Buscar

aula 09 sade mental caps (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL
CAPS
FAMÍLIA
*
*
O QUE É CAPS???
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência.
Os CAPS deverão obedecer a alguns princípios básicos: devem se responsabilizar pelo acolhimento de 100% da demanda dos portadores de transtornos severos de seu território, garantindo a presença de profissional responsável durante todo o período de funcionamento
*
*
CAPS
Deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social;
Os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se diferenças regionais, contribuições técnicas dos integrantes de sua equipe, iniciativas locais de familiares e usuários e articulações intersetoriais que potencializem suas ações; 
Articular recursos de natureza clínica, incluindo medicamentos, de moradia, de trabalho, de lazer, de previdência e outros, através do cuidado clínico oportuno e programas de reabilitação psicossocial.
*
*
QUANDO SURGEM OS CAPS
O primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em março de 1986, na cidade de São Paulo: Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira, conhecido como CAPS da Rua Itapeva. 
A criação desse CAPS e de tantos outros, com outros nomes e lugares, fez parte de um intenso movimento social, inicialmente de trabalhadores de saúde mental, que buscavam a melhoria da assistência no Brasil e denunciavam a situação precária dos hospitais psiquiátricos, que ainda eram o único recurso destinado aos usuários portadores de transtornos mentais. 
*
*
.
CAPS
 Os NAPS/CAPS foram criados oficialmente a partir da Portaria GM 224/92 e eram definidos como “unidades de saúde locais/regionalizadas que contam com uma população adscrita definida pelo nível local e que oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, em um ou dois turnos de quatro horas, por equipe multiprofissional”.
*
*
Os CAPS – assim como os NAPS (Núcleos de Atenção Psicossocial), os CERSAMs (Centros de Referência em Saúde Mental) e outros tipos de serviços substitutivos que têm surgido no país, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002.
Essa portaria reconheceu e ampliou o funcionamento e a complexidade dos CAPS, que têm a missão de dar um atendimento diuturno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, num dado território, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias. 
*
*
PAPEL DO CAPS
 Na definição da política de saúde mental do SUS, os CAPS têm a função de construir o território de atenção e tecer a rede de cuidados, garantindo o acesso e a equidade da pessoa com transtorno mental
Os CAPS devem buscar constantemente, colocar-se no caminho da promoção da autonomia e dos direitos da pessoa
*
*
MODELO PROPOSTO
Modelo proposto na Itália, em Trieste, e que está sendo construído e adaptado no Brasil desde 1986. Consiste em um local que oferece cuidados intensivos, semi-intensivos ou não intensivos a pacientes em sofrimento psíquico diagnosticados como neuróticos graves ou psicóticos que podem já ter ou não histórico de internação e/ou tratamento.
È uma substituição as internações em hospitais psiquiátricos, e tem como maior objetivo tratar a saúde mental de forma adequada, oferecendo atendimento á população, realizando o acompanhamento clínico, e promovendo a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários.
*
*
Esse serviço oferece três modalidades de tratamento que variam de acordo com a necessidade do indivíduo: 
Intensivo: trata-se de atendimento diário oferecido quando a pessoa se encontra com grave sofrimento psíquico, em situação de crise ou dificuldades intensas no convívio social e familiar, precisando de atenção contínua. Esse atendimento pode ser domiciliar, se necessário. 
Semi-intensivo: no qual, o usuário pode ser atendido até doze dias no mês, sendo que essa modalidade é oferecida quando o sofrimento e a desestruturação psíquica da pessoa diminuíram, melhorando as possibilidades de relacionamento.
 Não intensivo: que é oferecido quando a pessoa não precisa de suporte da equipe para viver em seu território e realizar suas atividades na família e/ou no trabalho, podendo ser atendido até três dias no mês.
*
*
ACESSO E VÍNCULO TERAPÊUTICO
Logo, para ser atendido no CAPS, pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde. 
A pessoa também pode ir sozinha, mas na maioria dos casos é levada pela família, devendo ser acolhida em seu sofrimento a fim de construir um vínculo terapêutico e de confiança entre o profissional e o indivíduo que procura o serviço. 
Posteriormente é traçado um projeto terapêutico individual, construído de forma estratégica para atender as atividades de maior interesse para eles, respeitando o contexto em que estão inseridos, e atendendo também as suas necessidades.
*
*
O usuário neste momento também se compromete a cooperar com o tratamento, seguindo as prescrições médicas, participando de:
 
oficinas culturais, grupos terapêuticos, atividades esportivas, 
oficinas expressivas (dança, técnicas teatrais, pintura, argila, atividades musicais),
 oficinas geradora de renda (marcenaria, cerâmica, bijuterias, brechó, artesanato em geral), 
 oficinas de alfabetização o que possibilita exercitar a escrita e a leitura, como um recurso importante na (re)construção da cidadania. 
*
*
CAPS
Essas oficinas podem contar com a participação da família e da comunidade, que são muito importantes para o processo de reabilitação e reinserção das pessoas portadoras de transtorno mental, pois produzem um grande e variado conjunto de relações de troca, reforçando os laços sociais e afetivos e proporcionando maior inclusão social desses membros. 
*
*
CAPS
É um instrumento que viabiliza a relação entre a família e usuário e entre o usuário e a instituição, incentivando a participação dos familiares, profissionais, e da comunidade nos projetos propostos a fim de gerar uma parceria.
O indivíduo encontra no serviço um apoio, no qual se estabelece uma relação de encontros com outros usuários e profissionais, mantendo-se diálogos relacionados às suas necessidades, desejos, histórias e conhecimentos específicos, trazendo uma troca de experiências, e principalmente um laço afetivo com os seus cuidadores.
*
*
EQUIPE
Equipe multiprofissional constituída de:
Psiquiatras; Neurologistas; Enfermeiros; Nutricionistas;
Farmacêuticos; Fonoaudiólogos; Psicólogos;
Assistentes sociais; Musicoterapeutas; Terapeutas ocupacionais;
Fisioterapeutas; Profissionais de Educação Física;
Técnicos de enfermagem; Monitores e estagiários.
Entre outros profissionais. Por realizar oficinas de arte e artesanato como técnica de arte terapia uma nova profissão, a de conduzir as oficinas e avaliar seus resultados ou arte terapeuta.
*
*
TIPOS DE CAPS
CAPS I e CAPS II: são CAPS para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes.
O CAPS I atende municípios com população entre 20.000 e 70.000 habitantes.
O CAPS II atende municípios com população entre 70.000 e 200.000 habitantes.
• CAPS III: são CAPS para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos
mentais severos e persistentes.
Atende municípios com população acima de 200.000 habitantes. 24hs.
*
*
TIPOS DE CAPS
CAPSi: CAPS para infância e adolescência, para atendimento diário a crianças e adolescentes com transtornos mentais.
 Atende municípios com população acima de 200.000 habitantes.
CAPSad: CAPS para usuários de álcool e drogas, para atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a inalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação.
 Atende municípios com população acima de 100.000 habitantes.
*
*
EQUIPE MÍNIMA NOS CAPS
CAPS I 
1 médico psiquiatra ou médico com formação em saúde mental.
1 enfermeiro.
3 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais:
psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.
4 profissionais de nível médio: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.
*
*
CAPS II
1 médico psiquiatra
1 enfermeiro com formação em saúde mental.
4 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais: psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo, professor de educação física ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.
6 profissionais de nível médio: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.
*
*
CAPS III
2 médicos psiquiatras
1 enfermeiro com formação em saúde mental.
5 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais: psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo, professor de educação física ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.
8 profissionais de nível médio: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.
*
*
CAPSi
1 médico psiquiatra, ou neurologista ou pediatra com formação em saúde mental.
1 enfermeiro
4 profissionais de nível superior entre as seguintes categorias profissionais: psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.
5 profissionais de nível médio: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.
*
*
CAPSad
1 médico psiquiatra.
1 enfermeiro com formação em saúde mental.
1 médico clínico, responsável pela triagem, avaliação e acompanhamento das intercorrências clínicas.
4 profissionais de nível superior entre as seguintes categorias profissionais: psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.
6 profissionais de nível médio: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.
*
*
QUAIS OS DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS CAPS?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais