Buscar

psicologia freud

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA
Equipe
Alcilena
Carla Neves
Fabíola Lima
Lohana
Rayele
Tema:Freud:Inconsciente e a aprendizagem.
FREUD: INCONSCIENTE E APRENDIZAGEM.
 As experiências analítica convenceu-nos da completa verdade da afirmação [...] de que a criança psicologicamente é o pai do adulto e que os acontecimentos dos seus primeiros anos são de importância suprema em toda sua vida posterior.
 (FREUD) 
Psicanálise e instâncias do psiquismo.
Resumidamente, podemos dizer que a Psicanálise é uma teoria da personalidade que entende ser o comportamento 
 ( formal e anormal) motivado por processos mentais (internos) que refletem a vida atual e as experiências do indivíduo,influindo nas suas condutas.
Consciente: São pensamentos e percepções.
Pré – Consciente: São memórias ,acontecimentos armazenados.
Inconsciente: São medos,motivações egoístas, desejos irracionais, impulsos sexuais inaceitáveis, impulsos destrutivos, impulsos imorais, experiências infantis traumatizantes.
Teoria freudiana
O id: E a fonte de todas as pulsões básicas, em que buscamos a satisfação imediata de nossas necessidades (alívio e diminuição da tenção) e de nossos desejos (como se alimentar), sem considerar a realidade.
Superego: E governado pelas restrições morais, anseia por perfeição e a sua função principal é a de limitação das satisfações.
O ego: E pela pressão da necessidade externa, educando lentamente no sentido de avaliar a realidade e de obedecer ao princípio de realidade.
MECANISMO DE DEFESA
 É uma denominação dada por FREUD para as manifestações 
EGO, diante das exigências das outras instâncias PSIQUICAS
(Id, e superego), mas a psicanálise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito.
 Os mecanismos de defesa podem funcionar como auxiliares nai ntegração da personalidade e,
 ao mesmo tempo, quando exacerbados de modo destrutivo e inadequado, prejudicar
 funcionamento do ego, podendo resultar no aparecimento de distúrbios psicológicos. 
REPREENSSÃO
NEGAÇÃO
DESLOCAMENTO
RACIONALIZAÇÃO
SUBLIMAÇÃO
FANTASIA 
IDENTIFICAÇÃO
PROJEÇÃO
COMPENSAÇÃO 
Fases de desenvolvimento psicoafetivo da criança
A criança reage de diferentes formas, de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra.
Essas fases desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da personalidade.
Fase Oral (0 a 1 ano)
Fase Anal (1 à 3 anos)
Fase fálica (3 à 5 anos)
Fase de Latência (5 à 11 anos)
Fase Genital (adolescência e fase adulta)
 PSICANALISE E EDUCAÇÃO
A pedagogia tem um papel muito maior que ensinar algo à crianças. O pedagogo ocupa um lugar fundamental na vida da criança de 0 (zero) aos 10 (dez) anos. É exatamente nessa fase que apreendemos e adquirimos as concepções de sociedade moral, valores, entre outras. Esse período da infância coincidente com a fase escolar de responsabilidade do pedagogo, foi de grande importância para o desenvolvimento das teorias de Freud, ao longo da psicanálise.
Na psicanálise, ensinar é muito mais do que a transmissão de conteúdos e teorias, é abordar um ensino que é sustentado na ilusão de eliminar a distância entre o saber e o não saber.A complexidade do trabalho do pedagogo está dada pela responsabilidade de medir o “laissez” e a frustração, no contexto de aprendizagem escolar. Essa é uma discussão inerente ao campo da psicanálise podendo levar o pedagogo à uma compreensão da criança como sujeitos de desejos e consequentemente ter uma nova visão e um novo entendimento de sua prática educativa.
Com o passar dos anos e com a evolução dos estudos sobre a “Psicanálise” e a “Educação”, chegou-se a conclusão de que seria impossível elaborar uma metodologia educacional com as bases psicanalíticas, ou seja, não seria possível se ter o que tentou se chamar de pedagogia analítica, como concluiu Millot em seu livro “Freud Antipedagogo”. Porém, esses mesmo estudos perceberam que o pedagogo poderia fazer da psicanálise uma ferramenta para auxiliar seu trabalho dentro das mais diversas áreas educacionais.À Essa conclusão, percebemos que as idéias psicanalíticas estudavam a criança, sua formação enquanto indivíduo social e a subjetividade de um modo geral, por esse motivo surgia uma aproximação da psicanálise com a educação que é a responsável pelo trabalho de desenvolvimento da criança.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais