Buscar

atividade contextualizada biofísica.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

É possível sim ter miopia e hipermetropia ao mesmo tempo, mas não em um mesmo olho. A miopia e a hipermetropia nunca poderão ocorrer em um mesmo olho porque são patologias relacionadas ao tamanho do olho. Na hipermetropia o globo ocular é mais curto do que o normal, assim as imagens se formam depois da retina, pessoas com hipermetropia enxergam mal de perto e na miopia o globo ocular é mais alongado e por isso as imagens se formam antes da retina, pessoas com hipermetropia enxergam mal de longe. Portanto, é impossível o globo ocular ser mais longo e mais curto do que o normal ao mesmo tempo.
A Miopia é um defeito da visão que pode ocorrer em qualquer idade, mas a miopia costuma aparecer na idade escolar ou na adolescência. 
A hipermetropia é comum ao nascimento. Em geral, toda criança nasce com 20° de hipermetropia, mas o olho vai crescendo e o grau, diminuindo. Dependendo do grau, a hipermetropia é considerada normal até os quatro ou cinco anos. Às vezes, o grau de hipermetropia é zerado com o crescimento.
Enquanto jovem, a pessoa com hipermetropia tem boa visão de longe, pois se seu grau não for muito elevado é naturalmente corrigido pelo aumento do poder do cristalino, em um processo chamado de acomodação. Porém, com a idade esta capacidade diminui e o hipermetrope passa a ter dificuldade na visão de perto e posteriormente de longe. 
Ao redor dos 40 anos começamos a perder gradual e naturalmente nosso potencial de acomodação, portanto a visão para perto começa a piorar. A visão de longe se mantém bem porque a musculatura do olho e o cristalino (a lente natural dos olhos) estão na posição de repouso. Ao focar os objetos próximos, a musculatura interna do olho se contrai, o cristalino muda de forma e focamos corretamente.
A visão, com o passar do tempo, sofre modificações resultantes do processo de envelhecimento e altera a forma com que a pessoa enxerga o mundo e se relaciona com tudo à sua volta. Ao envelhecer, a pessoa normalmente precisa de mais luminosidade para ler e perceber objetos próximos. Por esse motivo, a partir dos 40 anos, pessoas que tinham visão normal até essa idade precisam de óculos para enxergar de perto. Os olhos encontram muito mais dificuldade para focar objetos próximos com a mesma habilidade de antes.

Outros materiais