Buscar

Simulado MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

Simulado: CEL0547_SM_201410070123 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a): RAFAELA OLVEIRA DA SILVA
	Matrícula: 201410070123 
	
	Data: 07/08/2016 14:28:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201410148925)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Das frases abaixo, qual concebe a leitura como uma interação entre subjetividades? Marque a resposta correta. 
		
	
	Ler significa, estando-se diante de um signo escrito, encontrar a sua sonorização. BorelMasonny. 
	
	Ler é ser capaz de transformar uma mensagem escrita numa mensagem sonora segundo certas leis precisas. Gaston Mialaret. 
	
	Ler é descobrir na grafia dos signos uma sequência ordenada de sons. Émile Genouvier. 
	
	Ler não é (....) um ato solitário, é interação verbal entre indivíduos e indivíduos totalmente determinados. Magda Becker Soares. 
	
	Designa-se por leitura o ato ou habilidade de reagir por meio de certos sons ao estímulo visual do sistema de símbolos alfabéticos¿. Rafael Grisi 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201410164025)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	
Diante da produção escrita de uma aluna do primeiro ano, apresentada acima, podemos identificar a sugestão do trabalho com texto na alfabetização. Qual é este tipo de texto? 
		
	
	Documentos de vida cotidiana
	
	Agenda de natureza íntima
	
	Narrativas cotidianas
	
	Lista de coisas
	
	Relatório de observação e pesquisa
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201410148935)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Matheus é um entrevistador do senso Brasil e ainda não consegue compreender a diferença entre os níveis de alfabetismo rudimentar e básico. Marque a alternativa em que aparecem as características do alfabetismo básico. 
		
	
	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões. 
	
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro. 
	
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares. 
	
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras. 
	
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201410121717)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A orientadora educacional do Colégio Sete de Setembro não aprovou o planejamento da professora do primeiro ano do ensino fundamental porque ela trabalhou com as seguintes frases motivadoras de aprendizagem: o Rui é o rei o rato roeu a vovó viu a uva Ivo vê a vaca. Viver Atividades como essas são encontradas em cartilhas sintéticas e têm como objetivo: 
		
	
	Trazer textos cuja complexidade é mínima para a criança conseguir interpretar as frases. 
	
	Repetir os fonemas /v/ e /r/ para a criança gravar a sua sonorização. 
	
	Trabalhar com frases curtas para ajudar a criança a compreender a função social da escrita. 
	
	Fazer a criança melhorar a articulação das palavras ao ler os fonemas /r/ e /v/ . 
	
	Ensinar a criança a ler textos clássicos de nossa cultura 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201410121649)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Quando falamos sobre as concepções de conhecimento que influenciam as práticas de alfabetização, temos uma diversidade de práticas e conceitos que são completamente divergentes entre si. Sobre eles, relacione a segunda coluna de acordo coma primeira. 
(1) Concepção Empirista 
(2) Concepção Construtivista 
(3) Concepção Sócio-Interacionista 
( ) treino de exercícios psicomotores que objetivam preparar a criança para desenvolver a coordenação motora fina, a discriminação da esquerda e da direita, a organização espacial dos traçados no papel. Tudo em nome da Prontidão 
( ) não há uma única forma de escrever, pois a escrita revela dialetos e as variáveis linguísticas, como também não há uma única forma de compreender os textos, pois eles são ricos em significados e dependem da subjetividade do leitor. 
( ) Há uma progressiva sofisticação da escrita a partir da elaboração de hipóteses que a criança cria cognitivamente. Para que haja leitura é importante que tenha uma variedade mínima de caracteres. 
Qual a ordem correta das questões: 
		
	
	2 3 1 
	
	3 2 1 
	
	1 2 3
	
	3 1 2 
	
	1 3 2 
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201410121735)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A concepção de conhecimento Empirista defende a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. NO que se refere à alfabetização NÃO É um dos pressupostos dessa concepção: 
		
	
	Mais importante que o significado do texto lido é a composição dos fonemas que formam as palavras, pois através da repetição sonora a criança aprenderá a ler. 
	
	A utilização da cartilha permite que a criança estabeleça hipóteses sobre o processo de aquisição da escrita. 
	
	A leitura e a escrita são aprendidas a partir cópias e leituras realizadas nas cartilhas ou livros didáticos. 
	
	A leitura é uma atividade de decodificação ou decifração dos sinais gráficos em fonemas. 
	
	Cópias, ditados, caligrafia e vários instrumentos priorizam a forma em detrimento do conteúdo da escrita. 
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201410121756)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Há algumas concepções de conhecimento que podem influenciar a forma do educador conduzir o processo de alfabetização. Segundo a concepção de conhecimento Construtivista, a criança escreve refletindo sobre as suas hipóteses de construção da palavra. É um dos pressupostos metodológicos dessa concepção: 
		
	
	Considerar a forma de escrita e a caligrafia da letra os principais critérios para averiguar se a criança já sabe escrever. 
	
	Conceber a alfabetização como um processo apoiado em critérios de prontidão ou maturação neurológica, pois a criança deve ter estruturas nervosas e perceptivas prontas para interagir com o meio e extrair dele as experiências alfabetizadoras. 
	
	Desconsiderar a existência do erro, observando que há um processo de aprendizagem em andamento. 
	
	Observar a alfabetização como uma prática que associa a aprendizagem da leitura e da escrita à experiência e ao treinamento de habilidades psicomotoras. 
	
	Considerar que a criança passa por fases que vão desde simples tentativas de definir o que pode ser lido até que cada fonema representa uma letra. 
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201410121755)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Emília Ferreiro, fundamentada na teoria de desenvolvimento psicológico de Jean Piaget, acredita que há fases comuns a todas as crianças no que se refere à aquisição da criança. Qual dessas fases encontra-se INCORRETAMENTE descrita nas alternativas abaixo? 
		
	
	Na fase pré-silábica, a criança escreve da forma como sabe e tenta diferenciar letras, números e desenhos numa tentativa de definir o que pode ser lido. 
	
	Na fase alfabética, a criança compreende que a escrita é a representação da fala e que cada fonema representa uma letra. 
	
	Na fase silábico-alfabética, a criança trabalha com a lógica silábica, mas já escreve corretamente todas as palavras que conhece, demonstrando estar próxima da fase alfabética. 
	
	Na fase silábico-alfabética, a criança trabalha com a lógica silábica e com a alfabética e, relaciona grafema e fonema. 
	
	Na fase silábica, a criança começa a escrever com uma lógica silábica, atribuindo uma letra para cada sílaba, relacionando grafema e fonema. 
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201410121869)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Leiam o provérbio abaixo: A leitura, como a comida, não alimenta se não digerida. Esta frase pode explicar a concepção de leitura que existe na práticade alfabetização sócio-interacionista. Marque a resposta que explica por quê? 
		
	
	Nesta concepção de alfabetização a leitura é dialógica e produz significados únicos para cada leitor, pois estão imersos num contexto sócio-cultural específico e com características próprias. 
	
	Concepção de que para ser leitor devemos ler textos que alimentem nosso conhecimento para que as zonas de desenvolvimento proximais possam existir e desenvolver o sujeito. Ler apenas o que for produtivo. 
	
	Uma concepção que por estar fundamentada em cartilhas, livros que traduzem a expressão da língua portuguesa de uma época, precisa ser repetida, mastigada várias vezes até ser decifrada. 
	
	Concepção que compreende o texto de forma única, com uma única interpretação possível, como todas as pessoas sentem igual o paladar de uma comida. 
	
	A leitura é comparada com a comida, pois na concepção sócio-interacionista é a partir da leitura que a criança começa a construir conhecimento sobre a sua cultura letrada. 
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201410121126)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Das premissas abaixo, qual se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta. 
		
	
	Ler e escrever são habilidades que precisam ser treinadas desde as fases iniciais da educação infantil para a criança ter um desenvolvimento psicomotor que fundamente a alfabetização. 
	
	Trabalhar com rótulos, embalagens, mapas e jornais só a partir de um pleno domínio da leitura, da escrita, das habilidades de interpretação de imagens e fotografias. Caso contrário, a criança não terá êxito na atividade. 
	
	A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regra rígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante. 
	
	A leitura e a escrita são trabalhadas como um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos. 
	
	Usar os textos que a criança tem interesse por conhecer apenas para efeito de cópias ou para recortar as palavras chaves que servirão de base para os ditados posteriores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes