Buscar

introdução parte 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LISTA DE ATIVIDADES
CLEYTON CAETANO DE SOUZA – PROGRAMAÇÃO II – JAVA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR – UNIDADE I – PARTE 2
Crie um programa que lê uma entrada fornecida pelo usuário e, ao final, imprime a palavra invertida (de trás para frente).
Faça um programa que solicite o nome do usuário e imprima-o em formato de escada.
Exemplo: Para a entrada “José”, a saída será: 
J
Jo
Jos
José
Escreva um programa que receba um valor inteiro digitado pelo usuário e imprima cada um dos seus dígitos por extenso. 
Exemplo: Para a entrada do número 4571 o resultado será a saída “quatro, cinco, sete, um”.
Crie um programa que receba uma data no formato dia/mês/ano (exemplo: 30/01/1989) e informe a data por extenso (para a entrada do exemplo a saída será 30 de janeiro de 1989) (sugestão: faça uso do método Split da classe String).
Faça um programa que, receba um texto digitado pelo usuário e conte o número de caracteres (excluindo os espaços em branco) e o número de palavras (palavra é definida por qualquer sequência de caracteres delimitada por espaços em branco) e exiba essas informações ao final.
Crie um vetor capaz de armazenar 10 Strings. Preencha o vetor com 10 palavras fornecidas pelo usuário. Ao final, exiba as palavras na ordem em que foram informadas pelo usuário e ordenados de forma crescente (pesquise como um ordenar um vetor de Strings em Java – há uma classe com um método capaz de fazer isso).
Crie a classe Safadometro que possui o método calcular que receberá uma data de nascimento (dia, mês e ano) e calcula a porcentagem de anjo e porcentagem de safado de uma pessoa que nasceu na data passada na entrada. Os cálculos obedecem a seguinte fórmula: 
O método calcular não retorna nada, apenas escreve a porcentagem de safadeza e anjo da pessoa nascida naquela data. Antes de realizar o cálculo, entretanto, teste se os dados são válidos, caso não sejam exiba que o usuário é 100% safado e 0% anjo. Para isso, crie um método validarData, que receberá as informações data e verificará se são válidos (exemplos de dados inválidos: dia é maior que 31, mês maior que 12, ano negativo, etc.). 
OBS: O método somatório deve receber um número inteiro n e retornar a soma de todos os números anteriores (use o while). Exemplo, se a entrada for 3, então a função somatório retorna 6 (1+2+3). Os métodos somatório e validarData devem ser privados!
Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/12/professor-cita-wesley-safadao-em-questao-de-logica-e-vira-hit-na-web.html
Crie a classe Aluno, com os atributos nome e média. Respeite as convenções vistas em sala e crie os métodos get e sets correspondentes. Em seguida, crie um programa para ler o nome e a média de 100 alunos (armazene esses alunos em um array). Ao fim da execução, o programa deve exibir três coisas: o aluno que obteve a menor média, o aluno que obteve a maior média, a média da turma, a quantidade de alunos aprovados (média > 7) e quantidade de alunos reprovados. Use o while para realizar a leitura dos dados dos 100 alunos.
Escreva um programa que leia um número, crie um array desse tamanho para conter o nome de pessoas, realize o cadastro desses nomes no array e, por último, sorteie o nome de duas pessoas diferentes cadastradas e imprima seus nomes.
Escreva um programa que leia um número inteiro positivo n e em seguida imprima linhas do chamado Triangulo de Floyd:
Crie uma classe chamada Adivinhador. Ela servirá para adivinhar a data de nascimento de alguém e possuíra três métodos. 
Um método adivinhar mês – Esse método não recebe nenhum parâmetro de entrada e retorna uma String aleatória representando o mês por extenso. Para implementá-lo, basta criar um array contendo os meses do ano, sortear uma posição do array e retornar o elemento dessa posição. 
Um método adivinhar dia – Esse método recebe como parâmetro o mês no formato de String e retorna um dia desse mês (int). Use a informação sobre qual o mês para controlar o número máximo de dia (exemplo, no mês de janeiro o número aleatório deve ser entre 1 e 31, mas em fevereiro deve ser entra 1 e 29, enquanto que abril deve ser de 1 a 30). 
Por último, crie um método adivinhar ano, que recebe dois parâmetros representando o intervalo dos palpites, i.e., o menor palpite e o palpite máximo (exemplo, sortear um ano entre 2000 e 2015). O método adivinhar ano sorteia um ano dentro do intervalo dos números passados como parâmetro.
Crie um programa para testar o Adivinhador. Nesse programa, o adivinhador deve primeiro adivinhar o mês, depois o dia e depois o ano. Quando o adivinhador “chuta” um mês, ele deve perguntar ao usuário se o palpite foi correto ou não. O Adivinhador deve continuar chutando meses até ele acertar. Em seguida, o Adivinhador tenta descobrir o dia do mês. Ele também deve questionar o usuário se o seu palpite está correto e continuar questionando até que ele acerte. Por último, o adivinhador tenta adivinhar o ano. Inicialmente, o palpite deve começar entre 0 e 2015. O Adivinhador pergunta se o ano é maior, menor ou igual ao seu palpite. Se for menor ou maior, mude o intervalo dos palpites para o correto. O adivinhador deve continuar a tentar adivinhar, até que encontre a data correta. Ao final, exiba sua data de nascimento e a quantidade de palpites que o Adivinhador precisou dar para acerta a data de nascimento completa.
[desafio] Altere os métodos do adivinhador para que o método que adivinhar o mês e o dia não realizem palpites repetidos. Assim, se o adivinhador chutar como mês Janeiro e ele não tiver acertado então o mês de Janeiro não será mais chutado.
Crie um Projeto em Java chamado Banco. Esse projeto deve ter três classes: Pessoa, Conta e Banco. A classe Pessoa deve ter as propriedades nome, idade e cpf; a classe Conta tem as propriedades Pessoa (que é o titular da conta), saldo e número da conta; a classe Banco possui um Array de Contas (com capacidade para 10 contas) e os métodos criar nova conta (que recebe uma pessoa, um saldo e número como parâmetro de entrada), depositar (que recebe o valor a ser depositado e o número da conta), sacar (que recebe o valor a ser sacado e o número da conta), recuperar a conta pelo número (que retorna a conta de acordo com o numero passado como parâmetro de entrada) e recuperar a conta pelo cpf (que retorna a conta de acordo com o cpf da pessoa passado como parâmetro de entrada). Fique a vontade para adicionar às classes Pessoa, Conta e/ou Banco qualquer atributo que você acha que seja necessário para que o projeto funcione corretamente.
Crie um main para testar seu projeto anterior. Exiba as opções abaixo. O programa deve continuar a ser executado até que a opção Sair seja acionada. 
(1) – Criar Conta 
(2) – Sacar 
(3) – Depositar 
(4) – Informar o saldo da conta passando o número do cpf 
(5) – Informar o saldo da conta passando o número da conta. 
(0) – Sair

Outros materiais