Buscar

Educação Inclusiva Protocolo 302405356

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Inclusiva Protocolo: 302405356
A deficiência múltipla é uma das deficiências que mais limita a aprendizagem ou a inclusão do aluno no ensino regular, uma vez que ela abrange duas ou mais deficiências. Ela exige muitos recursos adaptados ou específicos, especialização dos profissionais e mudanças de metodologias por parte dos professores e de todos que trabalham na unidade escolar. Diferentes pesquisadores enfatizam que na educação de pessoas com deficiência múltipla é importante considerar a comunicação e o posicionamento.
A partir desses dois aspectos, classifique as afirmações em verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) A maioria das pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento no desenvolvimento da linguagem e por isso precisam de recursos que facilitem sua comunicação.
( ) Dentre as tecnologias assistivas indicadas para a comunicação de pessoas com deficiência múltipla destaca-se o uso de pranchas de comunicação alternativa.
( ) O posicionamento indicado na educação de pessoas com deficiência múltipla está relacionado à atitude do professor e equipe escolar em defender e praticar a exclusão.
( ) É preciso dispensar o aluno com deficiência múltipla das aulas de educação física, pois o mesmo não consegue acompanhar as atividades.
Escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
c) V – V – F – F. Alternativa assinalada
2)
Rita está grávida de 12 semanas e descobriu que está com rubéola. A infecção da mãe pelo vírus da rubéola, durante a gravidez, pode causar anomalias congênitas ao feto. Ao contar a notícia aos familiares todos se preocuparam, dizendo que este bebê pode nascer com uma síndrome.
A qual síndrome o trecho acima se refere?
Alternativas:
b) Síndrome da rubéola congênita. Alternativa assinalada
3)
Carolina é uma criança de sete anos de idade que frequenta o primeiro ano do ensino fundamental. Por volta dos dois anos a família percebeu que havia algo errado, pois ela não falava e parecia não ouvir quando tentavam se comunicar com ela. Com o tempo, ela desenvolveu uma mania de movimentar as mãos em frente ao rosto, ficando assim grande parte do dia. Ela teve muitas dificuldades para andar, aprender a vestir-se e alimentar-se sozinha, mas aprendeu a se comunicar com os pais e com os colegas usando cartões com figuras e fotos. Na escola, ela ainda não consegue segurar o lápis, mas em alguns momentos manuseia livros e gosta de atividades que envolvem música, sempre ficando feliz e agitada ao ver a professora chegando com o rádio.
A partir da descrição das características de Carolina, é possível dizer que ela tem:
Alternativas:
b) Transtorno do espectro do autismo. Alternativa assinalada
4)
É comum que pessoas com altas habilidades/superdotação sejam consideradas como gênios e com alto desempenho intelectual, e no caso de alunos, são aqueles vistos como os melhores da classe, que aprendem tudo precocemente, que tem ótimo rendimento escolar, etc. Entretanto, pesquisadores da área explicam que essa não é a realidade.
Considerando as orientações do Ministério da Educação para a inclusão escolar de alunos com altas habilidades/superdotação, escolha a alternativa verdadeira. 
Alternativas:
a) Um dos desafios da escola regular é oferecer aos alunos superdotados oportunidades para desenvolver aprendizagem e potencialidades.
Alternativa assinalada

Outros materiais

Outros materiais