Buscar

Apol 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Em se tratando do Sistema de gestão da Qualidade e seus processos, a literatura nos diz que todas as organizações possuem um sistema de gestão da qualidade - alguns são precários e desestruturados; outros são sofisticados e estruturados. A ISO, por meio da ISO 9001, reuniu um conjunto de práticas organizacionais que norteiam a implementação e a manutenção de um sistema de gestão da qualidade com alicerces sólidos.
Com base nesse texto, avalie as afirmações abaixo:
I. As partir dos requisitos legais a ISO 9001:2015 deve ser auditada de acordo com uma frequência definida.
II. Como requisito geral, a ISO explicita que o sistema de gestão deve ser estabelecido, documentado, implementado, mantido e melhorado.
É correto que se afirma em:
A	I e II apenas.
Questão 2/5 - Gestão de Projetos de Mudança
As organizações podem ser consideradas como um fenômeno cultural, que varia de acordo com o estágio desenvolvimento do ambiente, sendo assim, entende-se a necessidade de se considerar a cultura na implementação das mudanças organizacionais (Souza, 2014).
A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Existem organizações que adotam a mudança como cultura e mantêm os olhos voltados para o ambiente externo. E, ao identificarem oportunidades, aceitam as mudanças como algo absolutamente natural.
PORQUE
II - Atuam no sentido de reforçar o status quo, a ordem estabelecida das coisas, e exercem força no sentido de preservar a organização em seus modelos.
Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que:
D - A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
Questão 3/5 - Gestão de Projetos de Mudança
Mudanças em tecnologias, mercados (globalização), estratégias de comercialização de produtos e serviços (virtuais), processos produtivos (cada vez mais enxutos e otimizados), estrutura organizacional (cada vez mais enxutas) e modelos de gestão (antes bastava apenas maximizar lucros, hoje a responsabilidade social e ambiental são imperativos de uma gestão eficaz) são apenas alguns exemplos de mudanças que assolam as organizações hoje.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir:
II – As empresas que conseguem se manter fortes são aquelas que têm a capacidade de acompanhar as mudanças constantes do ambiente.
III – As variáveis sociais, tais como estilo de vida, envelhecimento da população podem impulsionar mudanças nas organizações.
É correto o que se afirma em:
E - II e III, apenas.
Questão 4/5 - Gestão de Projetos de Mudança
O Modelo Transteórico de Mudança (MTT) foi desenvolvido por James Prochaska em 1979 e consolidado na década de 1990. Embora seja considerado uma das mais inovadoras propostas para a promoção da saúde e prevenção de doença, tem sido de grande valia aos gestores, pois explica as diferentes etapas que são comuns aos processos de mudança de comportamento (Cabrera; Gustavo, 2000). 
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I - O MTT está alicerçado na premissa de que a modificação do comportamento ocorre ao longo de um processo, no qual o indivíduo tem níveis de motivação que determinam a sua prontidão para empreender a mudança.
II – O MTT considera o estágio de prontidão como variável preditiva, através dessa identificação, é possível desenhar estratégias que promovam a sensibilização, o treinamento, o fortalecimento e o apoio necessários ao indivíduo, grupo ou organização no processo de mudança.
São corretas as afirmativas: D - I e II, apenas.
Questão 5/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
As Normas Série ISO 9000 se tornaram as mais conhecidas e utilizadas no mundo, servindo de referencial e padrão de qualidade para as organizações estabelecerem o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção-geral da organização.
Com base nessas informações, assinale a única alternativa correta que apresenta os 7 princípios norteadores da ISO 9001:2015:
B - Foco no cliente, liderança, engajamento de pessoas, abordagem por processos, melhoria contínua, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamentos.

Outros materiais