Buscar

AULA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA 
Aula 02: A carta de Ottawa e a Promoção da Saúde 
Prof. Eduardo Freitas
*
*
Apresentação do documento 
A carta e sua intenção 
A Carta de Ottawa é um documento apresentado na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizado em Ottawa (Canadá), em novembro de 1986. 
Trata-se de uma Carta de Intenções que busca contribuir com as políticas de saúde em todos os países, de forma equânime e universal. 
*
*
Apresentação do documento 
Algumas considerações sobre a Carta de Ottawa 
Foi realizada no mesmo ano que a 8a Conferência Nacional de Saúde; 
O conceito de saúde discutido na Carta de Ottawa tem muita proximidade com o conceito discutido na 8a Conferência Nacional de Saúde. 
*
*
Apresentação do documento 
Carta de Ottawa 
Essa Conferência foi, antes de tudo, uma resposta às crescentes expectativas por uma nova saúde pública, movimento que vem ocorrendo em todo o mundo. As discussões focalizaram principalmente nas necessidades em saúde nos países industrializados, embora tenham levado em conta necessidades semelhantes de outras regiões do globo. 
Foi baseada nos progressos decorrentes da “Declaração sobre os Cuidados de Saúde Primários de Alma- Ata” e no documento “As Metas da Saúde para Todos da Organização Mundial de Saúde”, bem como no recente debate sobre a ação intersetorial para a saúde, realizado na Assembleia Mundial de Saúde. 
O documento estabeleceu CINCO PRINCÍPIOS que considerou importante no direcionamento de estratégias de saúde. 
*
*
Promoção da saúde
Conceito 
A Promoção da Saúde é o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar. Para atingir um estado de completo bem- estar físico, mental e social, o indivíduo, ou o grupo, deve estar apto a identificar e realizar as suas aspirações, a satisfazer as suas necessidades e a modificar ou adaptar-se ao meio. 
Assim, a saúde é entendida como um recurso para a vida e não como uma finalidade de vida. A saúde é um conceito positivo, que acentua os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Em consequência, a Promoção da Saúde não é uma responsabilidade exclusiva do setor da saúde, pois exige estilos de vida saudáveis para atingir o bem-estar. 
*
*
Promoção da saúde 
Objetivo 
A promoção da saúde tem como objetivo reduzir as desigualdades existentes nos níveis de saúde das populações e assegurar a igualdade de oportunidades e recursos, com vista a capacitá-las para a completa realização do seu potencial de saúde. 
Para atingir este objetivo, é necessário acesso à informação e oportunidades que permitam opções saudáveis de vida. As populações não podem realizar totalmente o seu potencial de saúde sem que sejam capazes de controlar os fatores que a determinam. 
O foco da promoção da saúde é alcançar a equidade em saúde. (um julgamento justo para todos)
*
*
Pré requisitos para a saúde 
As condições fundamentais para a saúde: 
Paz;
Abrigo;
Educação;
Alimentação;
Recursos econômicos; 
Ecossistema estável; 
Recursos sustentáveis; 
Justiça social;
Equidade. 
A melhoria da saúde, neste sentido, está relacionada à garantia dessas condições. 
*
*
Princípios da carta de Ottawa 
Princípio 01: Construir Políticas Saudáveis 
A promoção da saúde está para além da prestação de cuidados de saúde. Inscreve a saúde na agenda das decisões políticas, em todos os setores e em todos os níveis, conscientizando-os das consequências para a saúde das suas decisões e levando-os a assumir as responsabilidades neste campo. 
Uma política de promoção da saúde combina diversas abordagens complementares, incluindo a legislação, as medidas fiscais, os impostos e as mudanças organizacionais. 
*
*
Princípios da carta de Ottawa 
Princípio 02: Criação de ambientes favoráveis 
O princípio orientador a nível mundial, das nações, das regiões e das comunidades é a necessidade de encorajar os cuidados mútuos – cuidar uns dos outros, das comunidades e do ambiente natural. É preciso assegurar a conservação dos recursos naturais do planeta, em uma perspectiva de responsabilidade global. 
É essencial avaliar sistematicamente o impacto que o ambiente, em rápida evolução, tem na saúde – particularmente nas áreas da tecnologia, do trabalho, da produção de energia e da urbanização. 
*
*
Princípios da carta de Ottawa 
Princípio 03: Reforçar a Ação Comunitária 
A promoção da saúde desenvolve-se através da intervenção concreta e efetiva na comunidade, estabelecendo prioridades, tomando decisões, planeando estratégias e implementando-as com vista a atingir melhor saúde. 
O desenvolvimento das comunidades é criado a partir dos seus recursos materiais e humanos, com base na autoajuda e no suporte social, no desenvolvimento de sistemas flexíveis que reforcem a participação pública e orientem para a resolução dos problemas de saúde. 
*
*
Princípios da carta de Ottawa 
Princípio 04: Desenvolver Competências Pessoais 
A promoção da saúde pressupõe o desenvolvimento pessoal e social, através da melhoria da informação, educação para a saúde e reforço das competências que habilitem para uma vida saudável. Deste modo, as populações ficam mais habilitadas para controlar a sua saúde e o ambiente e fazer opções conducentes à saúde. 
É fundamental capacitar as pessoas para aprenderem durante toda a vida, preparando-as para as suas diferentes etapas e para enfrentarem as doenças crônicas e as incapacidades. 
*
*
Princípios da carta de Ottawa 
Princípio 05: Reorientar os Serviços de Saúde 
Para além das suas responsabilidades na prestação de cuidados clínicos e curativos, os serviços de saúde devem orientar-se cada vez mais para a promoção da saúde. 
Esses serviços têm de adotar um amplo mandato que seja sensível e que respeite as especificidades culturais. Devem apoiar os indivíduos e as comunidades na satisfação das suas necessidades para uma vida saudável e abrir canais de comunicação entre o sector da saúde e os sectores social, político, econômico e ambiental. 
*
*
Política nacional de promoção da saúde 
Portaria no 687 de 30 de março de 2006 
Dispõe sobre a promoção em saúde no Brasil 
A partir das definições constitucionais, o Ministério da Saúde propõe a Política Nacional de Promoção da Saúde em um esforço para o enfrentamento dos desafios de produção da saúde em um cenário social e histórico cada vez mais complexo e que exige a reflexão e qualificação contínua das práticas sanitárias e do sistema de saúde. 
*
*
Política nacional de promoção da saúde 
Objetivo geral 
Explicar a promoção da qualidade de vida e redução da vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais. 
*
*
Portaria no 687 de 30 de março de 2006 
Objetivos específicos 
Descrever a implementação de ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica; 
Reconhecer a importância da ampliação da autonomia e da corresponsabilidade de sujeitos e coletividades, inclusive o poder público, no cuidado integral à saúde, e da diminuição e/ou extinção das desigualdades de toda e qualquer ordem (étnica, racial, social, regional, de gênero, de orientação/opção sexual, entre outras); 
Explicar a contribuição para o aumento da resolutividade do sistema de saúde, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança das ações de promoção da saúde. 
*
*
Saiba mais 
Vídeo “Promoção da saúde”
O vídeo, de forma ilustrativa, apresenta o conceito de promoção da saúde, os princípios da Carta de Ottawa e os objetivos da Política Nacional de promoção da saúde (PNPS): 
https://www.youtube.com/watch?v=_9WSVTBK5JE 
*
*
Referências 
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 
______. Organização Mundial de Saúde (OMS). Carta de Ottawa. Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. Ottawa; 1986. [documento da Internet]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf. Acesso em: 19 de julho de 2017. 
LOPES, Maria do Socorro Vieira; SARAIVA, Klívia Regina de Oliveira; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho; XIMENES, Lorena Barbosa. Análise do conceito de promoção da saúde. Texto contexto - enferm., Florianópolis, 19 (3), 461-468, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v19n3/a07v19n3.pdf. Acesso em: 19 de julho de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais