Buscar

apresentação cidão

Prévia do material em texto

2° slide ( JULIANA ) 
Em 1965 a rener fazia parte de um grupo de lojas chamado A.J. RENER, devido ao seu crescimento resolveu se desmembrar e então criar a companhia lojas RENER S.A, e em 1967 de tornou uma empresa de capital aberto.
3° slide ( JULIANA )
Ler o slide, explicar ação ordinária nominativa e sem valor nominal: tem o direito a voto na assembleia da empresa, tem flutuação conforme o mercado, não tem valor determinado, porém nunca inferior ao valor mínimo determinado pela CVM.
Ações com valor nominal é com valor determinado (um para um)
Ações preferenciais: ñ dá o direito de voto mais são preferenciais em recebimento de dividendos.
PROVISÕES: é uma reserva de um vl. p/ atender determinada despesa q se esperam ,visa cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de acontecer.
Reservas: recursos acum. no pl, representam lucros reservados e constituem garantias e seg. adicional p/ a saúde financeira da companhia, pq foram lucros contabilmente realizados q ñ foram distrib. aos sócios ou acionistas. 
4° slide ( JULIANA )
O AC aumento, o ANC diminuiu, o PC aumento, o PNC diminuiu e o PL aumento. TEMOS COMO IDENTIFICAR O CCL, o PC aumento logo eu tenho menor prazo p/ quitar as dívidas, e o ELP diminuiu, logo alguma dívida que estava no longo prazo e passo para curto prazo, o único índice de liquidez que conseguimos identificar nesse desenho é a liquidez corrente, AC-PC = 13, logo meu ccl, os de imobilização não dá, pq não conseguimos identificar o AP, de endividamento da : PC/ CT , e o part de cap de terc também , CT/PL.
6° slide ( ROBERTA ) particip. Cap. terceiros, quanto menor melhor
Pode ser maior que 1, quanto eu tenho financiado de CT E PL, então em 2015 eu dependo mais de terceiros do que de capital próprio, e em 2016 essa diferença igualo.
7° slide (LAYS ) solvência , quanto maior melhor
Se tiver menor, teremos um passivo a descoberto ( as obrigações com terceiros é maior que o total do ativo) então em 2016 tivemos um ano melhor.
8° slide ( RAFAELA ) , comp. De endividamento , quanto menor melhor
Isso quer dizer que temos menos dividas no curto prazo do que a longo, não pode ser maior que 1, esse índice pode ser 0 toda dívida concentrada no curto prazo, mas muito difícil acontecer, 2015 foi melhor.
9° e10° slide ( JULIANA ) , IMOB. DO PL , E IMOB DOS REC NÃO CIRCULANTES
Quanto menor melhor, isso quer dizer, que não investi todo meu pl no AP, essa folga financeira que fica entre o ap e o pl, chamamos de ccp , com 7% disponível para investirmos no nosso ac , ( o próximo índice no caso da rener não tem relevância , pois já vimos que não estamos usando de CT para financiar o AP , então a folga que temos entre ap e pl+elp nos dá o CCL , também investidos no AC , assim a empresa não depende de terceiros para o financiamento de seu AC , e de parte de seu AP.
12° slide (ROBERTA ) liq. Geral , quanto maior melhor
Indica quanto eu tenho de ac + rlp , pra cada 100 de ct ,dá pra identificar o CCP , a diferença entre pl e III .
13° slide ( LAYS ) , lic corrente , quanto maior melhor
Mostra com qual facilidade eu pagaria todas as minhas dívidas de curto prazo, usando apenas o meu AC, CCL DIF ENTRE O AC E PC.
14° slide (RAFAELA ), liq seca , quanto maior melhor
Mostra o quanto eu consigo pagar das minhas dívidas de curto prazo se eu não vender o meu estoque.
15° slide (JULIANA ), liq imediata , quando maior melhor
Mostra o quanto eu tenho disponível (caixa banco e aplic financeira) nessas contas temos uma disponibilidade de até 90 dias, para cobrir as minhas obrigações com terceiros de curto prazo.
17° slide (ROBERTA ), giro do ativo , quanto maior melhor 
Mostra a situação econômica da empresa, quanto a empresa vendeu em relação ao seu ativo (investimento), a queda no giro pode ter sido estratégia da empresa de aumentar os seus preços, vender menos, mas com margem de lucro >, porque o giro cai, mais a margem aumentou. Não consigo determinar o ROI, apenas com o giro, pois preciso da informação da margem, 
Se o GIRO e a MARGEM aumentam então o ROI aumenta, se o GIRO e a MARGEM diminuíram, então o ROI vai diminuir, e se o GIRO diminuiu e a MARGEM aumenta, não tem como concluir o ROI (NOSSO CASO).
18° slide (LAYS), margem liquida, quanto maior melhor
Diz quanta lucratividade a empresa teve em relação as vendas liquidas, se a margem diminuir devemos procurar um controle mais eficientes para as contas de resultado.
19° slide (RAFAELA), ROI 
É o índice mais importante da análise, pois mostra o investimento total, o desempenho da empresa, é de maior interesse dos administradores, mostra a capacidade da empresa em obter lucro em seus ativos, o que influenciou a queda do ROI, foi a queda do giro, pois, embora ele utilizou a estratégia de vender menos, não foi suficiente p/ manter a lucratividade constante.
20° slide (JULIANA), RPL, é de maior interesse aos acionistas,
Ele vai aumentar em relação ao meu ROI, pois o meu numerador é constante e o meu denominador o PL , é menor que meu ativo, quanto maior melhor esse índice , então o ano de 2015 foi melhor.
22° slide (ROBERTA), prazos
O ano de 2015 foi melhor, pois o meu ciclo financeiro é menor, então eu financio com recursos próprios o meu ciclo operacional , o ideal do ciclo financeiro é ser negativo , isso indica que os meus fornecedores estão financiando todo meu ciclo operacional , e ainda tenho uns dias para honrar minhas dividas com os fornecedores.
24° slide (JULIANA) ATIVO
Conta caixa e inst. Financeiros derivativos, conta q mais representa o AC é clientes. 
Realizável a longo prazo , é tudo que vai ser recebido após o exercício seguinte ( 12 meses) + atividades não corriqueiras ,EX: como a controladora , emprestar dinheiro para uma controlada do seu próprio grupo , pois essa empresa não está em boa situação financeira, então a lei determina que a empresa que pegou emprestada e se comprometeu a paga-la no curto prazo coloque isso no seu pc , e a empresa que vai receber o empréstimo , coloque no seu RLP , pois se já estou emprestando para uma empresa que não está bem das pernas , não tenho ctz se irei receber no curto prazo.
Teoria: direitos realizáveis após o termino do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adi ou empr. a sociedades coligadas ou control, diretores, acionistas ou particip. no lucro da empresa q ñ obtenha negócios usuais na exploração do objeto da companhia. 
IMOB: bens corpoeos, destinados a manut. Da atividade da companhia ou da empresa, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de op. Que transfiram á companhia os benefícios, riscos e controle desses bens.
INVEST: As particp. permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza ]n classificadas no AC , e que ñ se destinem a manut. Da ativ. Da companhia.
INTANG: direitos que tenham por objeto bens incorpóreos, destinados a manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comercio adquirido.
25° slide (RAFAELA), PASSIVO
Debentures , e instrum. Financeiros derivativos , perfil da dívida está maior concentrado no PC.
26° slide (ROBERTA), DRE
Indicar as margens, se a desp. Fin. For > q a rec. Fin. Vai pro operacional, se a rec for > q a desp., ñ vai pro operacional. O lucro operacional aumento, devido ao aum das vendas e a dim, das despesas com perda.
27° slide (LAYS ),DMPL
Lucro liq do exercício * 5% = reserva legal, nos dois anos essa porcentagem foi destinada a reserva legal conforme legislação, e a somatório não excedeu aos 20% do capital social.
Dividendos, parcela do lucro destinado aos sócios, na rener os dividendos imposto dentro do estatuto determinou, que fosse destinado esse valor para juros s/ cap. Próprio, e eles reconhecem o adicional, pq fazendo isso houve um aumento no valor da ação.
Dividendos prescritos, são dividendos de anos anteriores que prescreveram, passarão do prazo de ser distribuído e são realocados para a conta de lucros acumulados, com isso vai ser resolvido a destinação, se vai ser distribuídos novamente, ouse vai ser colocado em juros s/ cap. Próprio. Então vai para a deliberação pra saber como vai ser feito, mas a decisão foi colocar esse excesso para dividendos adicionais.

Outros materiais

Perguntas Recentes