Buscar

Gabarito da AP3 de Empreendedorismo e Oficina de Negocios 2014 1º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 2014/1º
Disciplina: Empreendedorismo e Oficina de Negócios
Coordenador: Thiago Renault
GABARITO
Questão 1(5,0 pontos) – Ao longo do nosso curso de empreendedorismo o Plano de Negócios foi apresentado como um instrumento importante no início de um empreendimento. Quais são os principais elementos que compõem um plano de negócios e como eles se articulam. 
O plano de negócios típico é dividido em cinco blocos:
(i) Descrição do negócio: apresentação da empresa, da equipe, dos produtos e serviços oferecidos, da estrutura atual, etc; (ii) Descrição do mercado: identificação dos principais atores do mercado, análise da cadeia produtiva (ecossistema), analise de concorrentes, benchmark, análise de fornecedores, mensuração do mercado; (iii) Plano de marketing: deve ser trabalhado em torno da descrição do produto, do posicionamento de mercado, do público alvo, da estrutura de promoção e de distribuição dos seus produtos e serviços; (iv) Plano estratégico: deve apresentar a missão, visão e valores do empreendimento. Além disso, deve analisar as oportunidades e ameaças observadas no estudo de mercado e os pontos fortes e fracos da empresa frente a esse ambiente externo. Elaboração de um plano de ação a partir de objetivos, metas e estratégias; (v) Plano financeiro: deve resumir toda a análise realizada anteriormente destacando a necessidade de investimento, os custos e despesas operacionais, as projeções de vendas e diferentes cenários futuros. É importante que o PN use indicadores financeiros tais como ponto de equilíbrio, taxa de retorno e valor presente líquido.
Questão 02 (2,0 pontos) – O relatório global de monitoramento do empreendedorismo (GEM) classifica as atividades de empreendedorismo segundo a motivação envolvida: por necessidade e por oportunidade. Quais das alternativas abaixo está de acordo com os conceitos apresentados pelo GEM.
( a ) O empreendedor por oportunidade também pode ser chamado de oportunista uma vez que está sempre de prontidão, a espera do momento certo para agir; 
( b ) O empreendedor por necessidade precisa correr riscos para se sentir satisfeito com o trabalho;
( c ) Empreendedores por oportunidade possui características e habilidades pessoais que permitem a exploração de oportunidades de mercado;
( d ) O empreendedor por oportunidade supera os empreendedores por necessidade porque sabe o que quer;
( e ) Os empreendedores por necessidades são oportunistas e podem superar qualquer barreira para conseguir trabalho.
Questão 3 (3,0) – Quais são os principais pontos que devem ser destacados em um plano financeiro com foco em um negócio nascente?
Plano financeiro: deve destacar a necessidade de investimento, os custos e despesas operacionais, as projeções de vendas e diferentes cenários futuros. É importante que use indicadores financeiros tais como ponto de equilíbrio, taxa de retorno e valor presente líquido.

Outros materiais