Buscar

O Acidente Radiológico de Goiâni1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O Acidente Radiológico de Goiânia
 Foi no ano de 1987 que a cidade de Goiânia foi marcada na história, por nela ter ocorrido um dos maiores acidentes radiológicos. A causa desse acidente foi uma fonte radioativa usada em hospitais, o Césio – 137. 
 Em Setembro deste mesmo ano, dois catadores de lixo encontraram um aparelho usado na radioterapia dentro de um hospital abandonado. Nesse aparelho havia uma cápsula e dentro dela continha o césio – 137. Os dois homens com a intenção de desmontar e aproveitar partes do aparelho, sem nenhum conhecimento tiveram acesso ao elemento radioativo. Um dos homens, que se encantou com o brilho azul emitido pela substancia, resolveu mostrar para a família e amigos levando- o para casa. Foram vários dias mantendo contato com o elemento que trouxe as piores consequências. Após esse tempo, muitas pessoas começaram a sentir os mesmos sintomas, porém ninguém sabia o que estava acontecendo. Foi então que certo dia descobriram que a causa era de uma contaminação radioativa. As primeiras providencias foram identificar, descontaminar e tratar das pessoas envolvidas. Muitas casas foram isoladas e as pessoas que possuíam o estado mais grave eram dirigidas para um estádio de futebol. Lá elas eram monitoradas, suas roupas e objetos pessoais eram todos retirados, pois também havia contaminação, recebiam vários banhos por dia e lá ficavam isoladas. A outra parte era direcionada aos hospitas para também receber tratamento. O câncer e inúmeras mutações foram os principais resultados causados nas pessoas. O trabalho de descontaminação rendeu toneladas de objetos contaminados, hoje esse lixo encontra-se dentro de grandes tonéis que foram colocados em um depósito de baixo da terra. 
 Vinte e seis anos depois os moradores e as vítimas ainda sofrem com as sequelas deixadas pelo césio – 137. Os objetos isolados ainda possuem certa radioatividade, pois o tempo de vida do césio – 137 é muito longo para a descontaminação total.

Outros materiais