Buscar

Discursiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva 1 - G1
1
Conversamos sobre os Estrategistas e suas lições, onde falamos sobre alguns líderes estadistas.  De acordo com Kaercher, Adi R. (2016), Sun Tzu, que teve a primeira concepção de estratégia; Alexandre, o Grande, cuja estratégia é de uma visão global; Maquiavel, que dedicou a estratégia a serviço do poder; Lenin, no qual a estratégia esteve a serviço do poder; Churchil, cuja estratégia é contra a dominação política; Gandhi, que trabalhou a estratégia da resistência não violenta; Nelson Mandela, marcante frente à persistência da visão estratégia. Todo estes líderes deixaram um legado histórico para a comunidade empresarial.
Considerando estas informações e tudo que foi estudado, sabemos que todos enfrentaram dificuldades na implantação de suas estratégias, identifique, escrevendo entre 08 e 15 linhas, quais foram os grandes desafios enfrentados por estes líderes.
Lembre-se que poderá fazer uso de material bibliográfico complementar, mas este deverá servir apenas para embasar sua resposta, que deverá ser em um texto autêntico e tendo indicado suas pesquisas complementares (citações), caso faça uso delas, incluindo o livro da disciplina.
SUN TZU - com sua estratégia holística, usando-a não somente como estratégia militar, mas para uso de governança, teve seu grande desafio em implementar seu estilo de estratégia que era a de “ensinar a estratégia aos governantes”. Ou seja, fazer com que as pessoas sejam duplicáveis.
ALEXANDRE, O GRANDE - tinha como missão criar um mundo globalizado, expandindo seu império, propagando assim seu estilo helênico. Mas, teve como grande desafio “expandir e consolidar o império criado por Felipe”.
MAQUIAVEL - tendo como conceito a estratégia a serviço do poder, usando princípios de ensinamentos aos lideres de como governar um Estado. Tendo como seu grande desafio “ensinar aos governantes como conquistar, manter e fortalecer os Estados”.
LENIN - tinha como objetivo implementar na Rússia o socialismo. Tendo como desafio “implementar uma sociedade socialista , sem a existência de uma experiência histórica sobre como as instituições políticas e econômicas iriam funcionar”.
CHURCHIL - com a estratégia de se aliar a países que tinham poder de guerra equivalente aos alemães, pois a Inglaterra não tinha como guerrear sozinha. Teve como grande desafio “elaborar um plano estratégico eficiente, com a guerra em andamento, para que a Inglaterra não fosse sucumbida pela Alemanha”.
GANDHI - principal ponto de estratégia sem uso da violência. Tendo como desafio “lutar pela independência da Índia em relação à Inglaterra”. Mostrando sua persistência, determinação e foco no seu objetivo.
NELSON MANDELA - estudioso de grandes estrategistas lutou contra a política do Apartheid. Tendo como grande desafio “o fim da segregação racial na África do Sul”. Lutou contra milhares de racistas, e sistema político da época.

Outros materiais