propaganda política.
QUESTÃO:
Existem alguns objetivos mais comuns que as empresas decidem com relação aos preços. A Política de Preços deve estar sintonizada com os objetivos de marketing e mais ainda com os objetivos gerais da organização. Cite e comente três objetivos mais usados com relação ao preço.
RESPOSTA ESPERADA:
1.Retorno do investimento: obter o retorno feito no investimento em determinado empreendimento.
2.Objetivos de concorrência: preocupados com os preços de seus concorrentes pra entrar no mercado acima ou abaixo.
3.Preços promocionais: objetivando melhorar alguma situação, como: falta de caixa, combate à concorrência, ou outra.
4.Fatia de mercado: os preços poderão ser determinados também para obtenção de objetivos da empresa, como o de aumentar a fatia de mercado.
5.Fluxo de caixa: os preços poderão ser determinados também para que a empresa receba de volta aquele valor que investiu na produção ou no negócio.
Outros objetivos podem ser: Maximizar a participação de mercado da empresa; Maximizar a receita da empresa; Maximizar o lucro da empresa no curto prazo; Obter a máxima margem de contribuição por unidade vendida; Auferir uma margem de contribuição mínima por unidade vendida ou estratégia de penetração.
QUESTÃO:
As empresas estão inseridas em um contexto e fazem parte de um ambiente. Esta situação é composta pelo ambiente interno e o ambiente externo da organização, do qual se deve ter ciência de todos os itens que compõem esse cenário. É importante conhecer esse ambiente para que os gestores possam traçar seus objetivos e a empresa ser mais competitiva. Levando em consideração o evidencia esse ambiente interno.
RESPOSTA ESPERADA:
Podemos citar como exemplo uma empresa como a Hering, em que seus fornecedores são as fábricas de fios ou empresas exportadoras do ramo têxtil. Os clientes da empresa são os franqueados e também os consumidores finais que adquirem seus produtos. O público que soma a maior fatia de consumidores pertence à classe B e C, sendo suas propagandas direcionadas a este público. Quando tratamos de concorrentes, temos que ter em mente aqueles que podem oferecer um produto similar ao que a Hering oferece. Tratando de consumidores finais, os principais concorrentes são as lojas de departamentos, lojas de bairros, ou outlet, que possuem produtos similares e preços equivalentes aos ofertados pela empresa.

Outros materiais