Buscar

AD2 de Empreendedorismo e Oficina de Negócios 2013 1º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância 
Atividade da AD2
Período - 2013/1º
Disciplina: Empreendedorismo e Oficina de Negócios
Coordenador: Thiago Renault
Data de entrega: 05/05/2013
ALUNO: MATR:
	
Boa Atividade!!!
Questão 1 – No material de aula apresentamos os principais pontos que caracterizam a sociedade moderna. Apresente e comente cada um desses pontos. (2,0 pontos).
A sociedade moderna é regida por quatro linhas gerais: (i) A mobilidade: social, moral e ideológica. Muda a posição da mulher diante do homem, do empregado diante do patrão, da criança diante do adulto; (ii) A descontinuidade: Como decorrência da mobilidade surge a descontinuidade, presente no modo de pensar, no comportamento e no uso de objeto; (iii) O cientificismo: ciência como base para a transformação de tudo; (iv) O esteticismo: A arte está em todo lugar. 
Questão 2 – Conforme discutimos no curso, dependendo de como a cultura seja compreendida, condicionará a maneira de ver e conduzir a empresa. Explique por quê. (3,0 pontos)
O empreendedor entende que a cultura da organização é “uma besteira que só interessa aos acadêmicos. O negócio aqui é trabalhar e ter resultados”. Embutido nessa postura, está o foco absoluto nos resultados; não prestará atenção às maneiras como as decisões são tomadas, aos valores do grupo, às indecisões, aos conflitos: à alma da organização. Não entenderá, por exemplo, o que está por trás de um processo de resistência à mudança. Porque essa mente, acostumada a uma visão pragmática, presa aos fins do trabalho, valoriza e quantifica apenas aqueles procedimentos que mostram os resultados dos negócios, sejam positivos quanto negativos. Compreender os meandros mais profundos das relações entre os pares de uma empresa não faz parte do preparo desse empreendedor. Assim é que se torna difícil encaminhar soluções para questões cuja natureza nasce de dentro do indivíduo, de dentro da organização. Pretender modificá-las através de um programa de treinamento, por exemplo, será, provavelmente, tarefa inócua.
É preciso compreender que todos nós, humanos, desenvolvemos padrões de comportamento individuais e coletivos por força das políticas da organização e também por função de nossos próprios valores, preconceitos, hábitos articulados na dinâmica da vida pessoal, familiar e profissional. Esse universo cultural, cuja natureza é simbólica, não transparece facilmente a olhos desavisados. Apesar de oculto, cria padrões de comportamento que, em geral, exige anos e anos para serem modificados.
Questão 03 – Na década de 90 o Brasil vivenciou um processo de abertura econômica e de inserção do país em um movimento crescente de globalização. Quais foram as principais lições tiradas pelo empresariado nacional ao longo desse período? (2,0 pontos)
As principais lições tiradas pelo empresariado nacional no contexto da globalização foram: (i) O jogo da competição é mais desafiador do que se sabia até então; (ii) As empresas estão em crise, mas as oportunidades de negócio são muitas; (iii) O emprego está em crise, mas as oportunidades de trabalho são muitas; (iv) Ouvir o cliente é importante, mas surpreendê-lo é melhor ainda; (v) A tecnologia elimina custos, mas ainda não está orientada para gerar valor; (vi) O sucesso do empreendimento está muito mais no talento do empreendedor e no modo como ele gerencia seu negócio do que nos governantes, suas leis e suas políticas.
Questão 04 - Apresente quais foram as principais mudanças vividas pela economia mundial no contexto da globalização e quais são as principais implicações para a política econômica no contexto nacional. (3,0 pontos)
Para Santos (2002) os principais traços da economia mundial no contexto da globalização são os seguintes: (i) economia dominada pelo sistema financeiro e pelo investimento em escala global; (ii) processos de produção flexíveis e multilocais; (iii) baixos custos de transporte; (iv) revolução nas tecnologias da informação e comunicação; (v) desregulação das economias nacionais; (vi) preeminência das agências financeiras multilaterais; (vii) emergência de três grandes capitalismos transnacionais: o americano, o japonês e o europeu.
As implicações para as políticas econômicas nacionais podem ser genericamente resumidas da seguinte maneira: (i) Abertura necessária das economias nacionais ao mercado mundial e ajustamento dos preços domésticos aos preços internacionais; (ii) priorização da economia de exportação; (iii) Privatização do setor empresarial do estado; (iv) Redução / minimização da regulação estatal da economia; (v) Redução do peso das políticas sociais no orçamento do estado.
Orientações:
Esta atividade está relacionada com as cinco primeiras aulas e vale 10,0 pontos;
Apenas serão aceitas as respostas de autoria do próprio aluno, sendo proibido qualquer tipo de cópia;
As atividades da AD2 serão feitas na própria Plataforma na ferramenta “Atividade”. Não será mais permitido postá-la pelos correios ou entregá-las nos pólos;
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao tutor a distância;
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma;
Envie o arquivo em formato doc ou pdf;
Não deixe para postar a atividade no último dia e, após o envio, confirme o recebimento com o tutor a distância através da sala de tutoria.

Outros materiais