Buscar

AP2 de Empreendedorismo e Oficina de Negocios 2013 2º Gabarito (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2013/2º
Disciplina: Empreendedorismo e Oficina de Negócios
Coordenador: Thiago Renault
Gabarito
Questão 01: (3,0 pontos)
Mercados com maior potencial de crescimento são os mais atrativos, pois permitem crescimento rápido na participação do produto ou serviço e na construção de uma marca forte, além de não ter concorrência predominante. É preciso avaliar o número de concorrentes e número de clientes potenciais e reais. É fundamental avaliar se o retorno financeiro compensa o esforço empreendido. Destacando-se as seguintes questões: o percentual de retorno anual sem muito risco; o lucro final do empreendimento; possibilidade de oferecer serviços complementares; acompanhar o ponto de equilíbrio; verificar se o fluxo de caixa é positivo e quais os prazos de retorno do investimento. Criação de diferenciais que proporcionam valor para o consumidor (vantagem competitiva). Pode ocorrer através de custos menores de produção, estruturas enxutas, criatividade no processo de obtenção do produto que incidirá em menor preço ao final. O uso de estratégias alternativas para os novos entrantes, muitas vezes é a melhor solução, com a criação de inovações que permitam conquistar uma fatia de mercado. A formação da equipe atrelada ao empreendedor é essencial. Com formação eclética, multidisciplinar, com visão ampla. Porém, se as pessoas estiverem unicamente no negócio apenas atrás das compensações financeiras, o rendimento e o retorno não serão os mesmos, colocando em risco o próprio negócio. O tempo dedicado do empreendedor ao negócio pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. 
Questão 02: (2,0 pontos) 
Empreendedores por oportunidade: O empreendedor, por conta de suas características e habilidades pessoais, e de como ele atua no ambiente, decide pela exploração da oportunidade. Neste ponto, parte em busca dos recursos necessários, após o qual estabelece a sua estratégia empreendedora, organiza o processo e o executa. São motivados pela percepção de um nicho de mercado em potencial.
Empreendedor por necessidade: O empreendedor por necessidade é aquele que se lança em um negócio para suprir uma necessidade de segurança ou ainda de sobrevivência. Portanto, empreendedores por necessidade consistem naqueles que iniciam negócios motivados pela falta de alternativa satisfatória de ocupação e renda. 
Questão 03: (2,0 pontos) 
O planejamento financeiro representa o arcabouço de intenções que baseiam a origem e a aplicação dos recursos, em outros termos quanto a empresa precisa para os investimentos pretendidos e como usará estes recursos, considerando objetivos estratégicos de crescimento, manutenção ou expansão do negócio. O planejamento financeiro traduz em números o que as empresas querem para si no curto, médio e longo prazo. Já o plano de contas classifica estas intenções em contas conforme as práticas da contabilidade.
Questão 04: (3,0 pontos) 
Toda ação administrativa exige a composição de um plano unificado, abrangente e integrado que assegure que os objetivos do empreendimento sejam alcançados. O que qualifica um gestor, entre outros aspectos, é a capacidade de organizar ideias de forma consistente e coerente, tendo em vista o atendimento aos resultados pretendidos. Nossa capacidade de racionalização, como administradores, é extremamente útil nessas situações. Dar partida a uma nova empresa não é uma situação corriqueira. Quanto maior o detalhamento e a coerência entre os planos e ações pretendidas, mais segurança desenvolverá o empreendedor quanto às ações a realizar no futuro. 
Porém, é preciso ressalvar: nenhum plano assegura o sucesso. Como toda a ciência social aplicada, a Administração não é uma ciência exata. Por mais que possam ser elaborados os mais minuciosos planos, muitas vezes a realidade da vida e dos negócios os atropela. Os exemplos de insucesso podem ser vistos todo o dia na mídia.
A lição a tirar disso tudo é que devem se elaborar planos antes da implantação de um negócio, e mantê-los atualizados sempre. Uma empresa organizada é uma empresa que monitora seus processos. Manter o registro dos seus desempenhos é condição para efetuar levantamentos e análises, descobrir ineficiências, acelerar processos e otimizar desempenhos.

Outros materiais