Buscar

IREITOS HUMANOS aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IREITOS HUMANOS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCJ0058_EX_A1_201408148031_V1 
	15/03/2018 15:23:58 (Finalizada)
	Aluno(a): VALNICE SOUZA ANDRADE DE OLIVEIRA
	2018.1
	Disciplina: CCJ0058 - DIREITOS HUMANOS 
	201408148031
	 
	Ref.: 201408797110
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Parte da doutrina faz distinção entre os conceitos atribuídos ao termo -direitos do homem- e -direitos humanos. Com relação ao conceito, podemos afirmar que
		
	
	a expressão direitos do homem pode ser associada a uma concepção positiva na esfera do direito interno.
	 
	a expressão direitos do homem deve ser compreendida como direitos historicamente não positivados, logo, naturais.
	
	a expressão direitos humanos deve ser interpretada no sentido de direitos naturais ainda não positivados.
	 
	a expressão direitos do homem pode ser associada a uma visão normativa positiva na esfera do direito internacional.
	
	a expressão direitos do homem refere-se aos direitos normatizados na esfera dos tratados e pactos internacionais.
	
	 
	Ref.: 201408780080
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Porque podemos afirma que os direitos humanos são inalienáveis?
		
	
	porque a Administração Pública deve criar mecanismos coercitivos aptos a efetivação dos direitos fundamentais;
	
	por não serem absolutos, sofrendo restrições nos momentos constitucionais de crise (Estado de Sítio) e também frente a interesses ou direitos que, acaso confrontados, sejam mais importantes (Princípio da Ponderação).
	
	por alcançarem a todos os seres humanos indistintamente; nesse sentido fala-se em ¿Sistema Global de Proteção de Direitos Humanos¿;
	
	por  apresentarem natureza histórica, advindo do Cristianismo, superando diversas revoluções até chegarem aos dias atuais;
	 
	por não existe possibilidade de transferência, a qualquer título, desses direitos;
	
	 
	Ref.: 201408797128
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A trajetória histórica dos direitos humanos pode ser sistematizada segundo as formulações filosóficas que embasaram sua construção teórica. Inicialmente, teve grande importância no pensamento dos filósofos gregos: Na Grécia antiga do século V a. C., podemos destacar dois pensadores que muito contribuíram com seus escritos para a trajetória dos direitos humanos, são eles:
		
	
	Protágoras e Platão.
	 
	Aristóteles e Platão.
	 
	Protágoras e Sófocles.
	
	Protágoras e Aristóteles.
	
	Aristóteles e Sófocles.
	
	 
	Ref.: 201408779594
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	        A civilização humana, desde os seus primórdios, até o período atual, passou por inúmeras fases, cada uma com suas peculiaridades, com seus pontos negativos e positivos, de modo que as evoluções científicas, tecnológicas, políticas, econômicas, sociais e jurídicas são muitas vezes lentas e graduais. A evolução histórica dos direitos inerentes à pessoa humana também é lenta e gradual. Não são reconhecidos ou construídos todos de uma vez, mas sim conforme a própria experiência da vida humana em sociedade, por isto é de extrema importância, para entender seu significado atual compreender como eles foram observados em eras passadas para eliminar os erros e aperfeiçoar os acertos.
Discute-se na doutrina a respeito da terminologia correta para designar os direitos essenciais a pessoa humana. A doutrina tem utilizado inúmeras expressões para identificar, nomear os direitos essenciais à pessoa humana. Dos significados abaixo, qual o que melhor traduz os ¿direitos do homem¿:
		
	 
	            São os direitos humanos como a conjunção dos direitos naturais, que correspondem ao Homem pelo mero fato de existir, e dos direitos civis, vale dizer, aquele conjunto de direitos que correspondem ao Homem pelo fato de ser membro da sociedade.
	
	        Direitos cuja nomenclatura ¿direitos morais¿ possui uma conotação jusnaturalista, estando presa a uma ideia de Estado Liberal dificultando os direitos de participação política, assim como os direitos sociais, culturais e econômicos;
	
	    Direitos que surgem com a intenção de delimitar os direitos considerados essenciais à pessoa humana dentro de um marco positivista,  estando presa ao conceito de Estado Liberal atuando como um limite ao poder político, mas não nas relações entre particulares não conseguindo abranger, portanto, grande parte das situações em que é necessário reivindicar tais direitos;
	
	          Direitos intimamente ligados aos ¿direitos dos povos¿ e designam aqueles direitos que os povos têm de determinar seu destino, no campo político, social, cultural, econômico, o direito de se relacionar com outros Estados, direito a paz, não abrangendo, entretanto os direitos da pessoas como individuais, concretas, insubstituíveis;
	
	           Direitos que surgem ligados à ¿liberdades públicas¿ compreendendo aqui não apenas aquelas ligadas ao Estado, mas também, com relação aos particulares, sendo públicas porque estão protegidas pelo Direito, entretanto, esta expressão não consegue abranger os direitos sociais e econômicos, por isso entende-se não ser adequado o seu uso, assim como, ¿liberdades fundamentais¿, outro termo utilizado pelos franceses não consegue abranger tais direitos;
	
	 
	Ref.: 201408796527
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a afirmação histórica dos direitos do homem, dos direitos fundamentais e dos direitos humanos, assinale a opção correta:
		
	
	Um dos efeitos do embate ideológico do pós-Segunda Guerra, no desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos, foi a cisão dos direitos civis e políticos em relação aos direitos econômicos, sociais e culturais.
	
	O fenômeno da internacionalização dos Direitos Humanos tem origem após a Primeira Guerra Mundial, com a criação da Liga das Nações.
	
	A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos fundamentais de primeira dimensão.
	
	A fase do Estado Social caracteriza-se pela vitória da proposta econômica liberal, através do triunfo dos direitos individuais, cuja efetivação, em princípio, não exige qualquer interferência do Estado.
	 
	A consagração dos direitos individuais nos primeiros documentos constitucionais solenes simboliza a transição entre as fases de reconhecimento dos direitos do homem em direitos fundamentais.
	
	 
	Ref.: 201408797130
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Magna Carta, documento inglês de 1215, limitava o poder do Rei João Sem-Terra em relação aos barões em nítida demonstração da presença dos direitos humanos, na medida em que estabelecia:
		
	
	o direito de propriedade e o habeas corpus.
	
	somente o habeas corpus.
	 
	o habeas corpus, o direito à propriedade e o devido processo legal.
	
	somente o direito de propriedade, pois o habeas corpus somente foi reconhecido no século XVIII, no curso da Revolução Francesa.
	 
	o direito de propriedade somente foi reconhecido no século XX, logo, estabelecia somente o devido processo legal.
	
	 
	Ref.: 201408797102
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Podemos dizer que a ideia dos direitos do homem está muito ligada a corrente do pensamento
		
	
	Juspositivista.
	
	Jusnaturalista.
	 
	Juscontratualista.
	
	Fundamentalista
	
	Neopositivista
Ref.: 201408797126
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a doutrina dominante podemos citar como características dos direitos fundamentais, além de outras que possivelmente poderão ser exploradas neste artigo: universalidade, indivisibilidade, imprescritibilidade, complementaridade, individualidade, inviolabilidade, indisponibilidade, inalienabilidade, historicidade, irrenunciabilidade, entre outras. Qual o sentido da universalidade como característica dos direitos humanos?
		
	
	os direitos humanos compõem um único conjunto de direitos, uma vez que não podem ser analisados de maneira isolada, separada. Afirma-se que o desrespeito a um deles constitui a violação de todos ao mesmo tempo, ou seja, caso seja descumprido seria com relação a todos.
	
	os direitos fundamentais não se perdem com o tempo, não prescrevem, uma vez que são sempre exercíveis e exercidos, não sendo perdidos pela falta de uso (prescrição); tal regra não é absoluta, existindo direitos que, eventualmente podem ser atingidos pela prescrição, como é o caso da propriedade, que não sendo exercida, poderá ser atingida pela usucapião.
	 
	os direitos e garantias fundamentais vinculam-se ao princípio da liberdade, conduzido pela dignidade da pessoa humana, os mesmos devem possuir como sujeito ativo, todos os indivíduos, independente da raça, credo, nacionalidade, convicção política, a coletividade jurídica em geral, podendo pleiteá-los em qualquer foro nacional ou internacional, conforme devidamente expresso no parágrafo 5 na Declaração e Programa de Ação de Viena de 1993.
	
	os direitos fundamentais estão vinculados uns aos outros, não podendo ser vistos como elementos isolados, mas sim como um todo, um bloco que apresenta interpenetrações; as várias previsões constitucionais, apesar de autônomas, possuem diversas intersecções para atingirem suas principais finalidades. No intuito de exemplificarmos a característica relacionada neste comando, podemos dizer que a liberdade de locomoção está relacionada à garantia do habeas corpus e ao devido processo legal.
	
	com a evolução da proteção nacional e internacional dos direitos fundamentais, após as grandes guerras e revoluções, afirma-se que hodiernamente os mecanismos para assegurar a inviolabilidade dos direitos e garantias fundamentais passaram a ter abrangência regional e mundial. Por meio de tal característica, a pessoa poderá optar por qual âmbito de proteção deseja para assegurar a inviolabilidade do seu direito fundamental, o global ou regional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes